Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanquetta, Carlos Roberto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sanquetta, Mateus Niroh, Dalla Corte, Ana Paula, Rodrigues, Aurélio Lourenço, Mognon, Francelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2218
Resumo: O Brasil possui grande potencial de cultivo de espécies autóctones e introduzidas de bambu. Contudo, são poucos os trabalhos científicos que versam sobre aspectos biométricos dessas plantas, o que pode representar uma limitação para seu manejo e utilização. Assim, objetivou-se com esse artigo apresentar opções para estimativa do volume total aparente de duas espécies do gênero Bambusa: B. oldhamii e B. vulgaris, plantadas em experimento estabelecido em dezembro de 2008 em Pinhais-PR. Vinte e quatro colmos foram cubados aos 50 meses pelo método de Smalian. Os diâmetros à altura do peito -DAP variaram de 1,8 a 4,5 cm e as alturas de 3 a 7 m. As opções testadas para estimar o volume aparente dos colmos foram: 1) Modelo convencional de volume de Schumacher-Hall; 2) Modelo de afilamento polinomial de 5o grau; 3) Modelo de afilamento polinomial de potência fracionária; e 4) Fator de forma. As opções foram examinadas estatisticamente em relação aos valores observados da variável de interesse para cada espécie e para o conjunto de ambas. Verificou-se que as quatro opções proporcionam estimativas precisas. Não houve diferença estatística entre as quatro abordagens em relação à testemunha (valores observados) pelo teste t pareado. Os resíduos (valores observados x estimados) se mostram homocedásticos, com amplitude máxima de -30 a 30%. Concluiu-se que os quatro métodos avaliados podem ser utilizados para estimar a variável de interesse nas condições do material experimental. O modelo de Schumacher-Hall representa o melhor compromisso entre simplicidade e acurácia.
id UFRR-4_c30fe5febd578aa3fa03d4ba55fce4e2
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/2218
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgarisAcurácia. Afilamento. Bambu. Cubagem. Modelagem.O Brasil possui grande potencial de cultivo de espécies autóctones e introduzidas de bambu. Contudo, são poucos os trabalhos científicos que versam sobre aspectos biométricos dessas plantas, o que pode representar uma limitação para seu manejo e utilização. Assim, objetivou-se com esse artigo apresentar opções para estimativa do volume total aparente de duas espécies do gênero Bambusa: B. oldhamii e B. vulgaris, plantadas em experimento estabelecido em dezembro de 2008 em Pinhais-PR. Vinte e quatro colmos foram cubados aos 50 meses pelo método de Smalian. Os diâmetros à altura do peito -DAP variaram de 1,8 a 4,5 cm e as alturas de 3 a 7 m. As opções testadas para estimar o volume aparente dos colmos foram: 1) Modelo convencional de volume de Schumacher-Hall; 2) Modelo de afilamento polinomial de 5o grau; 3) Modelo de afilamento polinomial de potência fracionária; e 4) Fator de forma. As opções foram examinadas estatisticamente em relação aos valores observados da variável de interesse para cada espécie e para o conjunto de ambas. Verificou-se que as quatro opções proporcionam estimativas precisas. Não houve diferença estatística entre as quatro abordagens em relação à testemunha (valores observados) pelo teste t pareado. Os resíduos (valores observados x estimados) se mostram homocedásticos, com amplitude máxima de -30 a 30%. Concluiu-se que os quatro métodos avaliados podem ser utilizados para estimar a variável de interesse nas condições do material experimental. O modelo de Schumacher-Hall representa o melhor compromisso entre simplicidade e acurácia.UFRR2015-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/221810.18227/1982-8470ragro.v9i2.2218AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 167-174REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 167-174REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 167-1741982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2218/1580Sanquetta, Carlos RobertoSanquetta, Mateus NirohDalla Corte, Ana PaulaRodrigues, Aurélio LourençoMognon, Franceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-06T21:41:51Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/2218Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2015-07-06T21:41:51Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
title Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
spellingShingle Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
Sanquetta, Carlos Roberto
Acurácia. Afilamento. Bambu. Cubagem. Modelagem.
title_short Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
title_full Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
title_fullStr Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
title_full_unstemmed Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
title_sort Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa vulgaris
author Sanquetta, Carlos Roberto
author_facet Sanquetta, Carlos Roberto
Sanquetta, Mateus Niroh
Dalla Corte, Ana Paula
Rodrigues, Aurélio Lourenço
Mognon, Francelo
author_role author
author2 Sanquetta, Mateus Niroh
Dalla Corte, Ana Paula
Rodrigues, Aurélio Lourenço
Mognon, Francelo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanquetta, Carlos Roberto
Sanquetta, Mateus Niroh
Dalla Corte, Ana Paula
Rodrigues, Aurélio Lourenço
Mognon, Francelo
dc.subject.por.fl_str_mv Acurácia. Afilamento. Bambu. Cubagem. Modelagem.
topic Acurácia. Afilamento. Bambu. Cubagem. Modelagem.
description O Brasil possui grande potencial de cultivo de espécies autóctones e introduzidas de bambu. Contudo, são poucos os trabalhos científicos que versam sobre aspectos biométricos dessas plantas, o que pode representar uma limitação para seu manejo e utilização. Assim, objetivou-se com esse artigo apresentar opções para estimativa do volume total aparente de duas espécies do gênero Bambusa: B. oldhamii e B. vulgaris, plantadas em experimento estabelecido em dezembro de 2008 em Pinhais-PR. Vinte e quatro colmos foram cubados aos 50 meses pelo método de Smalian. Os diâmetros à altura do peito -DAP variaram de 1,8 a 4,5 cm e as alturas de 3 a 7 m. As opções testadas para estimar o volume aparente dos colmos foram: 1) Modelo convencional de volume de Schumacher-Hall; 2) Modelo de afilamento polinomial de 5o grau; 3) Modelo de afilamento polinomial de potência fracionária; e 4) Fator de forma. As opções foram examinadas estatisticamente em relação aos valores observados da variável de interesse para cada espécie e para o conjunto de ambas. Verificou-se que as quatro opções proporcionam estimativas precisas. Não houve diferença estatística entre as quatro abordagens em relação à testemunha (valores observados) pelo teste t pareado. Os resíduos (valores observados x estimados) se mostram homocedásticos, com amplitude máxima de -30 a 30%. Concluiu-se que os quatro métodos avaliados podem ser utilizados para estimar a variável de interesse nas condições do material experimental. O modelo de Schumacher-Hall representa o melhor compromisso entre simplicidade e acurácia.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2218
10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2218
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2218
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v9i2.2218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/2218/1580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 2 (2015); 167-174
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 167-174
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 2 (2015); 167-174
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1789436777163915264