O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.
id UFRRJ-1_09e9076a099ae837bce7cdd119ea0dd8
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12330
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Andrade, Lucianne Oliveira MonteiroMattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1435.354.611-20http://lattes.cnpq.br/32430798184090022023-12-22T02:05:50Z2023-12-22T02:05:50Z2010-05-19ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.The present work was realized in the Federal Institute of Education, Science and Technology, Goiano - Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) with students of the first series in Administration Technical Course, and with students of the Technical Course in the Support and in the Maintenance of Computers Integrated to the Average School, in the Modality of Education of Young and Adults. The objective of the research have been to analyze aspects of the mathematical learning of the students in situations mediated for the use of tools such as Lessons and Research Projects, using the world of the work of these citizens of the EJA, and in practical situations of teach-learning in the classroom, that have provided moments of reflection and context, mainly the professional experiences and the political-social subjects. In the Projects we used the experiences of life of the students of the PROEJA.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPROEJAEJAalunos trabalhadoresprojetos de pesquisaensino de matemáticaStudent-WorkerResearch projectsTeaching MathEducaçãoO ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidadesThe theaching math in the PROEJA: limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6695/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17534/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23852/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30232/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36608/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42988/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49368/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55820/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf: 1032681 bytes, checksum: dcf0009d924e7bf103f9d9fb9038712a (MD5) Previous issue date: 2010-05-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/1/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf.txtExtracted Texttext/plain415986https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/2/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.txt6d291a8fdfa3ddb780037f2dc8cf5778MD52ORIGINAL2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdfDocumento principalapplication/pdf1032837https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/3/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdfa8829232edaf66d3a3099a4debb00227MD5320.500.14407/123302023-12-21 23:05:50.319oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The theaching math in the PROEJA: limits and possibilities
title O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
spellingShingle O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
PROEJA
EJA
alunos trabalhadores
projetos de pesquisa
ensino de matemática
Student-Worker
Research projects
Teaching Math
Educação
title_short O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
title_full O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
title_fullStr O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
title_full_unstemmed O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
title_sort O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
author Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
author_facet Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 549.417.927-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 435.354.611-20
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3243079818409002
contributor_str_mv Mattos, José Roberto Linhares de
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
EJA
alunos trabalhadores
projetos de pesquisa
ensino de matemática
topic PROEJA
EJA
alunos trabalhadores
projetos de pesquisa
ensino de matemática
Student-Worker
Research projects
Teaching Math
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv Student-Worker
Research projects
Teaching Math
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:05:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:05:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330
identifier_str_mv ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/1/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/2/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/3/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8c1280dca4077478b5fad29883580c72
6d291a8fdfa3ddb780037f2dc8cf5778
a8829232edaf66d3a3099a4debb00227
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108201859809280