Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paulo Henrique Soares de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12414
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí e Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação física e 550 alunos, para se determinar a relação existente entre crença e ação dos professores de educação física. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores, onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de educação física solicitados aos professores, um questionário de informações demográficas dos professores e um questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de informações, as aulas de educação física foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise dos dados realizou-se através da comparação de informações entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que representaram as ações do professor. Os questionários dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos anuais serviram de subsídios para justificarem as ações ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram para uma crença relacionada com as ações dos professores em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto, considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas às suas ações durante as aulas de educação física.
id UFRRJ-1_043042d782d3f2a2cbcea6a5d70b4fac
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12414
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Carvalho, Paulo Henrique Soares deMoraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque414.044.676-53http://lattes.cnpq.br/0470577013058908222.992.032-49http://lattes.cnpq.br/26281013509416312023-12-22T02:07:31Z2023-12-22T02:07:31Z2007-04-19CARVALHO, Paulo Henrique Soares de. Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12414Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí e Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação física e 550 alunos, para se determinar a relação existente entre crença e ação dos professores de educação física. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores, onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de educação física solicitados aos professores, um questionário de informações demográficas dos professores e um questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de informações, as aulas de educação física foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise dos dados realizou-se através da comparação de informações entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que representaram as ações do professor. Os questionários dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos anuais serviram de subsídios para justificarem as ações ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram para uma crença relacionada com as ações dos professores em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto, considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas às suas ações durante as aulas de educação física.This research was done at the Federal Agrotechnic School of Barbacena, Federal Agrotechnic School of Uberlândia, Federal Educational Technology Center of Bambui and Federal Educational Technology Center of Uberaba with seven physical education teacher s and 550 students to establish the relationship between belief and action of the physical education teachers. The instruments used to data collection basis were semi-structured interviews with the teachers, which ones reported their beliefs, the physical education annual planning requested to the teachers, demographic information questionnaire and a structured questionnaire to the students, based on interviews of the teacher s beliefs. Closing the informations collect, the physical education classes were filmed and supplementary notes were taked. The data analysis was done by the information comparison between the teachers beliefs and their actions registered through video camera. The students questionnaire, the demographic questionnaire and the annual planning served to justify the actions or the beliefs of the teachers. Results indicated that beliefs and actions were congruent in six factors from eight circumstances investigated. Therefore, the teacher s beliefs partly were associated to their actions during the physical education classes.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiacrençaaçãoeducação físicaprofessorbeliefactionphysical educationteacher.EducaçãoRelação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidadesRelation between belief and action of the Physical Education teacher from two agrotechnic federal schools and two technology federal education center of Minas Gerais comparing realitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17706/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24056/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30431/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36795/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43161/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49573/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56020/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/76Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf: 229233 bytes, checksum: 1b02c82572ea1b30f6526b802c671844 (MD5) Previous issue date: 2007-04-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/1/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdf.txtExtracted Texttext/plain149489https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/2/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txt8335d7bd86191935c1d43a1f0935781fMD52ORIGINAL2007 - Paulo Henrique Soares de Carvalho.pdfapplication/pdf229321https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/3/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdfeb94ca5e581506857ac15b1221196cf0MD5320.500.14407/124142023-12-21 23:07:31.531oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12414Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Relation between belief and action of the Physical Education teacher from two agrotechnic federal schools and two technology federal education center of Minas Gerais comparing realities
title Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
spellingShingle Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
Carvalho, Paulo Henrique Soares de
crença
ação
educação física
professor
belief
action
physical education
teacher.
Educação
title_short Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
title_full Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
title_fullStr Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
title_full_unstemmed Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
title_sort Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades
author Carvalho, Paulo Henrique Soares de
author_facet Carvalho, Paulo Henrique Soares de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Paulo Henrique Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 414.044.676-53
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0470577013058908
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 222.992.032-49
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2628101350941631
contributor_str_mv Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv crença
ação
educação física
professor
topic crença
ação
educação física
professor
belief
action
physical education
teacher.
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv belief
action
physical education
teacher.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa foi realizada na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, Centro Federal de Educação Tecnológica de Bambuí e Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, com sete professores de educação física e 550 alunos, para se determinar a relação existente entre crença e ação dos professores de educação física. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os professores, onde foram relacionadas suas crenças, os planejamentos anuais de educação física solicitados aos professores, um questionário de informações demográficas dos professores e um questionário estruturado aos alunos, de acordo com as crenças encontradas nas entrevistas dos professores. Complementando a coleta de informações, as aulas de educação física foram filmadas e anotações suplementares realizadas. A análise dos dados realizou-se através da comparação de informações entre as crenças das entrevistas com as imagens das aulas, que representaram as ações do professor. Os questionários dos alunos, os questionários demográficos e os planejamentos anuais serviram de subsídios para justificarem as ações ou as crenças dos professores. Os resultados obtidos apontaram para uma crença relacionada com as ações dos professores em seis fatores, dentre as oito circunstâncias investigadas. Portanto, considerou-se as crenças dos professores parcialmente associadas às suas ações durante as aulas de educação física.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Paulo Henrique Soares de. Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12414
identifier_str_mv CARVALHO, Paulo Henrique Soares de. Relação entre crença e ação do professor de Educação Física de duas escolas agrotécnicas federais e dois centros federais de educação tecnológica de Minas Gerais confrontando realidades. 2007. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/1/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/2/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12414/3/2007%20-%20Paulo%20Henrique%20Soares%20de%20Carvalho.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
8335d7bd86191935c1d43a1f0935781f
eb94ca5e581506857ac15b1221196cf0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108062120280064