O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330 |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA. |
id |
UFRRJ-1_09e9076a099ae837bce7cdd119ea0dd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12330 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Lucianne Oliveira MonteiroMattos, José Roberto Linhares de549.417.927-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1435.354.611-20http://lattes.cnpq.br/32430798184090022023-12-22T02:05:50Z2023-12-22T02:05:50Z2010-05-19ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA.The present work was realized in the Federal Institute of Education, Science and Technology, Goiano - Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) with students of the first series in Administration Technical Course, and with students of the Technical Course in the Support and in the Maintenance of Computers Integrated to the Average School, in the Modality of Education of Young and Adults. The objective of the research have been to analyze aspects of the mathematical learning of the students in situations mediated for the use of tools such as Lessons and Research Projects, using the world of the work of these citizens of the EJA, and in practical situations of teach-learning in the classroom, that have provided moments of reflection and context, mainly the professional experiences and the political-social subjects. In the Projects we used the experiences of life of the students of the PROEJA.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPROEJAEJAalunos trabalhadoresprojetos de pesquisaensino de matemáticaStudent-WorkerResearch projectsTeaching MathEducaçãoO ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidadesThe theaching math in the PROEJA: limits and possibilitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6695/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17534/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23852/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30232/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36608/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42988/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49368/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55820/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/50Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf: 1032681 bytes, checksum: dcf0009d924e7bf103f9d9fb9038712a (MD5) Previous issue date: 2010-05-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/1/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdf.txtExtracted Texttext/plain415986https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/2/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.txt6d291a8fdfa3ddb780037f2dc8cf5778MD52ORIGINAL2010 - Lucianne Oliveira Monteiro Andrade.pdfDocumento principalapplication/pdf1032837https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/3/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdfa8829232edaf66d3a3099a4debb00227MD5320.500.14407/123302023-12-21 23:05:50.319oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:05:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The theaching math in the PROEJA: limits and possibilities |
title |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
spellingShingle |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro PROEJA EJA alunos trabalhadores projetos de pesquisa ensino de matemática Student-Worker Research projects Teaching Math Educação |
title_short |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
title_full |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
title_fullStr |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
title_sort |
O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades |
author |
Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
author_facet |
Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Lucianne Oliveira Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mattos, José Roberto Linhares de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
549.417.927-34 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727097P1 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
435.354.611-20 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3243079818409002 |
contributor_str_mv |
Mattos, José Roberto Linhares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROEJA EJA alunos trabalhadores projetos de pesquisa ensino de matemática |
topic |
PROEJA EJA alunos trabalhadores projetos de pesquisa ensino de matemática Student-Worker Research projects Teaching Math Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Student-Worker Research projects Teaching Math |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Ceres (IFGoiano-Campus Ceres) com alunos da primeira série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Curso Técnico em Suporte e Manutenção de Computadores Integrado ao Ensino Médio, ambos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa teve como objetivo analisar aspectos da aprendizagem matemática dos alunos em situações mediadas pela utilização de ferramentas metodológicas como Aulas Contextualizadas e Projetos de Pesquisa utilizando o mundo do trabalho desses sujeitos da EJA, e em situações práticas de ensino-aprendizagem na sala de aula, que proporcionaram momentos de reflexão e contextualização, principalmente as experiências profissionais e os temas político-sociais. Nos Projetos buscamos utilizar as experiências de vida dos alunos do PROEJA. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-05-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:05:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:05:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330 |
identifier_str_mv |
ANDRADE, Lucianne Oliveira Monteiro. O ensino de matemática no PROEJA: limites e possibilidades. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/1/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/2/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12330/3/2010%20-%20Lucianne%20Oliveira%20Monteiro%20Andrade.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c1280dca4077478b5fad29883580c72 6d291a8fdfa3ddb780037f2dc8cf5778 a8829232edaf66d3a3099a4debb00227 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108201859809280 |