Ipseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológica
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13496 |
Resumo: | A proposta norteadora da presente dissertação é assinalar a relação entre os conceitos de ipseidade e fé no pensamento de Søren Kierkegaard. Pressupomos que a originalidade de um tipo existencial está em jogo, onde tal existente só pode se dar, de modo pleno, no modo de ser da fé. Kierkegaard pensa o ser humano como um eu/self existencial – uma estrutura relacional em devir. Sua identidade (identidade-ipse) é extraposta. O existente humano é este ser que tem sua possibilidade de ser enraizada em Deus. Ser humano é carente de si mesmo. Ele possui a divina tarefa de tornar-se pleno: conquistar sua ipseidade. Destarte, objetivamos assinalar que a temática da fé, pensada como movimento de articulação existencial, expõe-se como a instância ontológica que responde pela gênese de um sentido existencial onde o ser humano torna-se si mesmo. Concomitantemente, o eixo central da presente reflexão propõe evidenciar o modo como o indivíduo é pensado através da relação Eu-Deus-Outro. Isso porque, o filósofo concebe uma alteridade ética onde o outro é constitutivo do self, a partir de uma interpelação divina. |
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Nery, Isaac Bruno da SilvaCosta, Affonso Henrique Vieira da875.616.467-04Costa, Affonso Henrique Vieira daMoraes, Francisco José dias dePisetta, Écio Elvis129.782.917-45http://lattes.cnpq.br/94129605908977772023-12-22T02:47:46Z2023-12-22T02:47:46Z2019-08-27NERY, Isaac Bruno da Silva. Ipseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológica. 2019. 67 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13496A proposta norteadora da presente dissertação é assinalar a relação entre os conceitos de ipseidade e fé no pensamento de Søren Kierkegaard. Pressupomos que a originalidade de um tipo existencial está em jogo, onde tal existente só pode se dar, de modo pleno, no modo de ser da fé. Kierkegaard pensa o ser humano como um eu/self existencial – uma estrutura relacional em devir. Sua identidade (identidade-ipse) é extraposta. O existente humano é este ser que tem sua possibilidade de ser enraizada em Deus. Ser humano é carente de si mesmo. Ele possui a divina tarefa de tornar-se pleno: conquistar sua ipseidade. Destarte, objetivamos assinalar que a temática da fé, pensada como movimento de articulação existencial, expõe-se como a instância ontológica que responde pela gênese de um sentido existencial onde o ser humano torna-se si mesmo. Concomitantemente, o eixo central da presente reflexão propõe evidenciar o modo como o indivíduo é pensado através da relação Eu-Deus-Outro. Isso porque, o filósofo concebe uma alteridade ética onde o outro é constitutivo do self, a partir de uma interpelação divina.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe guiding proposal of this dissertation is to point out the relation between the concepts of ipseity and faith in the thought of Søren Kierkegaard. We assume that the originality of an existential type is at stake, where such an existential type can only exist, fully, in the way of being of faith. Kierkegaard thinks the human being as an existential self - a relational structure in becoming. Your identity (ipse-identity) is extrapolated. The existing human is this being that has its possibility of being rooted in God. Being human is lacking in himself. He has the divine task of becoming what he is: conquering his ipseity. Thus, we aim to point out that the thematic of faith, thought of as an existential articulation movement, is exposed as the ontological instance that responds by the genesis of an existential sense where the human being becomes himself. Concomitantly, the central axis of the present reflection proposes to highlight the way in which the individual is thought through the I-God-Other relationship. This is because, the philosopher conceives an ethical alterity where the other is constitutive of the self, from a divine interpellation.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisFéIpseidadeReduplicaçãoAlteridadeÉticaFaithIpseityReduplicationAlterityEthicFilosofiaIpseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológicaIpseity and faith in Kierkegaard: identity movement of ontological plenificationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, Jorge Miranda. Ética e existência em Kierkegaard e Lévinas. Vitóra da Conquista: Edições Uesb. 2009. ____________. Paradoxo, reduplicação e existência em Kierkegaard. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro - RJ, 1992. ____________. & VALLS, Alvaro L.M. Kierkegaard. Coleção Filosofia Passo a Passo. Ed. Jorge Zahar. 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Kierkegaard e a antropologia entre a angústia e o desespero. La Mirada Kierkegaardiana, Nº 1, ISSN 1989-2322. Acessado em 05/04/2018: http://lamiradakierkegaardiana.hiin-enkelte.info/index.php/2018/02/10/kierkegaard-e-a-antropologia-entre-a-angustia-o-desespero/, 2018. STEWART, Jon. Kierkegaard’s Concepts - Tome IV: individual to novel. Kierkegaard Research: Sources, Reception and Resources, Volume 15, Tome IV. Routledge, New York – USA, 2016. _____________. Kierkegaard’s Concepts - Tome VI: salvation to writing. Kierkegaard Research: Sources, Reception and Resources, Volume 15, Tome VI. Routledge, New York – USA, 2016. _____________. Kierkegaard and existentialism. Kierkegaard Research: Sources, Reception and Resources, Volume 9. General Editor Jon Stewart - Søren Kierkegaard Research Centre, University of Copenhagen, Denmark. Routledge, New York - USA, 2016. STOKES, Patrick. The Naked Self: Kierkegaard and Personal Identity. Oxford University Press, United Kingdom, 2015. VALLS, Alvaro L. M. Kierkegaard, leitor da Fenomenologia da Religião. In: Natureza Humana, 14.1, 2012. _____________. Entre Sócrates e Cristo: ensaios sobre a ironia e o amor em Kierkegaard. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. _____________. Sobre as críticas ao cristianismo e à cristandade em Nietzsche e em Kierkegaard. Síntese - Rev. de Filosofia, V. 34, N. 110. 2007. _____________. A narrativa de Deus na sociedade pós-tudo: a estratégia irônica de Kierkegaard. Ensaio: Revista Trama Interdisciplinar, vol. 2 - n. 1, 2011. WATKIN, Julia. Historical Dictionary of Kierkegaard’s Philosophy. Lanham, Maryland, London: The Scarecrow Press, 2001. WYSCHOGROD, Michael. Kierkegaard and Heidegger: The Ontology of Existence Book. Humanities Press, 1954.https://tede.ufrrj.br/retrieve/70049/2019%20-%20Isaac%20Bruno%20da%20Silva%20Nery.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5821Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-26T16:59:23Z No. of bitstreams: 1 2019 - Isaac Bruno da Silva Nery.pdf: 1369667 bytes, checksum: aa07dc9fb26de8f7c49f8157c2a38c4b (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-26T16:59:23Z (GMT). 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