Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Milton César Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Santos, Luis Antonio Coutrim dos, Silva, Douglas Marcelo Pinheiro da, Mantovanelli, Bruno Campos, Soares, Marcelo Dayron Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/682
Resumo: Os solos predominantes na região Amazônica pertencem à classe dos Latossolos e Argissolos, caracterizado por seu alto grau de intemperismo e baixa fertilidade natural, em contraste, ocorrem às terras pretas arqueológicas com elevada fertilidade natural e alto teor de matéria orgânica. Objetivou-se com este estudo caracterizar quanto aos atributos físicos e químicos as terras pretas arqueológicas e os solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Foram amostrados quatro sítios de Terras Pretas Arqueológicas e quatro solos não antropogênicos distribuídos na região de Manicoré, sul do Amazonas. Nesses locais foram abertas trincheiras e os perfis foram caracterizados morfologicamente e coletados por horizonte. Foram realizadas análises físicas (textura e densidade do solo) e químicas (pH em água, Ca, Mg, K, e Al trocáveis, P disponível, e C orgânico). Os valores de pH, carbono orgânico, soma de bases e V% das terras pretas arqueológicas foram superiores aos observados para solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Os solos não antropogênicos apresentaram maiores valores de densidade do solo quando comparados às áreas de terra preta arqueológica. Os maiores teores de matéria orgânica do solo foram encontrados nas áreas de terra preta arqueológica. As terras pretas arqueológicas deste estudo apresentam atributos químicos e físico-químicos superiores aos solos não antropogênicos, conferindo-lhes maior fertilidade.
id UFRR-4_e068f2c963ada65fb88f8dd6ad23e60e
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/682
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
repository_id_str
spelling Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.A antrópico. Sítios Arqueológicos. Solos amazônicosOs solos predominantes na região Amazônica pertencem à classe dos Latossolos e Argissolos, caracterizado por seu alto grau de intemperismo e baixa fertilidade natural, em contraste, ocorrem às terras pretas arqueológicas com elevada fertilidade natural e alto teor de matéria orgânica. Objetivou-se com este estudo caracterizar quanto aos atributos físicos e químicos as terras pretas arqueológicas e os solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Foram amostrados quatro sítios de Terras Pretas Arqueológicas e quatro solos não antropogênicos distribuídos na região de Manicoré, sul do Amazonas. Nesses locais foram abertas trincheiras e os perfis foram caracterizados morfologicamente e coletados por horizonte. Foram realizadas análises físicas (textura e densidade do solo) e químicas (pH em água, Ca, Mg, K, e Al trocáveis, P disponível, e C orgânico). Os valores de pH, carbono orgânico, soma de bases e V% das terras pretas arqueológicas foram superiores aos observados para solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Os solos não antropogênicos apresentaram maiores valores de densidade do solo quando comparados às áreas de terra preta arqueológica. Os maiores teores de matéria orgânica do solo foram encontrados nas áreas de terra preta arqueológica. As terras pretas arqueológicas deste estudo apresentam atributos químicos e físico-químicos superiores aos solos não antropogênicos, conferindo-lhes maior fertilidade.UFRR2012-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Científica no campo das Ciências Agráriasapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/68210.18227/1982-8470ragro.v6i2.682AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 2 (2012); 102-109REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 2 (2012); 102-109REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 2 (2012); 102-1091982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/682/776Campos, Milton César CostaSantos, Luis Antonio Coutrim dosSilva, Douglas Marcelo Pinheiro daMantovanelli, Bruno CamposSoares, Marcelo Dayron Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-31T23:24:04Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/682Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2012-08-31T23:24:04Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
title Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
spellingShingle Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
Campos, Milton César Costa
A antrópico. Sítios Arqueológicos. Solos amazônicos
title_short Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
title_full Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
title_fullStr Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
title_full_unstemmed Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
title_sort Caracterização física e química de terras pretas arqueológicas e de solos não antropogênicos na região de Manicoré, Amazonas.
author Campos, Milton César Costa
author_facet Campos, Milton César Costa
Santos, Luis Antonio Coutrim dos
Silva, Douglas Marcelo Pinheiro da
Mantovanelli, Bruno Campos
Soares, Marcelo Dayron Rodrigues
author_role author
author2 Santos, Luis Antonio Coutrim dos
Silva, Douglas Marcelo Pinheiro da
Mantovanelli, Bruno Campos
Soares, Marcelo Dayron Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Milton César Costa
Santos, Luis Antonio Coutrim dos
Silva, Douglas Marcelo Pinheiro da
Mantovanelli, Bruno Campos
Soares, Marcelo Dayron Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv A antrópico. Sítios Arqueológicos. Solos amazônicos
topic A antrópico. Sítios Arqueológicos. Solos amazônicos
description Os solos predominantes na região Amazônica pertencem à classe dos Latossolos e Argissolos, caracterizado por seu alto grau de intemperismo e baixa fertilidade natural, em contraste, ocorrem às terras pretas arqueológicas com elevada fertilidade natural e alto teor de matéria orgânica. Objetivou-se com este estudo caracterizar quanto aos atributos físicos e químicos as terras pretas arqueológicas e os solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Foram amostrados quatro sítios de Terras Pretas Arqueológicas e quatro solos não antropogênicos distribuídos na região de Manicoré, sul do Amazonas. Nesses locais foram abertas trincheiras e os perfis foram caracterizados morfologicamente e coletados por horizonte. Foram realizadas análises físicas (textura e densidade do solo) e químicas (pH em água, Ca, Mg, K, e Al trocáveis, P disponível, e C orgânico). Os valores de pH, carbono orgânico, soma de bases e V% das terras pretas arqueológicas foram superiores aos observados para solos não antropogênicos da região de Manicoré, AM. Os solos não antropogênicos apresentaram maiores valores de densidade do solo quando comparados às áreas de terra preta arqueológica. Os maiores teores de matéria orgânica do solo foram encontrados nas áreas de terra preta arqueológica. As terras pretas arqueológicas deste estudo apresentam atributos químicos e físico-químicos superiores aos solos não antropogênicos, conferindo-lhes maior fertilidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Científica no campo das Ciências Agrárias
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/682
10.18227/1982-8470ragro.v6i2.682
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/682
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v6i2.682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/682/776
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 6 No. 2 (2012); 102-109
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 6 Núm. 2 (2012); 102-109
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 6 n. 2 (2012); 102-109
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1799770040067686400