Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Victorio Jacob
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Melo, Djair Alves, Alves, José Maria Arcanjo, Uchôa, Sandra Cátia Pereira, Silva, Paula Monique Carvalho da, Junior, Davair Lopes Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/851
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar a fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural, com e sem adubação orgânica com esterco bovino, da savana de Roraima. O experimento foi instalado na área experimental do CCA/UFRR, em Boa Vista, Roraima. O plantio das sementes de feijão-caupi, cultivar BRS Aracê, inoculadas com Bradyrhizobium BR 3262, foi realizado em julho de 2011 e os tratamentos foram dispostos em um delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial (3 x 2) com quatro repetições. O primeiro fator correspondeu ao manejo da vegetação natural: com aplicação de glifosato, com corte da vegetação natural e sem corte da vegetação natural. O segundo fator correspondeu à aplicação de esterco bovino: com e sem aplicação. Aos 35 dias após o plantio foi efetuada a coleta das plantas de feijão-caupi para mensurar o número de nódulos; massa fresca e seca dos nódulos; altura da planta; número de folhas, massa fresca e seca da parte aérea; massa fresca e seca da raiz. A aplicação a lanço de esterco bovino na quantidade de 2,0 L m-2 sobre a vegetação natural da savana de Roraima favorece o aumento do número de nódulos por planta de feijão-caupi. O manejo da vegetação natural com o uso do glifosato, independentemente do uso do esterco, favorece a nodulação das raízes e contribui com o maior crescimento e desenvolvimento da planta de feijão-caupi.
id UFRR-4_bf95d1285ab8a3698c2e85cc6689881a
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/851
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.Fixação Biológica de Nitrogênio. Nodulação. Rizóbio.Objetivou-se com este trabalho avaliar a fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural, com e sem adubação orgânica com esterco bovino, da savana de Roraima. O experimento foi instalado na área experimental do CCA/UFRR, em Boa Vista, Roraima. O plantio das sementes de feijão-caupi, cultivar BRS Aracê, inoculadas com Bradyrhizobium BR 3262, foi realizado em julho de 2011 e os tratamentos foram dispostos em um delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial (3 x 2) com quatro repetições. O primeiro fator correspondeu ao manejo da vegetação natural: com aplicação de glifosato, com corte da vegetação natural e sem corte da vegetação natural. O segundo fator correspondeu à aplicação de esterco bovino: com e sem aplicação. Aos 35 dias após o plantio foi efetuada a coleta das plantas de feijão-caupi para mensurar o número de nódulos; massa fresca e seca dos nódulos; altura da planta; número de folhas, massa fresca e seca da parte aérea; massa fresca e seca da raiz. A aplicação a lanço de esterco bovino na quantidade de 2,0 L m-2 sobre a vegetação natural da savana de Roraima favorece o aumento do número de nódulos por planta de feijão-caupi. O manejo da vegetação natural com o uso do glifosato, independentemente do uso do esterco, favorece a nodulação das raízes e contribui com o maior crescimento e desenvolvimento da planta de feijão-caupi.UFRR2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/85110.18227/1982-8470ragro.v6i2.851AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 2 (2012); 133-139REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 2 (2012); 133-139REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 2 (2012); 133-1391982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/851/780Bastos, Victorio JacobMelo, Djair AlvesAlves, José Maria ArcanjoUchôa, Sandra Cátia PereiraSilva, Paula Monique Carvalho daJunior, Davair Lopes Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-31T23:24:04Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/851Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2012-08-31T23:24:04Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
title Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
spellingShingle Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
Bastos, Victorio Jacob
Fixação Biológica de Nitrogênio. Nodulação. Rizóbio.
title_short Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
title_full Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
title_fullStr Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
title_full_unstemmed Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
title_sort Avaliação da fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural na savana de Roraima.
author Bastos, Victorio Jacob
author_facet Bastos, Victorio Jacob
Melo, Djair Alves
Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Silva, Paula Monique Carvalho da
Junior, Davair Lopes Teixeira
author_role author
author2 Melo, Djair Alves
Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Silva, Paula Monique Carvalho da
Junior, Davair Lopes Teixeira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Victorio Jacob
Melo, Djair Alves
Alves, José Maria Arcanjo
Uchôa, Sandra Cátia Pereira
Silva, Paula Monique Carvalho da
Junior, Davair Lopes Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Fixação Biológica de Nitrogênio. Nodulação. Rizóbio.
topic Fixação Biológica de Nitrogênio. Nodulação. Rizóbio.
description Objetivou-se com este trabalho avaliar a fixação biológica de nitrogênio em feijão-caupi submetido a diferentes manejos da vegetação natural, com e sem adubação orgânica com esterco bovino, da savana de Roraima. O experimento foi instalado na área experimental do CCA/UFRR, em Boa Vista, Roraima. O plantio das sementes de feijão-caupi, cultivar BRS Aracê, inoculadas com Bradyrhizobium BR 3262, foi realizado em julho de 2011 e os tratamentos foram dispostos em um delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema fatorial (3 x 2) com quatro repetições. O primeiro fator correspondeu ao manejo da vegetação natural: com aplicação de glifosato, com corte da vegetação natural e sem corte da vegetação natural. O segundo fator correspondeu à aplicação de esterco bovino: com e sem aplicação. Aos 35 dias após o plantio foi efetuada a coleta das plantas de feijão-caupi para mensurar o número de nódulos; massa fresca e seca dos nódulos; altura da planta; número de folhas, massa fresca e seca da parte aérea; massa fresca e seca da raiz. A aplicação a lanço de esterco bovino na quantidade de 2,0 L m-2 sobre a vegetação natural da savana de Roraima favorece o aumento do número de nódulos por planta de feijão-caupi. O manejo da vegetação natural com o uso do glifosato, independentemente do uso do esterco, favorece a nodulação das raízes e contribui com o maior crescimento e desenvolvimento da planta de feijão-caupi.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/851
10.18227/1982-8470ragro.v6i2.851
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/851
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v6i2.851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/851/780
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 2 (2012); 133-139
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 2 (2012); 133-139
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 2 (2012); 133-139
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040115920896