Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Juarez Nelson Alves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12531
Resumo: Em 2007, o Governo Federal propôs, através de uma Chamada Pública do Ministério da Educação (Brasil, MEC/SETEC Nº. 2/2007), intitulada Chamada Pública de Propostas para a Constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia . Em 29 de dezembro de 2008 a Lei nº 11.892 deu nova configuração à Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, implantando oficialmente os Institutos Federais. A diretriz legal incluiu apoio à implementação da nova infraestrutura, com a exigência das instituições continuarem com a oferta de: 50% do ensino médio, 20% licenciatura, 30% tecnológicos e bacharelados na área de engenharia, pós graduação lato sensu e stricto sensu. O presente estudo analisa a implantação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, investigando o impacto da transferência com foco especial nas necessidades relacionadas à ampliação e qualificação do quadro docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter estudo de caso , tendo como foco de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, composto por seis campi, porém, o universo amostral foi o Campus Camboriú, formado pelo antigo Colégio Agrícola de Camboriú, que, acredita-se, poderá possibilitar reflexões e inferências para os demais. O estudo apresenta três momentos distintos: primeiro consistiu no aprofundamento do referencial teórico de forma a fundamentar as análises da pesquisa. No segundo, foi feita uma coleta de dados in loco na Instituição objeto do estudo. No terceiro momento, realizou-se uma análise de dados, reflexões e apresentação de sugestões. O levantamento de dados referentes à gestão do Campus, foi realizado através de questionários junto aos docentes. Investigou-se o quadro de docentes do campus e a necessidade de qualificação e capacitação para cumprir as novas demandas de oferecimento de cursos superiores. Através dos dados coletados, foi possível apresentar propostas de reestruturação, visando à implementação de novos cursos nas áreas de: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Licenciaturas, Gestão de Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança e Produção Industrial, levando-se em consideração o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com base no estudo, constatou-se a necessidade de maior investimento na capacitação docente, a fim de atender às especificidades da nova instituição criada pelo Governo Federal: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
id UFRRJ-1_1570bceb58237cb9300fcdbf54cdc99b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12531
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Lima, Juarez Nelson Alves deOtranto, Celia Regina443.476.507-87http://lattes.cnpq.br/6452959271161723083.680.409-06http://lattes.cnpq.br/80385369088147332023-12-22T02:10:47Z2023-12-22T02:10:47Z2010-03-02LIMA, Juarez Nelson Alves de. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12531Em 2007, o Governo Federal propôs, através de uma Chamada Pública do Ministério da Educação (Brasil, MEC/SETEC Nº. 2/2007), intitulada Chamada Pública de Propostas para a Constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia . Em 29 de dezembro de 2008 a Lei nº 11.892 deu nova configuração à Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, implantando oficialmente os Institutos Federais. A diretriz legal incluiu apoio à implementação da nova infraestrutura, com a exigência das instituições continuarem com a oferta de: 50% do ensino médio, 20% licenciatura, 30% tecnológicos e bacharelados na área de engenharia, pós graduação lato sensu e stricto sensu. O presente estudo analisa a implantação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, investigando o impacto da transferência com foco especial nas necessidades relacionadas à ampliação e qualificação do quadro docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter estudo de caso , tendo como foco de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, composto por seis campi, porém, o universo amostral foi o Campus Camboriú, formado pelo antigo Colégio Agrícola de Camboriú, que, acredita-se, poderá possibilitar reflexões e inferências para os demais. O estudo apresenta três momentos distintos: primeiro consistiu no aprofundamento do referencial teórico de forma a fundamentar as análises da pesquisa. No segundo, foi feita uma coleta de dados in loco na Instituição objeto do estudo. No terceiro momento, realizou-se uma análise de dados, reflexões e apresentação de sugestões. O levantamento de dados referentes à gestão do Campus, foi realizado através de questionários junto aos docentes. Investigou-se o quadro de docentes do campus e a necessidade de qualificação e capacitação para cumprir as novas demandas de oferecimento de cursos superiores. Através dos dados coletados, foi possível apresentar propostas de reestruturação, visando à implementação de novos cursos nas áreas de: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Licenciaturas, Gestão de Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança e Produção Industrial, levando-se em consideração o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com base no estudo, constatou-se a necessidade de maior investimento na capacitação docente, a fim de atender às especificidades da nova instituição criada pelo Governo Federal: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.In 2007, the Federal Government has proposed, through a call from the Ministry of Public Education (Brazil, MEC / SETEC no. 2 / 2007) entitled "Public Call for Proposals for the constitution of the Federal Institutes of Education, Science and Technology - the implantation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology". On December 29, 2008 Law No. 11.892 gave new configuration to the federal network of professional education in Brazil, deploying officially the Federal Institutes. The legal guideline included support for the implantation of new infrastructure, with the requirement that the institutions continue to offer: 50% of high school, 20% undergraduate, 30% technology and bachelor degrees in engineering, graduate broadly and too narrowly. This study analyzes the implementation of the Federal Institute of Santa Catarina - Campus Camboriú, investigating the impact of the transfer with a special focus on needs related to the expansion and training of the faculty. It is characterized as a qualitative research, of a "case study", focusing on analysis of the Federal Institute for Education, Science and Technology of Santa Catarina, with six campuses, however, the sampling universe was the Campus Camboriú, formed by former Agricultural College of Camboriú, which is believed, may enable reflections and inferences to others. The study presents showed three distinct times: the first consisted of deepening of the theoretical framework in order to substantiate the analysis of the research. In the second, there was a data collection site at the institution the object of study. In the third phase, there was an analysis of data, reflections and make suggestions. The survey on the management of the Campus was carried out through questionnaires sent to teachers. We investigated the teaching staff of the campus and the need for qualification and training to meet the new demands of offering higher education courses. Through the data collected, it was possible to submit proposals for restructuring, aiming at implementing new courses in the areas of Information and Communications, Natural Resources, Undergraduate, Business Management, Environment, Health and Safety and Industrial Production, taking into account the Institutional Development Project (IDP). Based on the study, there was a need for greater investment in teacher training to meet the specific needs of the new institution created by the federal government: the Federal Institutes of Education, Science and Technology.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaimplantaçãoqualificação e docenteimplantationqualification and teachersEducaçãoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docenteFederal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina: the challenges of the implantation and qualification, completion of the teacher's frameworkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13076/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17918/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24218/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30565/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36951/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43351/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49753/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56186/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/168Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juarez Nelson Alves de Lima.pdf: 821564 bytes, checksum: d2b2cf01d8bf2229794b6405d4c711df (MD5) Previous issue date: 2010-03-02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2010 - Juarez Nelson Alves de Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2097https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/1/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg8b09062ce9896296245d747f8e287a22MD51TEXT2010 - Juarez Nelson Alves de Lima.pdf.txtExtracted Texttext/plain196907https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/2/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.txtcf266551584cceb00a29facba28ff00bMD52ORIGINAL2010 - Juarez Nelson Alves de Lima.pdfapplication/pdf821680https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/3/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdfbec7bcc0a02b8ea41dbcaa098dedaed7MD5320.500.14407/125312023-12-21 23:10:48.048oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina: the challenges of the implantation and qualification, completion of the teacher's framework
title Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
spellingShingle Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
Lima, Juarez Nelson Alves de
implantação
qualificação e docente
implantation
qualification and teachers
Educação
title_short Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
title_full Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
title_fullStr Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
title_full_unstemmed Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
title_sort Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente
author Lima, Juarez Nelson Alves de
author_facet Lima, Juarez Nelson Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Juarez Nelson Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Otranto, Celia Regina
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 443.476.507-87
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6452959271161723
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 083.680.409-06
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8038536908814733
contributor_str_mv Otranto, Celia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv implantação
qualificação e docente
topic implantação
qualificação e docente
implantation
qualification and teachers
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv implantation
qualification and teachers
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Em 2007, o Governo Federal propôs, através de uma Chamada Pública do Ministério da Educação (Brasil, MEC/SETEC Nº. 2/2007), intitulada Chamada Pública de Propostas para a Constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia . Em 29 de dezembro de 2008 a Lei nº 11.892 deu nova configuração à Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, implantando oficialmente os Institutos Federais. A diretriz legal incluiu apoio à implementação da nova infraestrutura, com a exigência das instituições continuarem com a oferta de: 50% do ensino médio, 20% licenciatura, 30% tecnológicos e bacharelados na área de engenharia, pós graduação lato sensu e stricto sensu. O presente estudo analisa a implantação do Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú, investigando o impacto da transferência com foco especial nas necessidades relacionadas à ampliação e qualificação do quadro docente. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter estudo de caso , tendo como foco de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, composto por seis campi, porém, o universo amostral foi o Campus Camboriú, formado pelo antigo Colégio Agrícola de Camboriú, que, acredita-se, poderá possibilitar reflexões e inferências para os demais. O estudo apresenta três momentos distintos: primeiro consistiu no aprofundamento do referencial teórico de forma a fundamentar as análises da pesquisa. No segundo, foi feita uma coleta de dados in loco na Instituição objeto do estudo. No terceiro momento, realizou-se uma análise de dados, reflexões e apresentação de sugestões. O levantamento de dados referentes à gestão do Campus, foi realizado através de questionários junto aos docentes. Investigou-se o quadro de docentes do campus e a necessidade de qualificação e capacitação para cumprir as novas demandas de oferecimento de cursos superiores. Através dos dados coletados, foi possível apresentar propostas de reestruturação, visando à implementação de novos cursos nas áreas de: Informação e Comunicação, Recursos Naturais, Licenciaturas, Gestão de Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança e Produção Industrial, levando-se em consideração o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Com base no estudo, constatou-se a necessidade de maior investimento na capacitação docente, a fim de atender às especificidades da nova instituição criada pelo Governo Federal: os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Juarez Nelson Alves de. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12531
identifier_str_mv LIMA, Juarez Nelson Alves de. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense: os desafios de sua implantação e qualificação/complementação do quadro docente. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12531
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/1/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/2/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12531/3/2010%20-%20Juarez%20Nelson%20Alves%20de%20Lima.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b09062ce9896296245d747f8e287a22
cf266551584cceb00a29facba28ff00b
bec7bcc0a02b8ea41dbcaa098dedaed7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107893029011456