Educação cooperativista: ações nas cooperativas agropecuárias do município de Boa Vista em Roraima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Gomes da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12194
Resumo: A educação cooperativista proporciona transformação, palavra-chave da educação. Essa transformação ocorre por meio do diálogo na dimensão de intracooperados e, até mesmo, intercooperados. Para tanto, essa dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos dirigentes e cooperados sobre a educação cooperativista no Estado de Roraima, do ramo agropecuário. Nessa configuração, o próprio associado se coloca como agente de ação que pode mudar a realidade a sua volta, principalmente quando se trata de pequenos agricultores. Esse espírito do cooperativismo pode transformar a situação econômica e social desses agricultores que se associam e lutam por melhores condições de vida. De forma a alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos pesquisa quali-quantitativa a fim de coletar dados que pudessem demonstrar a percepção dos dirigentes das cooperativas investigadas, os quais aceitaram o convite do pesquisador. Aplicamos entrevistas semiestruturadas aos dirigentes (presidentes e diretores) de três cooperativas e, ainda, foram distribuídos questionários, nas assembleias, aos associados. Observamos que as percepções desses dois públicos são parecidas, pois reconhecem a importância da educação cooperativista, embora as ações educativas, na maioria, restrinjam-se a cursos e treinamentos, constituindo visões tímidas e incipientes sobre a educação cooperativista. Vimos, ainda, a potencialidade desse empreendimento no Brasil, e para que se possa alavancar novas fundações e manter as que já existem, é necessário que as cooperativas repensem o que seja a educação cooperativista, bem como compreender, de forma mais abrangente, a realidade dos seus associados
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Para tanto, essa dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos dirigentes e cooperados sobre a educação cooperativista no Estado de Roraima, do ramo agropecuário. Nessa configuração, o próprio associado se coloca como agente de ação que pode mudar a realidade a sua volta, principalmente quando se trata de pequenos agricultores. Esse espírito do cooperativismo pode transformar a situação econômica e social desses agricultores que se associam e lutam por melhores condições de vida. De forma a alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos pesquisa quali-quantitativa a fim de coletar dados que pudessem demonstrar a percepção dos dirigentes das cooperativas investigadas, os quais aceitaram o convite do pesquisador. Aplicamos entrevistas semiestruturadas aos dirigentes (presidentes e diretores) de três cooperativas e, ainda, foram distribuídos questionários, nas assembleias, aos associados. Observamos que as percepções desses dois públicos são parecidas, pois reconhecem a importância da educação cooperativista, embora as ações educativas, na maioria, restrinjam-se a cursos e treinamentos, constituindo visões tímidas e incipientes sobre a educação cooperativista. Vimos, ainda, a potencialidade desse empreendimento no Brasil, e para que se possa alavancar novas fundações e manter as que já existem, é necessário que as cooperativas repensem o que seja a educação cooperativista, bem como compreender, de forma mais abrangente, a realidade dos seus associadosThe cooperative education provides transformation, a keyword in educational field. This transformation happens by the intracooperated people dialogue and, even by the intercooperated ones. Because of that, this dissertation aims to analyze the perception of the cooperative´s managers and associated about the cooperative education in Roraima, focusing on agricultural industry. In this configuration, the associated himself is in charge of being the one who is able to change his own reality, especially dealing with the minor farmers. This corporatist spirit can change the farmers’ economic and social situation who are willing to associate in order to get better life’s condition. In order to accomplish the objective of this paper, it was done some quantitative and qualitative researches, so that the collection of the data would be faithful to the real perception of the cooperatives managers, who accepted the researcher’s invitation. Semi structured questions were applied to the managers (the chairman and directors) in three cooperatives and questions were also applied in assemblies to the associated. It was observed that the perception of all of them is similar, since both of them recognize the importance of the cooperative education, though the educational actions, in the most, are restricted in trainings and courses, which is an insipid vision of the cooperative education. It was also observed the potential of this kind of enterprise in Brazil, and for being possible to create new branches and keep the ones which exist, the cooperatives must rethink their conception of what is cooperative education, as well as understand in an effective manner the reality of their associated.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação cooperativistaCooperativismoRoraimaCooperative educationCooperativismRoraimaEducaçãoEducação cooperativista: ações nas cooperativas agropecuárias do município de Boa Vista em RoraimaCooperative education: actions in agricultural cooperatives of the municipality of Boa Vista in Roraimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisACI. Aliança Cooperativa Internacional. Agenda institucional do Cooperativismo. 2013. Disponível em: http://www.ocb.org.br/aci. Acesso em: 10 jul. 2018. ALVES, M. A. P. 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Cooperativismo
Roraima
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Cooperativismo
Roraima
Cooperative education
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Roraima
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description A educação cooperativista proporciona transformação, palavra-chave da educação. Essa transformação ocorre por meio do diálogo na dimensão de intracooperados e, até mesmo, intercooperados. Para tanto, essa dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos dirigentes e cooperados sobre a educação cooperativista no Estado de Roraima, do ramo agropecuário. Nessa configuração, o próprio associado se coloca como agente de ação que pode mudar a realidade a sua volta, principalmente quando se trata de pequenos agricultores. Esse espírito do cooperativismo pode transformar a situação econômica e social desses agricultores que se associam e lutam por melhores condições de vida. De forma a alcançar o objetivo da pesquisa, realizamos pesquisa quali-quantitativa a fim de coletar dados que pudessem demonstrar a percepção dos dirigentes das cooperativas investigadas, os quais aceitaram o convite do pesquisador. Aplicamos entrevistas semiestruturadas aos dirigentes (presidentes e diretores) de três cooperativas e, ainda, foram distribuídos questionários, nas assembleias, aos associados. Observamos que as percepções desses dois públicos são parecidas, pois reconhecem a importância da educação cooperativista, embora as ações educativas, na maioria, restrinjam-se a cursos e treinamentos, constituindo visões tímidas e incipientes sobre a educação cooperativista. Vimos, ainda, a potencialidade desse empreendimento no Brasil, e para que se possa alavancar novas fundações e manter as que já existem, é necessário que as cooperativas repensem o que seja a educação cooperativista, bem como compreender, de forma mais abrangente, a realidade dos seus associados
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