Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucinete Lima da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lima-Primo, Hyanameyka Evangelista, Smiderle, Oscar José, Chagas, Edvan Alves, Souza, Aline das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1909
Resumo: O conhecimento das condições ótimas para a germinação, principalmente quanto à influência dos métodos de escarificações térmicas e mecânica, é de fundamental importância, tendo em vista que à recomendação destes métodos variam entre sementes de diferentes espécies. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar os métodos de escarificação em sementes de açaí com e sem refrigeração visando acelerar a emergência, o crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas de açaizeiro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e a parcela composta por 50 sementes com cinco repetições. No tratamento testemunha (T1) as sementes não foram escarificadas; (T2) escarificação térmica em água a 80ºC por duas horas; (T3) escarificação térmica em água a temperatura de 100ºC por duas horas; (T4) escarificação mecânica em lata de alumínio previamente perfurada com movimentos circulares por quatro minutos; (T5) imersão em 20 L de água contendo 500 g de soda caustica, durante duas horas. Avaliou-se o número de plântulas emergidas (NPE, %), o comprimento da parte aérea das plântulas (CPA, cm), o comprimento da folha (CF, cm), o comprimento da raiz (CR, cm) e a massa seca (MS, g). O resfriamento prévio dos frutos de açaí não é indicado, pois reduz a percentagem de emergência das sementes e o desenvolvimento inicial das plântulas. Maior percentagem de emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de açaí são obtidos com escarificação mecânica das sementes.
id UFRR-4_df832bc6506c9a3f590a04bf2a5497c2
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1909
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiroEuterpe oleracea. Germinação. Dormência de sementes.O conhecimento das condições ótimas para a germinação, principalmente quanto à influência dos métodos de escarificações térmicas e mecânica, é de fundamental importância, tendo em vista que à recomendação destes métodos variam entre sementes de diferentes espécies. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar os métodos de escarificação em sementes de açaí com e sem refrigeração visando acelerar a emergência, o crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas de açaizeiro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e a parcela composta por 50 sementes com cinco repetições. No tratamento testemunha (T1) as sementes não foram escarificadas; (T2) escarificação térmica em água a 80ºC por duas horas; (T3) escarificação térmica em água a temperatura de 100ºC por duas horas; (T4) escarificação mecânica em lata de alumínio previamente perfurada com movimentos circulares por quatro minutos; (T5) imersão em 20 L de água contendo 500 g de soda caustica, durante duas horas. Avaliou-se o número de plântulas emergidas (NPE, %), o comprimento da parte aérea das plântulas (CPA, cm), o comprimento da folha (CF, cm), o comprimento da raiz (CR, cm) e a massa seca (MS, g). O resfriamento prévio dos frutos de açaí não é indicado, pois reduz a percentagem de emergência das sementes e o desenvolvimento inicial das plântulas. Maior percentagem de emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de açaí são obtidos com escarificação mecânica das sementes.UFRR2015-04-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/190910.18227/1982-8470ragro.v9i1.1909AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 1 (2015); 72-78REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 72-78REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 1 (2015); 72-781982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1909/1514Silva, Lucinete Lima daLima-Primo, Hyanameyka EvangelistaSmiderle, Oscar JoséChagas, Edvan AlvesSouza, Aline das Graçasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-14T22:28:12Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1909Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2015-04-14T22:28:12Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
title Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
spellingShingle Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
Silva, Lucinete Lima da
Euterpe oleracea. Germinação. Dormência de sementes.
title_short Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
title_full Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
title_fullStr Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
title_full_unstemmed Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
title_sort Escarificação de sementes para desenvolvimento em plântulas de açaizeiro
author Silva, Lucinete Lima da
author_facet Silva, Lucinete Lima da
Lima-Primo, Hyanameyka Evangelista
Smiderle, Oscar José
Chagas, Edvan Alves
Souza, Aline das Graças
author_role author
author2 Lima-Primo, Hyanameyka Evangelista
Smiderle, Oscar José
Chagas, Edvan Alves
Souza, Aline das Graças
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucinete Lima da
Lima-Primo, Hyanameyka Evangelista
Smiderle, Oscar José
Chagas, Edvan Alves
Souza, Aline das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Euterpe oleracea. Germinação. Dormência de sementes.
topic Euterpe oleracea. Germinação. Dormência de sementes.
description O conhecimento das condições ótimas para a germinação, principalmente quanto à influência dos métodos de escarificações térmicas e mecânica, é de fundamental importância, tendo em vista que à recomendação destes métodos variam entre sementes de diferentes espécies. Assim, objetivou-se neste trabalho avaliar os métodos de escarificação em sementes de açaí com e sem refrigeração visando acelerar a emergência, o crescimento e desenvolvimento inicial de plântulas de açaizeiro. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e a parcela composta por 50 sementes com cinco repetições. No tratamento testemunha (T1) as sementes não foram escarificadas; (T2) escarificação térmica em água a 80ºC por duas horas; (T3) escarificação térmica em água a temperatura de 100ºC por duas horas; (T4) escarificação mecânica em lata de alumínio previamente perfurada com movimentos circulares por quatro minutos; (T5) imersão em 20 L de água contendo 500 g de soda caustica, durante duas horas. Avaliou-se o número de plântulas emergidas (NPE, %), o comprimento da parte aérea das plântulas (CPA, cm), o comprimento da folha (CF, cm), o comprimento da raiz (CR, cm) e a massa seca (MS, g). O resfriamento prévio dos frutos de açaí não é indicado, pois reduz a percentagem de emergência das sementes e o desenvolvimento inicial das plântulas. Maior percentagem de emergência e desenvolvimento inicial de plântulas de açaí são obtidos com escarificação mecânica das sementes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1909
10.18227/1982-8470ragro.v9i1.1909
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1909
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v9i1.1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1909/1514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 9 No. 1 (2015); 72-78
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 9 Núm. 1 (2015); 72-78
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 9 n. 1 (2015); 72-78
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040547934208