A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Elecy Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRR
Texto Completo: http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506
Resumo: Based on the Educational Sociolinguistics, this work presents the results of a research whose objective is to verify the treatment of the linguistics variation in the Portuguese classes, mainly regarding concordance of number in the nominal syntagma, during the interaction student/student and teacher/student in a class of the 6th grade of an elementary public school from Boa Vista, Roraima, focusing the processes of identification and awareness of this variation as part of the interactive process, registered through verbal protocols and based in the Interactional and Variational Sociolinguistics, I could observe that, despite the Portuguese Language teaching implicate in the pertinence of the approaching linguistics variation as necessary linguistics knowledge, it is not present in class yet. And in a complementary form, I also detected the inobservance of aspects regarding to the linguistics variation in the documents that rules the teachers’ practice.
id UFRR-6_d0f2aaf9b0a6594c40b38b1a744c7c1e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufrr.br:prefix/506
network_acronym_str UFRR-6
network_name_str Repositório Institucional da UFRR
repository_id_str
spelling A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aulaConcordância de número no SNMonitoraçãoCompetência comunicativaConcordance of Number in the Nominal SyntagmaMonitoringCommunicative competenceCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESBased on the Educational Sociolinguistics, this work presents the results of a research whose objective is to verify the treatment of the linguistics variation in the Portuguese classes, mainly regarding concordance of number in the nominal syntagma, during the interaction student/student and teacher/student in a class of the 6th grade of an elementary public school from Boa Vista, Roraima, focusing the processes of identification and awareness of this variation as part of the interactive process, registered through verbal protocols and based in the Interactional and Variational Sociolinguistics, I could observe that, despite the Portuguese Language teaching implicate in the pertinence of the approaching linguistics variation as necessary linguistics knowledge, it is not present in class yet. And in a complementary form, I also detected the inobservance of aspects regarding to the linguistics variation in the documents that rules the teachers’ practice.Fundamentado na Sociolinguística Educacional, este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi verificar o tratamento da variação linguística nas aulas de língua portuguesa, especialmente, da concordância de número no sintagma nominal, durante a interação aluno/aluno e professor/aluno em uma sala do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Boa Vista-RR. O trabalho teve como foco os processos de identificação e conscientização dessa variação como parte do processo de monitoração e, consequentemente, do desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Através de uma análise microetnográfica dos processos interativos, registrados através de protocolos verbais e fundamentadas na Sociolinguística Interacional e Variacionista, pude observar que, apesar de o ensino de língua portuguesa implicar a pertinência da abordagem do tema variação linguística como conhecimento linguístico necessário ao aluno, esta ainda não se faz presente em sala. E, de forma complementar, detectei, também, nos documentos reguladores da prática do professor, a inobservância de aspectos voltados para o trato da variação linguística.Agência 1Universidade Federal de RoraimaBrasilPRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoPPGL - Programa de Pós-Graduação em LetrasUFRRSantos, Manoel Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/7289191669736639Martins, Elecy Rodrigues2022-03-09T17:58:13Z20222022-03-09T17:58:13Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMARTINS, Elecy Rodrigues. A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506porAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRRinstname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)instacron:UFRR2023-09-25T15:32:47Zoai:repositorio.ufrr.br:prefix/506Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufrr.br:8080/oai/requestangelsenhora@gmail.comopendoar:2023-09-25T15:32:47Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)false
dc.title.none.fl_str_mv A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
title A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
spellingShingle A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
Martins, Elecy Rodrigues
Concordância de número no SN
Monitoração
Competência comunicativa
Concordance of Number in the Nominal Syntagma
Monitoring
Communicative competence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
title_full A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
title_fullStr A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
title_full_unstemmed A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
title_sort A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula
author Martins, Elecy Rodrigues
author_facet Martins, Elecy Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Manoel Gomes dos
http://lattes.cnpq.br/7289191669736639
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Elecy Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Concordância de número no SN
Monitoração
Competência comunicativa
Concordance of Number in the Nominal Syntagma
Monitoring
Communicative competence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Concordância de número no SN
Monitoração
Competência comunicativa
Concordance of Number in the Nominal Syntagma
Monitoring
Communicative competence
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Based on the Educational Sociolinguistics, this work presents the results of a research whose objective is to verify the treatment of the linguistics variation in the Portuguese classes, mainly regarding concordance of number in the nominal syntagma, during the interaction student/student and teacher/student in a class of the 6th grade of an elementary public school from Boa Vista, Roraima, focusing the processes of identification and awareness of this variation as part of the interactive process, registered through verbal protocols and based in the Interactional and Variational Sociolinguistics, I could observe that, despite the Portuguese Language teaching implicate in the pertinence of the approaching linguistics variation as necessary linguistics knowledge, it is not present in class yet. And in a complementary form, I also detected the inobservance of aspects regarding to the linguistics variation in the documents that rules the teachers’ practice.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2022-03-09T17:58:13Z
2022
2022-03-09T17:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Elecy Rodrigues. A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.
http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506
identifier_str_mv MARTINS, Elecy Rodrigues. A concordância de número no sintagma nominal: um olhar sobre a variação linguística em sala de aula. 2012. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2012.
url http://repositorio.ufrr.br:8080/jspui/handle/prefix/506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Roraima
Brasil
PRPPG - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
UFRR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRR
instname:Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron:UFRR
instname_str Universidade Federal de Roraima (UFRR)
instacron_str UFRR
institution UFRR
reponame_str Repositório Institucional da UFRR
collection Repositório Institucional da UFRR
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRR - Universidade Federal de Roraima (UFRR)
repository.mail.fl_str_mv angelsenhora@gmail.com
_version_ 1802112038571343872