Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite Silva, Karen Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: da Silva, Kamilla Pires, de Carvalho, Edmar Vinícius, Rotilli, Eliane Aparecida, Afférri, Flávio Sérgio, Peluzio, Joênes Mucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2142
Resumo: A utilização da divergência genética como base para a identificação de combinações superiores aos progenitores, apresentando maior heterozigose, faz-se importante diante da dificuldade de escolha de genótipos promissores em um programa de melhoramento. Com base no exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura, utilizando características do estágio vegetativo da cultura, no sul do Estado do Tocantins, em Gurupi - TO. Foram conduzidos dois experimentos de campo, um sem e outro com adubação de N em cobertura (1 - ausência de N em cobertura; 2 -150 kg ha-1 de N). Os tratamentos foram compostos por 12 genótipos (seis populações de polinização aberta; e seis linhagens S5). Na aplicação da técnica de agrupamento dos genótipos foi adotada a distância generalizada de Mahalanobis (D2), como medida de dissimilaridade. Com relação ao estabelecimento de grupos similares, foi aplicado o método hierárquico aglomerativo de otimização proposto por Tocher. Também foi utilizado o critério de Singh para quantificar a contribuição relativa das características avaliadas na divergência genética. As características clorofila A e clorofila Total foram as que apresentaram maior contribuição para a divergência genética na condição de ausência de adubação nitrogenada em cobertura e com uso de 150 kg ha-1 de N em cobertura, respectivamente. O nitrogênio em cobertura influenciou tanto no desenvolvimento vegetativo dos genótipos, como na expressão da variabilidade genética.
id UFRR-4_b627ffb62fa0283fcc5b0e68b7e52b82
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2142
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em coberturaAdubação Nitrogenada. Análise multivariada. Dissimilaridade. Distância de Mahalanobis. Zea mays.A utilização da divergência genética como base para a identificação de combinações superiores aos progenitores, apresentando maior heterozigose, faz-se importante diante da dificuldade de escolha de genótipos promissores em um programa de melhoramento. Com base no exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura, utilizando características do estágio vegetativo da cultura, no sul do Estado do Tocantins, em Gurupi - TO. Foram conduzidos dois experimentos de campo, um sem e outro com adubação de N em cobertura (1 - ausência de N em cobertura; 2 -150 kg ha-1 de N). Os tratamentos foram compostos por 12 genótipos (seis populações de polinização aberta; e seis linhagens S5). Na aplicação da técnica de agrupamento dos genótipos foi adotada a distância generalizada de Mahalanobis (D2), como medida de dissimilaridade. Com relação ao estabelecimento de grupos similares, foi aplicado o método hierárquico aglomerativo de otimização proposto por Tocher. Também foi utilizado o critério de Singh para quantificar a contribuição relativa das características avaliadas na divergência genética. As características clorofila A e clorofila Total foram as que apresentaram maior contribuição para a divergência genética na condição de ausência de adubação nitrogenada em cobertura e com uso de 150 kg ha-1 de N em cobertura, respectivamente. O nitrogênio em cobertura influenciou tanto no desenvolvimento vegetativo dos genótipos, como na expressão da variabilidade genética.UFRR2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/214210.18227/1982-8470ragro.v9i2.2142AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 102-110REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 102-110REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 102-1101982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2142/1571Leite Silva, Karen Cristinada Silva, Kamilla Piresde Carvalho, Edmar ViníciusRotilli, Eliane AparecidaAfférri, Flávio SérgioPeluzio, Joênes Mucciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-06T21:41:51Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2142Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2015-07-06T21:41:51Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
title Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
spellingShingle Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
Leite Silva, Karen Cristina
Adubação Nitrogenada. Análise multivariada. Dissimilaridade. Distância de Mahalanobis. Zea mays.
title_short Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
title_full Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
title_fullStr Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
title_full_unstemmed Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
title_sort Divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura
author Leite Silva, Karen Cristina
author_facet Leite Silva, Karen Cristina
da Silva, Kamilla Pires
de Carvalho, Edmar Vinícius
Rotilli, Eliane Aparecida
Afférri, Flávio Sérgio
Peluzio, Joênes Mucci
author_role author
author2 da Silva, Kamilla Pires
de Carvalho, Edmar Vinícius
Rotilli, Eliane Aparecida
Afférri, Flávio Sérgio
Peluzio, Joênes Mucci
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite Silva, Karen Cristina
da Silva, Kamilla Pires
de Carvalho, Edmar Vinícius
Rotilli, Eliane Aparecida
Afférri, Flávio Sérgio
Peluzio, Joênes Mucci
dc.subject.por.fl_str_mv Adubação Nitrogenada. Análise multivariada. Dissimilaridade. Distância de Mahalanobis. Zea mays.
topic Adubação Nitrogenada. Análise multivariada. Dissimilaridade. Distância de Mahalanobis. Zea mays.
description A utilização da divergência genética como base para a identificação de combinações superiores aos progenitores, apresentando maior heterozigose, faz-se importante diante da dificuldade de escolha de genótipos promissores em um programa de melhoramento. Com base no exposto, objetivou-se com este trabalho avaliar a divergência genética de genótipos de milho com e sem adubação nitrogenada em cobertura, utilizando características do estágio vegetativo da cultura, no sul do Estado do Tocantins, em Gurupi - TO. Foram conduzidos dois experimentos de campo, um sem e outro com adubação de N em cobertura (1 - ausência de N em cobertura; 2 -150 kg ha-1 de N). Os tratamentos foram compostos por 12 genótipos (seis populações de polinização aberta; e seis linhagens S5). Na aplicação da técnica de agrupamento dos genótipos foi adotada a distância generalizada de Mahalanobis (D2), como medida de dissimilaridade. Com relação ao estabelecimento de grupos similares, foi aplicado o método hierárquico aglomerativo de otimização proposto por Tocher. Também foi utilizado o critério de Singh para quantificar a contribuição relativa das características avaliadas na divergência genética. As características clorofila A e clorofila Total foram as que apresentaram maior contribuição para a divergência genética na condição de ausência de adubação nitrogenada em cobertura e com uso de 150 kg ha-1 de N em cobertura, respectivamente. O nitrogênio em cobertura influenciou tanto no desenvolvimento vegetativo dos genótipos, como na expressão da variabilidade genética.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2142
10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2142
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2142
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2142/1571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 102-110
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 102-110
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 102-110
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040567857152