PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos & Debates (Online) |
Texto Completo: | https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121 |
Resumo: | O presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar. |
id |
UFRR-5_fa497cc1644378aea116f6627cca7338 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.revista.ufrr.br:article/5121 |
network_acronym_str |
UFRR-5 |
network_name_str |
Textos & Debates (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICOEducação IndígenaPrática pedagógicaCurrículo diferenciadoRoraimaO presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar.Universidade Federal de Roraima2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/512110.18227/2317-1448ted.v2i33.5121Textos e Debates; Vol. 2 No. 33 (2019)Textos e Debates; v. 2 n. 33 (2019)2317-14481413-9987reponame:Textos & Debates (Online)instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRRporhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121/pdfCopyright (c) 2020 Textos e Debateshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJULIÃO, GEISEL BENTO2022-05-16T19:05:27Zoai:oai.revista.ufrr.br:article/5121Revistahttps://revista.ufrr.br/textosedebatesPUBhttps://revista.ufrr.br/textosedebates/oaiana@cch.ufrr.br2317-14481413-9987opendoar:2022-05-16T19:05:27Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO JULIÃO, GEISEL BENTO Educação Indígena Prática pedagógica Currículo diferenciado Roraima |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA DIFERENCIADA, CRÍTICA E LIBERTADORA EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: FUNDAMENTOS E OBJETIVOS ÉTICO E EPISTEMOLÓGICO |
author |
JULIÃO, GEISEL BENTO |
author_facet |
JULIÃO, GEISEL BENTO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JULIÃO, GEISEL BENTO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indígena Prática pedagógica Currículo diferenciado Roraima |
topic |
Educação Indígena Prática pedagógica Currículo diferenciado Roraima |
description |
O presente artigo tem sua origem nas reflexões teórica descritas em minha tese de doutoramento defendida em 2017. O referente estudo, de cunho qualitativo, envolveu pesquisa teórica e observação no campo de pesquisa. A desvalorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar é o problema de pesquisa que tem norteado minhas pesquisas mais recentes, inclusive a pesquisa no doutorado. Portanto, esse texto, em particular, tem como objetivo apontar e descrever os fundamentos e objetivos éticos e epistemológicos da prática pedagógica diferenciada, crítica e libertadora em educação escolar indígena. Concluiu-se que a construção de uma educação escolar indígena perpassa pela construção de uma prática pedagógica diferenciada. Essa, precisa ser pensada sobre fundamentos ético e epistemológico que tenham como objetivo principal a valorização da vida, o reconhecimento e valorização dos diferentes conhecimentos indígenas no currículo escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121 10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121 |
url |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121 |
identifier_str_mv |
10.18227/2317-1448ted.v2i33.5121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.ufrr.br/textosedebates/article/view/5121/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Textos e Debates https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Roraima |
dc.source.none.fl_str_mv |
Textos e Debates; Vol. 2 No. 33 (2019) Textos e Debates; v. 2 n. 33 (2019) 2317-1448 1413-9987 reponame:Textos & Debates (Online) instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR) instacron:UFRR |
instname_str |
Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
instacron_str |
UFRR |
institution |
UFRR |
reponame_str |
Textos & Debates (Online) |
collection |
Textos & Debates (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Textos & Debates (Online) - Universidade Federal de Roraima (UFRR) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana@cch.ufrr.br |
_version_ |
1799770019943415808 |