Estágio supervisionado com enfoque na educação ambiental: perspectivas de uma sala verde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Vívian Soares de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12201
Resumo: A formação do profissional ambiental de nível médio contempla diferentes visões e áreas de conhecimento em suas três grandes vertentes, que são: educação ambiental; gestão ambiental; e tecnologias ambientais. Isto posto, a proposta desta pesquisa parte da observação do crescente fluxo de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) pela busca de estágio supervisionado no âmbito da Sala Verde Centro de Integração Socioambiental-CISA/UFRRJ. Os objetivos deste estudo referiam-se a: 1) analisar a integração da educação ambiental no currículo do Curso Técnico em Meio Ambiente do CTUR; 2) investigar a percepção socioambiental dos estudantes; e 3) analisar a correlação entre a prática pedagógica da CISA e a percepção socioambiental dos estudantes do CTUR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participativa, com a utilização de instrumentos metodológicos diversos, como: análise documental para investigação do projeto político pedagógico da instituição e marcos legais da área; entrevistas semiestruturadas aplicadas às facilitadoras que atuaram na CISA para reconstrução de sua trajetória histórica; e questionários para analisar a avaliação dos estudantes em relação ao estágio supervisionado no âmbito da CISA. A pesquisa foi fundamentada por princípios da vertente crítica da Educação Ambiental, pautada na pedagogia crítico-emancipatória, cunhada por Paulo Freire, e orientou caminhos para a formação de sujeitos ecológicos, termo delineado por Isabel de Carvalho. A análise temática das narrativas expressas, entretecidas em contextos, concebe a CISA como um espaço dinamizador da educação ambiental, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora, que viabiliza iniciativas de atuação permeadas por ações educacionais que caminham em direção à sustentabilidade e da formação de sujeitos ecologicamente orientados.
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Isto posto, a proposta desta pesquisa parte da observação do crescente fluxo de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) pela busca de estágio supervisionado no âmbito da Sala Verde Centro de Integração Socioambiental-CISA/UFRRJ. Os objetivos deste estudo referiam-se a: 1) analisar a integração da educação ambiental no currículo do Curso Técnico em Meio Ambiente do CTUR; 2) investigar a percepção socioambiental dos estudantes; e 3) analisar a correlação entre a prática pedagógica da CISA e a percepção socioambiental dos estudantes do CTUR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participativa, com a utilização de instrumentos metodológicos diversos, como: análise documental para investigação do projeto político pedagógico da instituição e marcos legais da área; entrevistas semiestruturadas aplicadas às facilitadoras que atuaram na CISA para reconstrução de sua trajetória histórica; e questionários para analisar a avaliação dos estudantes em relação ao estágio supervisionado no âmbito da CISA. A pesquisa foi fundamentada por princípios da vertente crítica da Educação Ambiental, pautada na pedagogia crítico-emancipatória, cunhada por Paulo Freire, e orientou caminhos para a formação de sujeitos ecológicos, termo delineado por Isabel de Carvalho. A análise temática das narrativas expressas, entretecidas em contextos, concebe a CISA como um espaço dinamizador da educação ambiental, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora, que viabiliza iniciativas de atuação permeadas por ações educacionais que caminham em direção à sustentabilidade e da formação de sujeitos ecologicamente orientados.The training of the environmental professional of middle level contemplates different visions and areas of knowledge in its three great strands, that are: environmental education; environmental management; and environmental technologies. Therefore, the proposal of this research is based on the observation of the growing flow of students from the Technical Course on the Environment of the Technical College of the Rural University (CTUR) for the search for a supervised internship in the Green Room Center for Socio-Environmental Integration - CISA / UFRRJ. The study objectives were: 1) to analyze the integration of environmental education in the curriculum of the Technical Course on the Environment of CTUR; 2) investigate students' socio-environmental perception; and 3) to analyze the correlation between the pedagogical practice of the CISA and the socio-environmental perception of the students of the CTUR. It is a qualitative research, of the participatory type, with the use of diverse methodological instruments, such as: documentary analysis for investigation of the pedagogical political project of the institution and legal landmarks of the area; semi-structured interviews applied to the facilitators who worked at CISA to reconstruct their historical trajectory; and questionnaires to analyze the evaluation of students in relation to the supervised internship in CISA. The research was based on principles of the critical aspect of Environmental Education, based on critical-emancipatory pedagogy, coined by Paulo Freire, and guided paths for the formation of ecological subjects, a term outlined by Isabel de Carvalho. Thematic analysis of the narratives expressed, interwoven in context, conceives of CISA as a dynamic space for environmental education, based on an articulating and integrative perspective, which enables action initiatives permeated by educational actions that are moving toward sustainability and the formation of subjects ecologically oriented.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalEducação Ambiental CríticaMeio AmbienteProfessional EducationCritical Environmental EducationEnvironmentEducaçãoEstágio supervisionado com enfoque na educação ambiental: perspectivas de uma sala verde.Supervised internship focusing on environmental education: prospects for a green classroom.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAZEVEDO, A. BONADIMAN, C. GUTIERRES, I. SOUZA, A. 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Almeida, Vívian Soares de
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description A formação do profissional ambiental de nível médio contempla diferentes visões e áreas de conhecimento em suas três grandes vertentes, que são: educação ambiental; gestão ambiental; e tecnologias ambientais. Isto posto, a proposta desta pesquisa parte da observação do crescente fluxo de estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) pela busca de estágio supervisionado no âmbito da Sala Verde Centro de Integração Socioambiental-CISA/UFRRJ. Os objetivos deste estudo referiam-se a: 1) analisar a integração da educação ambiental no currículo do Curso Técnico em Meio Ambiente do CTUR; 2) investigar a percepção socioambiental dos estudantes; e 3) analisar a correlação entre a prática pedagógica da CISA e a percepção socioambiental dos estudantes do CTUR. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo participativa, com a utilização de instrumentos metodológicos diversos, como: análise documental para investigação do projeto político pedagógico da instituição e marcos legais da área; entrevistas semiestruturadas aplicadas às facilitadoras que atuaram na CISA para reconstrução de sua trajetória histórica; e questionários para analisar a avaliação dos estudantes em relação ao estágio supervisionado no âmbito da CISA. A pesquisa foi fundamentada por princípios da vertente crítica da Educação Ambiental, pautada na pedagogia crítico-emancipatória, cunhada por Paulo Freire, e orientou caminhos para a formação de sujeitos ecológicos, termo delineado por Isabel de Carvalho. A análise temática das narrativas expressas, entretecidas em contextos, concebe a CISA como um espaço dinamizador da educação ambiental, pautado em uma perspectiva articuladora e integradora, que viabiliza iniciativas de atuação permeadas por ações educacionais que caminham em direção à sustentabilidade e da formação de sujeitos ecologicamente orientados.
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