Da Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcos Paulo Souza da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12515
Resumo: O estudo apresentado aborda um pouco sobre a cultura da Etnia Paresi, em aldeias situadas no município de Campo Novo do Parecis – MT, relacionando a cultura dessa etnia com o conhecimento matemático, sendo então um estudo pautado na etnomatemática. Essa abordagem teve como objetivo entender as dificuldades sofridas pelos alunos, quando inseridos na chamada escola regular, uma vez que os mesmos são alfabetizados na aldeia em uma escola bilíngue, na língua materna e na língua portuguesa, e depois prosseguem seus estudos na cidade. Essa realidade cultural, com foco em matemática, tem sido objeto do nosso estudo, relatado no presente trabalho, através do método observacional, pois pouco se sabe sobre etnia, e não há registros de estudos que abordem a relação entre a cultura e o conhecimento matemático provenientes da mesma. A riqueza dessa relação é o foco dessa pesquisa aqui apresentada.
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Essa abordagem teve como objetivo entender as dificuldades sofridas pelos alunos, quando inseridos na chamada escola regular, uma vez que os mesmos são alfabetizados na aldeia em uma escola bilíngue, na língua materna e na língua portuguesa, e depois prosseguem seus estudos na cidade. Essa realidade cultural, com foco em matemática, tem sido objeto do nosso estudo, relatado no presente trabalho, através do método observacional, pois pouco se sabe sobre etnia, e não há registros de estudos que abordem a relação entre a cultura e o conhecimento matemático provenientes da mesma. A riqueza dessa relação é o foco dessa pesquisa aqui apresentada.The current work shows a research on mathematical knowledge disseminated by Paresi ethnicity in villages in the neighborhood of Campo Novo of Parecis – MT, with the goal of raising relevant issues to understand the school integration of the indigenous in the called regular school. According to ethnomathematics, we analyzed the cultural differences of ethnicity, observing local characteristics recorded by the memory of the community members, obtained in interviews or in informal conversations. The native students are in the middle of the conflict of change in education: before, the classes were contextualized, in the villages and in the mother language and then, in regular school, they have classes in the city and in Portuguese. We chose the observational method since we do not know about any study of this ethnicity about teaching and learning mathematics. The results show us a good deal of mathematical knowledge of this ethnic group.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEtnomatemáticaEtnia ParesiInserção Escolar IndígenaEthnomathematicsParesi EthnicityIndigenous School InsertionEducaçãoDa Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.Village to Town: The Mathematics of Ethnicity and Paresi Insertion Indigenous School.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas, SP: Editora Papirus, 1995. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação? São Paulo, SP: Brasiliense, 2007. BRASIL, CAMARA FEDERAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 5ª ed. Brasília, DF: 2010. _______. Ministério da Educação. Um Novo Modelo de Educação Profissional e Tecnológica: Concepção e Diretrizes. 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Educação matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Perspectivas em educação Matemática). FAY, Maria das Graças de Souza; MAFALDA, Angelita Nirvane Hoppen Ratz; TEIXEIRA, Sandra Josefina Paim. Revivendo Campo Novo do Parecis, 1a ed. Tangará da Serra, MT: São Francisco Gráfica editora, 2006. FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. Rondon: A construção do Brasil e a causa indígena. Brasília, DF: Abravideo, 2009. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 34ª ed., São Paulo, SP: Paz e Terra, 2006, p.63. GAZZETTA, Marineusa. A etnomatemática na sala de aula. In: FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco (Organizadora). Etnomatemática: Novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói, RJ: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2009, p. 157-164. 82 GERDES, Paulus. Cultura do despertar do pensamento geométrico. Instituto Superior Pedagógico. Maputo: Moçambique, 1991. GIL, A.C. Como Elaborar projetos de pesquisa. 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MORALES, Walter Fagundes; MOI, Flavia Prado. Cenários Regionais em Arqueologia Brasileira, 1a ed. São Paulo, SP: Annablume editora, 2009. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. 8a ed., Rio de Janeiro, RJ: Bertrand Brasil, 2003. PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma Revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2010. PARESI, Rony Walter Azoinayce. Zozoiterô: Vamos Aprender a Ler no Idioma Haliti-Paresi. Cáceres, MT: UNEMAT, 2011. PEREIRA, Adalberto Holanda, Pesquisas – antropologia nº 41: O pensamento mítico do Paresi primeira parte. São Leopoldo, RS: Instituto Anchietano de Pesquisas, 1986. SCANDIUZZI, Pedro Paulo. Educação indígena x educação escolar indígena: uma relação etnocida em uma pesquisa etnomatemática. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2009. SIQUEIRA, Zaida. Padrões. São Paulo, SP: Editora do Autor, 2011. VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: o que é? Natal, RN: Flecha do Tempo, 2007. 83 YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4a ed., Porto Alegre, RS: Bookmam, 2010.https://tede.ufrrj.br/retrieve/62810/2013%20-%20Marcos%20Paulo%20Souza%20da%20Silva.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4096Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-27T14:31:37Z No. of bitstreams: 1 2013 - Marcos Paulo Souza da Silva.pdf: 4272402 bytes, checksum: 6c6213d26cc1942b3449dec94de25c2d (MD5)Made available in DSpace on 2020-10-27T14:31:37Z (GMT). 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