História e cultura dos povos indígenas do Brasil na educação : implicações da Lei nº 11.645/08 no referencial curricular da rede pública estadual de Roraima para o ensino médio
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRR |
Texto Completo: | http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/382 |
Resumo: | The research aims to analyze the proposals for approaching indigenous culture and history included in the 2012 High School Curricular Framework of Roraima state-government schools (RECEM/RR) after the promulgation of Statute N. 11.645/08. The need to understand and debate this theme arises from the obligation to comply with the statute in reference to RECEM/RR. The understanding of the different meanings attributed to the concepts of multiculturalism and interculturality, from the perspective of the curricular referential, is necessary, since it allows a new rethink that ensures the production of new strategies of insertion of approaches on the indigenous theme in the classroom. The possibilities of RECEM/RR and its conceptual approaches about the theme within the subject of history were discussed. Methodologically, the bibliographic study was combined with documentary analysis on the subject using content analysis with pre-established categories to achieve the objectives proposed in this research. |
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História e cultura dos povos indígenas do Brasil na educação : implicações da Lei nº 11.645/08 no referencial curricular da rede pública estadual de Roraima para o ensino médioReferencial curricularLei nº 11.645/08EducaçãoHistóriaPovos indígenasCurricular frame workStatute n. 11.645/08EducationHistoryIndigenous peopleCNPQ::CIENCIAS HUMANASThe research aims to analyze the proposals for approaching indigenous culture and history included in the 2012 High School Curricular Framework of Roraima state-government schools (RECEM/RR) after the promulgation of Statute N. 11.645/08. The need to understand and debate this theme arises from the obligation to comply with the statute in reference to RECEM/RR. The understanding of the different meanings attributed to the concepts of multiculturalism and interculturality, from the perspective of the curricular referential, is necessary, since it allows a new rethink that ensures the production of new strategies of insertion of approaches on the indigenous theme in the classroom. The possibilities of RECEM/RR and its conceptual approaches about the theme within the subject of history were discussed. Methodologically, the bibliographic study was combined with documentary analysis on the subject using content analysis with pre-established categories to achieve the objectives proposed in this research.A pesquisa tem como objetivo analisar as propostas de abordagem sobre cultura e história indígenas inseridas após a edição da lei nº 11.645/08 no Referencial Curricular da Rede Pública Estadual para o Ensino Médio em Roraima de 2012 – RECEM/RR, em específico na disciplina de História. A necessidade de entender e debater este tema surge com o marco dos ditames inseridos pela lei no que tange aos conteúdos educacionais e o que de fato tem sido exposto no Referencial curricular. A compreensão dos diferentes sentidos atribuídos aos conceitos de multiculturalismo e interculturalidade, a partir da perspectiva do referencial curricular, é necessária, pois possibilita um novo repensar que assegura a produção de novas estratégias de inserção de abordagens sobre a temática indígena na sala de aula. Discutiram-se as possibilidades do Referencial Curricular Estadual e suas abordagens conceituais acerca do tema dentro da disciplina de História. Metodologicamente foi combinado o estudo bibliográfico com análise documental sobre o tema utilizando-se da análise de conteúdo com categorias preestabelecidas para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGSOF - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e FronteirasUFRRFernandes, Maria Luizahttp://lattes.cnpq.br/0503153410603827Matos, Rachel Pinheiro de2021-11-25T19:49:47Z20212021-11-25T19:49:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMATOS, Rachel Pinheiro de. História e cultura dos povos indígenas do Brasil na educação: implicações da Lei nº 11.645/08 no referencial curricular da rede pública estadual de Roraima para o ensino médio. 2017. 108f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2017.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/382porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2023-07-11T20:14:22Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/382Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2023-07-11T20:14:22Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false |
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