Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Marques da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Huarlen Ruan Trindade de, David, Andréia Márcia Santos de Souza, Santos, Luana Maria dos, Silva, Renato Fernandes, Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
DOI: 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.
id UFRR-4_ddd4c6334ba684ebd9eb2f6ca159b1ce
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1346
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
spelling Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.UFRR2014-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/134610.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 97-103REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 97-103REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 97-1031982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346/1294Silva, Márcio Marques daSouza, Huarlen Ruan Trindade deDavid, Andréia Márcia Santos de SouzaSantos, Luana Maria dosSilva, Renato FernandesAmaro, Hugo Tiago Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-03T00:53:36Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1346Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-05-03T00:53:36Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
spellingShingle Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
Silva, Márcio Marques da
Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
Silva, Márcio Marques da
Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
title_short Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_full Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_fullStr Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_full_unstemmed Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
title_sort Qualidade fisiológica e armazenamento de sementes de feijão-comum produzidas no norte de Minas Gerais.
author Silva, Márcio Marques da
author_facet Silva, Márcio Marques da
Silva, Márcio Marques da
Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
author_role author
author2 Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio Marques da
Souza, Huarlen Ruan Trindade de
David, Andréia Márcia Santos de Souza
Santos, Luana Maria dos
Silva, Renato Fernandes
Amaro, Hugo Tiago Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
topic Conservação. Germinação. Phaseolus vulgaris L. Vigor.
description Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade fisiológica de sementes de quatro cultivares de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.), produzidas nas condições edafoclimáticas de Janaúba, Norte de Minas Gerais, antes e após o armazenamento. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de agosto de 2011 a setembro de 2012. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualisado, em esquema fatorial 2 x 4, sendo dois períodos de armazenamento e quatro cultivares de feijão (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão vermelho), com quatro repetições. Após a colheita e aos doze meses de armazenamento, as sementes foram avaliadas quanto ao teor de água, massa de mil sementes, à germinação e ao vigor (primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, e envelhecimento acelerado). Após doze meses de armazenamento, apenas as sementes da cultivar Madrepérola mantiveram uma porcentagem de germinação superior a 80%. As cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro apresentaram reduções de 32 e 29% na germinação, respectivamente, indicando que, possivelmente, as condições de armazenamento do presente trabalho não foram eficientes na conservação da qualidade fisiológica dessas cultivares. A qualidade fisiológica das sementes da cultivar Madrepérola não é influenciada pelo período de armazenamento. O armazenamento durante doze meses reduz a qualidade fisiológica das cultivares Ouro Vermelho e Ouro Negro. Independente do período de armazenamento, as sementes da cultivar Manteigão Vermelho apresentam qualidade fisiológica inferior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1346/1294
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 97-103
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 97-103
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 97-103
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1822181602072985600
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1346