Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Marques da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Huarlen Ruan Trindade de, David, Andréia Márcia Santos de Souza, Santos, Luana Maria dos, Silva, Renato Fernandes, Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.
id UFRR-4_ddd4c6334ba684ebd9eb2f6ca159b1ce
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1346
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.UFRR2014-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/134610.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 97-103REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 97-103REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 97-1031982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346/1294Silva, Márcio Marques daSouza, Huarlen Ruan Trindade deDavid, Andréia Márcia Santos de SouzaSantos, Luana Maria dosSilva, Renato FernandesAmaro, Hugo Tiago Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-03T00:53:36Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1346Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-05-03T00:53:36Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
spellingShingle Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
Silva, Márcio Marques da
Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
title_short Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_full Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_fullStr Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_sort Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
author Silva, Márcio Marques da
author_facet Silva, Márcio Marques da
Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
author_role author
author2 Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio Marques da
Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
topic Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
description Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346/1294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 97-103
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 97-103
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 97-103
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040468242432