Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno, Jefferson Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367
Resumo: Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial.
id UFRRJ-1_0a86aaae7c79aed75b186456e88db3b1
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/14367
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Nepomuceno, Jefferson PereiraCerdera, Fábio Pereira029.387.937-07http://lattes.cnpq.br/0423533589985477Cerdera, Fabio PereiraAngelo, Elis Regina BarbosaViana, Uhelinton FonsecaSantos, Amandio Miguel dos079.797.187-03http://lattes.cnpq.br/11440044738363952023-12-22T03:00:21Z2023-12-22T03:00:21Z2021-02-26NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis dissertation discusses the possibility of understanding the woodcut matrix as a deponent element of the author's knowledge. It aims to discuss how the matrix is potentially descriptive of the subject and constitutes itself as cultural heritage. For this, using a qualitative methodological approach, we verified the relevance of the research regarding the matrix as immaterial heritage. We approach material culture as relative and confirming this presumed, observing in this material object the marks of the knowledge that created it. The dissertation also considers the practice of wood engraving, its history, definitions, context, and construction, be it material or syntactic, considering the role of the matrix in the construction of the subject and of the cultural fabric. This understanding qualifies the reflection about the woodcut matrix as an element that keeps, in itself, physically and as language, traits capable of projecting the knowledge contained therein, and of configuring it as an immaterial good.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e SociedadeUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuBem simbólicoXilogravura.Matriz xilográficaPatrimônio CulturalSymbolic wellWoodcutWoodcut matrixCultural HeritageArtesMatriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberesWoodcut matrix: symbolic good of knowledgeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, Theodor. Experiência e criação artística. Col. Arte e comunicação, Lisboa: Edições 70. 2003. AMARAL, Aracy. A. Arte para quê? São Paulo: Nobel, 1984. ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Col. Debates, São Paulo: Perspectiva, 2015. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade. São Paulo: LP & M, 2017. BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. São Paulo: Brasiliense, 1987 BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos – Tese VII. São Paulo: Brasiliense, 2017. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 1989. BOËDA, Eric. Technologique & Technologie: Une Paléohistoire des objets lithiques tranchants. Prigonrieux: @rchéo-éditions, 2013. BOTELHO, Adir. Canudos para exposição homônima. Rio de Janeiro: Sesc, 1997. BRASIL. [Constituição de 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Sítio da Câmara dos Deputados. Poder Legislativo do Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. BRASIL. Constituição de 1937. Sítio do Governo Federal do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021 BRASIL. Decreto nº. 3.551, de 4 de agosto de 2000. Sítio do Governo Federal do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. CAMPOFIORITO, Quirino. A Missão Artística Francesa e seus discípulos, 1816-1840. 2 vol. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001. COSTA, Diogo Menezes; VIANA, Sibeli. Materializando a História: o passado humano através da cultura material. Revista Mosaico, v. 12, pp. 3-13, 2019. COSTELLA, Antônio. Introdução à gravura e história da xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984. CURY, Isabelle. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. IPHAN. Carta de Burra. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Burra%201980.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. IPHAN. Carta de Nara. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Conferencia%20de%20Nara%201994.pd f. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. IPHAN. Carta de Veneza. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Veneza%201964.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. ENNES, Marcelo Alario; MARCON, Frank. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 16, no 35, jan/abril 2014, pp. 274-305. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à bibliografia brasileira a imagem gravada. São Paulo: Edusp, 1994, ano 16, no 35, jan/abril 2014, pp. 274-305. FER, Briony. Introdução. In: Modernidade e Modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998, pp. 3-49. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000. FONSECA, Maria Cecília. Referências Culturais: base para nova política de patrimônio. In: Políticas Sociais: acompanhamento e análise. 2010, IPEA. FOCILLON, Henri A vida das formas. Col. Arte e comunicação. Lisboa: Edições 70. 2001. GRILO, Rubem. Do vazio à expressão. Entrevista a Reisfschneifder, O.D. B. REISFSCHNEIFDER, O. D. B. ARS (São Paulo), 11(21), 118-147, 2013 GOMBRICH, E. H. A história da Arte. Rio de Janeiro, LTC, 2015. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problema dos patrimônios culturais. Estudos Históricos, v. 2, no 1, pp. 264-276, 1988. GONÇALVES, Jose. R. S. In: Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônio. Col. Museu, Memória e Cidadania, Rio de Janeiro: IPHAN/DEMU, 2007, pp. 107-116. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como Categoria do Pensamento. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. São Paulo: DP&A, 2006. HERSKOVITS, Anico. Xilogravura: arte e técnica. Porto Alegre: Tchê, 1986. HERSKOVITS, Melville. Antropologia Cultural. Man and his woks. V.1. São Paulo: Mestre Jou, 1973. HIMMELSTEIN, P. APPLEABAUM, B. The Process of Compromisse: a team approach to conservation environments. APT Bulletion XXVII, 1996. In: Museums, Libraries ans Archives Concil. Museologia Roteiros Práticos. Conservação de Acervos. São Paulo: EDUSP, 2005. HUBERMAM, Didi Georges. Quando as imagens tocam o real. Minas Gerais: UFMG, 2017. HUBERMAM, Didi Georges. CASCAS. Minas Gerais: UFMG, 2017. HUBERMAM, Didi Georges. Imagens, apesar de tudo. Minas Gerais: UFMG,2017. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes. 2015. KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano. Col. Mundo da arte. São Paulo: Martins Fontes. 2016. KURL, Beatriz Mugaya. In: comunicação oral na mesa: Autenticidade em risco. 3º ICOMOSBRASIL. Belo Horizonte, 2019 LANDOWSKI, Eric. A presença do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002. LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990. MALINOWISKY, Bronislaw. Man and Culture: An Evaluation of the Work of Bronislaw Malinowski , Firth Raymond, Franklin Classics Trade Press, 2018. MENESES, Ulpiano, Beserra. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, no 1I5, pp. 103-117, 1983. MIRABILIE, A., CALZA, C., SOARES, E., BOJANOSKI, S., SELLANES, V. (Org.) Boletim ABRACOR. ABRACOR, no 1, Rio de Janeiro, p. 15, 2010. NASCIMENTO, S., TOLENTINO, A., CHAGAS, M. (Org.). Caderno de diretrizes museológicas. Cecor - Minas Gerais: UFMG, 2006. NAVES, Rodrigo. Espaço da arte brasileira. In: Goeldi. São Paulo: Cosac & Naify, 1999, p. 20. NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Observações de um gravador quanto à conservação da matriz. In. Boletim da Abracor, n°1, p. 11 a 15, 2010. NUNES, Nancy de Castro. (Org.). Relatórios internos de procedimentos de conservação e restauração. Rio de Janeiro: MNBA-IPHAN, 2009. NUNES, Nancy de Castro. (Org.). Relatórios internos de procedimentos de conservação e restauração. Rio de Janeiro: MNBA-IPHAN, 2010. OLIVEN, Ruben George. Patrimônio Intangível: Considerações Iniciais. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. DP&A. Rio de Janeiro: RJ, 2003. UNESCO. Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Paris, 2003). Sitio Revista Museu. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/legislacao/patrimonio/4881-unesco-2003-recomendacao-paris.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. ICOM. Carta de Santiago 1972. Sitio Revista Museu. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/legislacao/museologia/3-1972-icom-mesa-redondade-santiago-do-chile.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. VILLASCHI, Juca. Hermenêutica dialógica. In: Paisagem Cultural, patrimônio, projeto. Minas Gerais: UFOP, 2014. VARELA, Marcos. A xilogravura expressionista brasileira. Dissertação - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1997 VELOSO, Mariza. O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan – A relação entre modernismo e barroco. UnB, Brasília. 2018.https://tede.ufrrj.br/retrieve/72874/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6499Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-04-04T16:06:02Z No. of bitstreams: 1 2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdf: 1830216 bytes, checksum: 02a218f7dec8d6d3fb47bb773977a6ed (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-04T16:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdf: 1830216 bytes, checksum: 02a218f7dec8d6d3fb47bb773977a6ed (MD5) Previous issue date: 2021-02-26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/1/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdf.txtExtracted Texttext/plain231560https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/2/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf.txt63926fe3774290b30af0c5b07d6a2dadMD52ORIGINAL2021 - Jefferson Pereira Nepomuceno.pdfapplication/pdf1830216https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/3/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf02a218f7dec8d6d3fb47bb773977a6edMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/143672023-12-22 00:00:21.377oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Woodcut matrix: symbolic good of knowledge
title Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
spellingShingle Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
Nepomuceno, Jefferson Pereira
Bem simbólico
Xilogravura.
Matriz xilográfica
Patrimônio Cultural
Symbolic well
Woodcut
Woodcut matrix
Cultural Heritage
Artes
title_short Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
title_full Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
title_fullStr Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
title_full_unstemmed Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
title_sort Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes
author Nepomuceno, Jefferson Pereira
author_facet Nepomuceno, Jefferson Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno, Jefferson Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cerdera, Fábio Pereira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 029.387.937-07
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0423533589985477
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cerdera, Fabio Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Angelo, Elis Regina Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Viana, Uhelinton Fonseca
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Santos, Amandio Miguel dos
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 079.797.187-03
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1144004473836395
contributor_str_mv Cerdera, Fábio Pereira
Cerdera, Fabio Pereira
Angelo, Elis Regina Barbosa
Viana, Uhelinton Fonseca
Santos, Amandio Miguel dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bem simbólico
Xilogravura.
Matriz xilográfica
Patrimônio Cultural
topic Bem simbólico
Xilogravura.
Matriz xilográfica
Patrimônio Cultural
Symbolic well
Woodcut
Woodcut matrix
Cultural Heritage
Artes
dc.subject.eng.fl_str_mv Symbolic well
Woodcut
Woodcut matrix
Cultural Heritage
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Artes
description Esta dissertação debate a possibilidade de entendimento da matriz xilográfica como elemento depoente de saberes do autor. Objetiva discutir como a matriz é potencialmente descritiva do sujeito e se constitui como patrimônio cultural. Para isso, a partir de abordagem metodológica qualitativa, verificamos a pertinência da pesquisa a respeito da matriz como patrimônio imaterial. Abordamos a cultura material como relativa e confirmadora deste presumido, observando, neste objeto material, marcas dos saberes que o criaram. A dissertação, também, faz ponderações a respeito da prática da gravura em madeira, sua história, definições, contexto e construção, seja esta material ou sintática, considerando o papel da matriz na construção do sujeito e da malha cultural. Esse entendimento qualifica a reflexão acerca da matriz xilográfica como elemento que guarda em si, fisicamente, e como linguagem, traços capazes de projetarem o conhecimento nela contido, e de configurá-la como bem imaterial.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:00:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367
identifier_str_mv NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Matriz xilográfica: bem simbólico detentor de saberes. 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ADORNO, Theodor. Experiência e criação artística. Col. Arte e comunicação, Lisboa: Edições 70. 2003. AMARAL, Aracy. A. Arte para quê? São Paulo: Nobel, 1984. ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1994. BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. Col. Debates, São Paulo: Perspectiva, 2015. BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da reprodutibilidade. São Paulo: LP & M, 2017. BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos. São Paulo: Brasiliense, 1987 BENJAMIN, Walter. Textos escolhidos – Tese VII. São Paulo: Brasiliense, 2017. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 1989. BOËDA, Eric. Technologique & Technologie: Une Paléohistoire des objets lithiques tranchants. Prigonrieux: @rchéo-éditions, 2013. BOTELHO, Adir. Canudos para exposição homônima. Rio de Janeiro: Sesc, 1997. BRASIL. [Constituição de 1988]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Sítio da Câmara dos Deputados. Poder Legislativo do Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. BRASIL. Constituição de 1937. Sítio do Governo Federal do Brasil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao37.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021 BRASIL. Decreto nº. 3.551, de 4 de agosto de 2000. Sítio do Governo Federal do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. CAMPOFIORITO, Quirino. A Missão Artística Francesa e seus discípulos, 1816-1840. 2 vol. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983. CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001. COSTA, Diogo Menezes; VIANA, Sibeli. Materializando a História: o passado humano através da cultura material. Revista Mosaico, v. 12, pp. 3-13, 2019. COSTELLA, Antônio. Introdução à gravura e história da xilogravura. Campos do Jordão: Mantiqueira, 1984. CURY, Isabelle. Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. IPHAN. Carta de Burra. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Burra%201980.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. IPHAN. Carta de Nara. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Conferencia%20de%20Nara%201994.pd f. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. IPHAN. Carta de Veneza. Sítio do IPHAN. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20de%20Veneza%201964.pdf. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. ENNES, Marcelo Alario; MARCON, Frank. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 16, no 35, jan/abril 2014, pp. 274-305. FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à bibliografia brasileira a imagem gravada. São Paulo: Edusp, 1994, ano 16, no 35, jan/abril 2014, pp. 274-305. FER, Briony. Introdução. In: Modernidade e Modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998, pp. 3-49. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2000. FONSECA, Maria Cecília. Referências Culturais: base para nova política de patrimônio. In: Políticas Sociais: acompanhamento e análise. 2010, IPEA. FOCILLON, Henri A vida das formas. Col. Arte e comunicação. Lisboa: Edições 70. 2001. GRILO, Rubem. Do vazio à expressão. Entrevista a Reisfschneifder, O.D. B. REISFSCHNEIFDER, O. D. B. ARS (São Paulo), 11(21), 118-147, 2013 GOMBRICH, E. H. A história da Arte. Rio de Janeiro, LTC, 2015. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problema dos patrimônios culturais. Estudos Históricos, v. 2, no 1, pp. 264-276, 1988. GONÇALVES, Jose. R. S. In: Antropologia dos objetos: coleções, museus e patrimônio. Col. Museu, Memória e Cidadania, Rio de Janeiro: IPHAN/DEMU, 2007, pp. 107-116. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como Categoria do Pensamento. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. São Paulo: DP&A, 2006. HERSKOVITS, Anico. Xilogravura: arte e técnica. Porto Alegre: Tchê, 1986. HERSKOVITS, Melville. Antropologia Cultural. Man and his woks. V.1. São Paulo: Mestre Jou, 1973. HIMMELSTEIN, P. APPLEABAUM, B. The Process of Compromisse: a team approach to conservation environments. APT Bulletion XXVII, 1996. In: Museums, Libraries ans Archives Concil. Museologia Roteiros Práticos. Conservação de Acervos. São Paulo: EDUSP, 2005. HUBERMAM, Didi Georges. Quando as imagens tocam o real. Minas Gerais: UFMG, 2017. HUBERMAM, Didi Georges. CASCAS. Minas Gerais: UFMG, 2017. HUBERMAM, Didi Georges. Imagens, apesar de tudo. Minas Gerais: UFMG,2017. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte e na pintura em particular. São Paulo: Martins Fontes. 2015. KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano. Col. Mundo da arte. São Paulo: Martins Fontes. 2016. KURL, Beatriz Mugaya. In: comunicação oral na mesa: Autenticidade em risco. 3º ICOMOSBRASIL. Belo Horizonte, 2019 LANDOWSKI, Eric. A presença do outro. São Paulo: Perspectiva, 2002. LE GOFF, Jaques. História e Memória. Campinas: UNICAMP, 1990. MALINOWISKY, Bronislaw. Man and Culture: An Evaluation of the Work of Bronislaw Malinowski , Firth Raymond, Franklin Classics Trade Press, 2018. MENESES, Ulpiano, Beserra. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista de História, no 1I5, pp. 103-117, 1983. MIRABILIE, A., CALZA, C., SOARES, E., BOJANOSKI, S., SELLANES, V. (Org.) Boletim ABRACOR. ABRACOR, no 1, Rio de Janeiro, p. 15, 2010. NASCIMENTO, S., TOLENTINO, A., CHAGAS, M. (Org.). Caderno de diretrizes museológicas. Cecor - Minas Gerais: UFMG, 2006. NAVES, Rodrigo. Espaço da arte brasileira. In: Goeldi. São Paulo: Cosac & Naify, 1999, p. 20. NEPOMUCENO, Jefferson Pereira. Observações de um gravador quanto à conservação da matriz. In. Boletim da Abracor, n°1, p. 11 a 15, 2010. NUNES, Nancy de Castro. (Org.). Relatórios internos de procedimentos de conservação e restauração. Rio de Janeiro: MNBA-IPHAN, 2009. NUNES, Nancy de Castro. (Org.). Relatórios internos de procedimentos de conservação e restauração. Rio de Janeiro: MNBA-IPHAN, 2010. OLIVEN, Ruben George. Patrimônio Intangível: Considerações Iniciais. In: ABREU, Regina e CHAGAS, Mário. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. DP&A. Rio de Janeiro: RJ, 2003. UNESCO. Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Paris, 2003). Sitio Revista Museu. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/legislacao/patrimonio/4881-unesco-2003-recomendacao-paris.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. ICOM. Carta de Santiago 1972. Sitio Revista Museu. Disponível em: https://www.revistamuseu.com.br/site/br/legislacao/museologia/3-1972-icom-mesa-redondade-santiago-do-chile.html. Acesso em: 18 de fevereiro de 2021. VILLASCHI, Juca. Hermenêutica dialógica. In: Paisagem Cultural, patrimônio, projeto. Minas Gerais: UFOP, 2014. VARELA, Marcos. A xilogravura expressionista brasileira. Dissertação - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1997 VELOSO, Mariza. O tecido do tempo: o patrimônio cultural no Brasil e a Academia Sphan – A relação entre modernismo e barroco. UnB, Brasília. 2018.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/1/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/2/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/3/2021%20-%20Jefferson%20Pereira%20Nepomuceno.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/14367/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
63926fe3774290b30af0c5b07d6a2dad
02a218f7dec8d6d3fb47bb773977a6ed
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108105131819008