Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim-Silva, Edna Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Matheus de Carvalho, Schlichting, Alessana Franciele, Porto, Rebeca de Andrade, Silva, Tonny José Araújo da, Koetz, Marcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Agro@mbiente on-line
DOI: 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1437
Texto Completo: https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1437
Resumo: A inserção de novas cultivares ou híbridos de capim no mercado geram expectativas aos pecuaristas, como novas opções para instalação e manutenção de pastos. Sob essas expectativas está o híbrido capim-convert HD364, que foi recentemente lançado no mercado brasileiro. Assim, objetivou avaliar o desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram utilizados vasos com 2,5 dm3 de solo e seis disponibilidades hídricas: 20, 40, 60, 80, 100 e 120% da capacidade máxima de retenção de água no solo, com quatro repetições. A umidade do solo foi mantida pelo método gravimétrico. Foram avaliados altura de plantas; número de folhas, número de perfilhos e índice SPAD (Soil Plant Analysis Development) e o corte das plantas foram realizados rente ao solo 23 dias após a aplicação dos tratamentos para avaliar a massa seca da parte aérea e massa seca de raízes. Todos os resultados foram submetidos a análises de variância e teste de regressão até 5% de probabilidade por meio do programa SISVAR. As disponibilidades hídricas que proporcionam melhor desenvolvimento e produções da gramínea forrageira situaram-se no intervalo entre 78,2 a 92,49% da capacidade máxima retenção de água do solo. O desenvolvimento e produção do capim-convert HD364 é mais prejudicado pelo estresse hídrico por déficit de água (20% da capacidade máxima retenção de água do solo) que por condições de alagamento.
id UFRR-4_f85e5a8a9833919018463ed8f8c6a2b3
oai_identifier_str oai:oai.revista.ufrr.br:article/1437
network_acronym_str UFRR-4
network_name_str Agro@mbiente on-line
spelling Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.Alagamento. Disponibilidade hídrica. Forrageira híbridaA inserção de novas cultivares ou híbridos de capim no mercado geram expectativas aos pecuaristas, como novas opções para instalação e manutenção de pastos. Sob essas expectativas está o híbrido capim-convert HD364, que foi recentemente lançado no mercado brasileiro. Assim, objetivou avaliar o desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram utilizados vasos com 2,5 dm3 de solo e seis disponibilidades hídricas: 20, 40, 60, 80, 100 e 120% da capacidade máxima de retenção de água no solo, com quatro repetições. A umidade do solo foi mantida pelo método gravimétrico. Foram avaliados altura de plantas; número de folhas, número de perfilhos e índice SPAD (Soil Plant Analysis Development) e o corte das plantas foram realizados rente ao solo 23 dias após a aplicação dos tratamentos para avaliar a massa seca da parte aérea e massa seca de raízes. Todos os resultados foram submetidos a análises de variância e teste de regressão até 5% de probabilidade por meio do programa SISVAR. As disponibilidades hídricas que proporcionam melhor desenvolvimento e produções da gramínea forrageira situaram-se no intervalo entre 78,2 a 92,49% da capacidade máxima retenção de água do solo. O desenvolvimento e produção do capim-convert HD364 é mais prejudicado pelo estresse hídrico por déficit de água (20% da capacidade máxima retenção de água do solo) que por condições de alagamento.UFRR2014-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/143710.18227/1982-8470ragro.v8i1.1437AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 134-141REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 134-141REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 134-1411982-8470reponame:Agro@mbiente on-lineinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1437/1299Bonfim-Silva, Edna MariaSilva, Matheus de CarvalhoSchlichting, Alessana FrancielePorto, Rebeca de AndradeSilva, Tonny José Araújo daKoetz, Marcioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-03T00:53:36Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/1437Revistahttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambientePUBhttps://revista.ufrr.br/index.php/agroambiente/oai||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br1982-84701982-8470opendoar:2014-05-03T00:53:36Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
title Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
spellingShingle Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
Bonfim-Silva, Edna Maria
Alagamento. Disponibilidade hídrica. Forrageira híbrida
Bonfim-Silva, Edna Maria
Alagamento. Disponibilidade hídrica. Forrageira híbrida
title_short Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
title_full Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
title_fullStr Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
title_sort Desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico.
author Bonfim-Silva, Edna Maria
author_facet Bonfim-Silva, Edna Maria
Bonfim-Silva, Edna Maria
Silva, Matheus de Carvalho
Schlichting, Alessana Franciele
Porto, Rebeca de Andrade
Silva, Tonny José Araújo da
Koetz, Marcio
Silva, Matheus de Carvalho
Schlichting, Alessana Franciele
Porto, Rebeca de Andrade
Silva, Tonny José Araújo da
Koetz, Marcio
author_role author
author2 Silva, Matheus de Carvalho
Schlichting, Alessana Franciele
Porto, Rebeca de Andrade
Silva, Tonny José Araújo da
Koetz, Marcio
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim-Silva, Edna Maria
Silva, Matheus de Carvalho
Schlichting, Alessana Franciele
Porto, Rebeca de Andrade
Silva, Tonny José Araújo da
Koetz, Marcio
dc.subject.por.fl_str_mv Alagamento. Disponibilidade hídrica. Forrageira híbrida
topic Alagamento. Disponibilidade hídrica. Forrageira híbrida
description A inserção de novas cultivares ou híbridos de capim no mercado geram expectativas aos pecuaristas, como novas opções para instalação e manutenção de pastos. Sob essas expectativas está o híbrido capim-convert HD364, que foi recentemente lançado no mercado brasileiro. Assim, objetivou avaliar o desenvolvimento e produção de capim-convert HD364 submetido ao estresse hídrico. O experimento foi realizado em casa de vegetação em delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram utilizados vasos com 2,5 dm3 de solo e seis disponibilidades hídricas: 20, 40, 60, 80, 100 e 120% da capacidade máxima de retenção de água no solo, com quatro repetições. A umidade do solo foi mantida pelo método gravimétrico. Foram avaliados altura de plantas; número de folhas, número de perfilhos e índice SPAD (Soil Plant Analysis Development) e o corte das plantas foram realizados rente ao solo 23 dias após a aplicação dos tratamentos para avaliar a massa seca da parte aérea e massa seca de raízes. Todos os resultados foram submetidos a análises de variância e teste de regressão até 5% de probabilidade por meio do programa SISVAR. As disponibilidades hídricas que proporcionam melhor desenvolvimento e produções da gramínea forrageira situaram-se no intervalo entre 78,2 a 92,49% da capacidade máxima retenção de água do solo. O desenvolvimento e produção do capim-convert HD364 é mais prejudicado pelo estresse hídrico por déficit de água (20% da capacidade máxima retenção de água do solo) que por condições de alagamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1437
10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1437
url https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1437
identifier_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.ufrr.br/agroambiente/article/view/1437/1299
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRR
publisher.none.fl_str_mv UFRR
dc.source.none.fl_str_mv AGRO@MBIENTE ON-LINE JOURNALRAGR; Vol. 8 No. 1 (2014); 134-141
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 134-141
REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE; v. 8 n. 1 (2014); 134-141
1982-8470
reponame:Agro@mbiente on-line
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Agro@mbiente on-line
collection Agro@mbiente on-line
repository.name.fl_str_mv Agro@mbiente on-line - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv ||scpuchoa@dsi.ufrr.br|| arcanjoalves@oi.com.br
_version_ 1822181602079277056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18227/1982-8470ragro.v8i1.1437