Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277
Resumo: This research aims to find out how to place the power relations between speaking teachers of majority and minority language in bilingual education for deaf students in a regular school in Boa Vista - RR, as well as observe how these subjects relate, considering the different languages involved in this process, Poruguese and the brazilian signs language (LIBRAS). This study has become essential because of the need to know a little more the reality of bilingual education of deaf students in mainstream schools, providing, subsidies to the debate on this issue among educators and researchers, allowing reveal some moorings in these students' education that need to be analyzed. This is a qualitative interpretativist research which was carried out in the light of Applied Linguistics, through participant observation, records in field diary, semi-structured interviews with three teachers, a deaf student and the interpreter that supports this student in his class. Analyses revealed inequalities in relations between the subjects and, in particular, the exclusion of the deaf student in educational processes.
id UFRR-6_1fbc019683eaca36b756b467b50388a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/277
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-RoraimaLíngua portuguesaDeficientes auditivosEducação especialEducação bilíngueInteração professor-alunoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAThis research aims to find out how to place the power relations between speaking teachers of majority and minority language in bilingual education for deaf students in a regular school in Boa Vista - RR, as well as observe how these subjects relate, considering the different languages involved in this process, Poruguese and the brazilian signs language (LIBRAS). This study has become essential because of the need to know a little more the reality of bilingual education of deaf students in mainstream schools, providing, subsidies to the debate on this issue among educators and researchers, allowing reveal some moorings in these students' education that need to be analyzed. This is a qualitative interpretativist research which was carried out in the light of Applied Linguistics, through participant observation, records in field diary, semi-structured interviews with three teachers, a deaf student and the interpreter that supports this student in his class. Analyses revealed inequalities in relations between the subjects and, in particular, the exclusion of the deaf student in educational processes.Esta pesquisa tem por objetivo averiguar como ocorrem as relações de poder entre professores falantes de língua majoritária e minoritária na educação bilíngue para alunos surdos em uma escola regular em Boa Vista – RR, como também observar de que modo estes sujeitos se relacionam, tendo em vista, as diferentes línguas envolvidas neste processo, LP e Libras. A realização deste estudo tornou-se fundamental em virtude da necessidade de se conhecer um pouco mais a realidade da educação bilíngue dos alunos surdos nas escolas regulares, fornecendo assim, subsídios para o debate acerca desta questão entre educadores e pesquisadores, possibilitando revelar algumas amarras na educação destes alunos que necessitam ser analisadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa interpretativista a qual foi realizada à luz da Linguística Aplicada, por meio da observação participante, de registros no diário de campo, de entrevistas semiestruturadas com três professores, uma aluna surda e a intérprete que apoia esta aluna em sua turma. As análises revelaram desigualdades nas relações entre os sujeitos da pesquisa e, notadamente, a exclusão da aluna surda nos processos educativos.Universidade Federal de RoraimaBrasilPPGL - Programa de Pós-Graduação em LetrasPPGL - Programa de Pós-Graduação em LetrasUFRRFreitas, Déborah de Brito Albuquerque Ponteshttp://lattes.cnpq.br/2869534307232059Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva2020-03-30T23:07:04Z2020-03-30T23:07:04Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2020-03-31T05:00:06Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2020-03-31T05:00:06Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
title Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
spellingShingle Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
Língua portuguesa
Deficientes auditivos
Educação especial
Educação bilíngue
Interação professor-aluno
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
title_full Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
title_fullStr Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
title_full_unstemmed Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
title_sort Relação de poder entre professores falantes de língua majoritária e alunos surdos falantes de língua minoritária numa escola pública em Boa Vista-Roraima
author Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
author_facet Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Déborah de Brito Albuquerque Pontes
http://lattes.cnpq.br/2869534307232059
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Gilvania Ferreira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Deficientes auditivos
Educação especial
Educação bilíngue
Interação professor-aluno
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
topic Língua portuguesa
Deficientes auditivos
Educação especial
Educação bilíngue
Interação professor-aluno
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description This research aims to find out how to place the power relations between speaking teachers of majority and minority language in bilingual education for deaf students in a regular school in Boa Vista - RR, as well as observe how these subjects relate, considering the different languages involved in this process, Poruguese and the brazilian signs language (LIBRAS). This study has become essential because of the need to know a little more the reality of bilingual education of deaf students in mainstream schools, providing, subsidies to the debate on this issue among educators and researchers, allowing reveal some moorings in these students' education that need to be analyzed. This is a qualitative interpretativist research which was carried out in the light of Applied Linguistics, through participant observation, records in field diary, semi-structured interviews with three teachers, a deaf student and the interpreter that supports this student in his class. Analyses revealed inequalities in relations between the subjects and, in particular, the exclusion of the deaf student in educational processes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-03-30T23:07:04Z
2020-03-30T23:07:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1802112036604215296