O Processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física no curso técnico de agropecuária do IFMT/ Campus Cáceres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Salmo César da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12815
Resumo: Buscamos analisar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, no curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus Cáceres, a partir da percepção dos discentes concluintes, identificando quais os conteúdos de ensino da Educação Agrícola no Brasil eram privilegiados por meio das aulas de Educação Física; caracterizando os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores de Educação Física para avaliar o processo ensinoaprendizagem dos conteúdos desenvolvidos nas aulas por eles ministrados; e avaliando a relevância ou o impacto das aulas de educação física na formação dos discentes. Estudamos a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil, o ensino da Educação Física no Brasil, as mudanças que ocorreram, o papel da Escola, o currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram, um questionário semi-estruturado, junto aos concluintes do Curso Técnico em Agropecuária do ano letivo 2010, totalizando 71 alunos, e também documentos formais junto a Coordenação Pedagógica da instituição. Pudemos constatar, através da sistematização da pesquisa, que a disciplina Educação Física, nessa perspectiva, dados muito preocupantes, como a incidência de conteúdos trabalhados, metodologias de ensino, avaliações e competências gerais trabalhadas. Confirmando as angústias iniciais, de desmotivação em relação da disciplina. A partir do presente estudo foi possível conhecer a realidade do trabalho desenvolvido, bem como apresentar subsídios para a melhoria da prática pedagógica da disciplina Educação Física na Rede Federal de Ensino, e reconstruir o processo de ensino-aprendizagem, que implique pensar um corpo que não é só movimento, mas que os envolvidos nesse processo que compõe a cultura corporal, sejam vistos e valorizados e que os conhecimentos ofertados contribuam com sua formação profissional.
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Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12815Buscamos analisar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, no curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus Cáceres, a partir da percepção dos discentes concluintes, identificando quais os conteúdos de ensino da Educação Agrícola no Brasil eram privilegiados por meio das aulas de Educação Física; caracterizando os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores de Educação Física para avaliar o processo ensinoaprendizagem dos conteúdos desenvolvidos nas aulas por eles ministrados; e avaliando a relevância ou o impacto das aulas de educação física na formação dos discentes. Estudamos a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil, o ensino da Educação Física no Brasil, as mudanças que ocorreram, o papel da Escola, o currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram, um questionário semi-estruturado, junto aos concluintes do Curso Técnico em Agropecuária do ano letivo 2010, totalizando 71 alunos, e também documentos formais junto a Coordenação Pedagógica da instituição. Pudemos constatar, através da sistematização da pesquisa, que a disciplina Educação Física, nessa perspectiva, dados muito preocupantes, como a incidência de conteúdos trabalhados, metodologias de ensino, avaliações e competências gerais trabalhadas. Confirmando as angústias iniciais, de desmotivação em relação da disciplina. A partir do presente estudo foi possível conhecer a realidade do trabalho desenvolvido, bem como apresentar subsídios para a melhoria da prática pedagógica da disciplina Educação Física na Rede Federal de Ensino, e reconstruir o processo de ensino-aprendizagem, que implique pensar um corpo que não é só movimento, mas que os envolvidos nesse processo que compõe a cultura corporal, sejam vistos e valorizados e que os conhecimentos ofertados contribuam com sua formação profissional.We analyze the teaching-learning process in physical education classes, technical course in agriculture in the IFMT - Campus Caceres, from the perceptions of graduating students, identifying the teaching contents of Agricultural Education in Brazil were privileged by the lessons of Physical Education; characterizing the methodological procedures used by physical education teachers to assess the teaching-learning content developed in the classes they taught, and assessing the relevance or impact of physical education classes in the training of students. We studied the historical course of professional education in Brazil, the teaching of Physical Education in Brazil, the changes that have occurred, the role of the school curriculum. This is a qualitative research whose instruments were used, a semi-structured questionnaire, along with graduates of the Agricultural Technical Course in academic year 2010, totaling 71 students, as well as formal documents from the Educational Center of the institution. We identify, through systematic research, that the Physical Education, from this perspective, data very worrying, as the incidence of content worked, teaching methodologies, assessments and skills worked. Confirming the initial anxiety, demotivation for the discipline. From this study it was possible to know the reality of their work, as well as to contribute for the improvement of pedagogical practice of Physical Education in the Federal Network for Teaching and reconstruct the teaching-learning process, involving a body that does not think it's just movement, but that those involved in this process that makes up the body culture, are seen and valued and that the knowledge offered to contribute their professional training.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação Física EscolarPhysical EducationVocational EducationEducação ProfissionalEnsino AgrícolaAgricultural EducationCiências HumanasO Processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física no curso técnico de agropecuária do IFMT/ Campus CáceresThe teaching-learning process in physical education classes at the agricultural technical course IFMT / Campus Caceresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisREFERÊNCIAS BETTI, M. 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Agricultural Education
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description Buscamos analisar o processo ensino-aprendizagem nas aulas de Educação Física, no curso técnico em agropecuária do IFMT – Campus Cáceres, a partir da percepção dos discentes concluintes, identificando quais os conteúdos de ensino da Educação Agrícola no Brasil eram privilegiados por meio das aulas de Educação Física; caracterizando os procedimentos metodológicos utilizados pelos professores de Educação Física para avaliar o processo ensinoaprendizagem dos conteúdos desenvolvidos nas aulas por eles ministrados; e avaliando a relevância ou o impacto das aulas de educação física na formação dos discentes. Estudamos a trajetória histórica da Educação Profissional no Brasil, o ensino da Educação Física no Brasil, as mudanças que ocorreram, o papel da Escola, o currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram, um questionário semi-estruturado, junto aos concluintes do Curso Técnico em Agropecuária do ano letivo 2010, totalizando 71 alunos, e também documentos formais junto a Coordenação Pedagógica da instituição. Pudemos constatar, através da sistematização da pesquisa, que a disciplina Educação Física, nessa perspectiva, dados muito preocupantes, como a incidência de conteúdos trabalhados, metodologias de ensino, avaliações e competências gerais trabalhadas. Confirmando as angústias iniciais, de desmotivação em relação da disciplina. A partir do presente estudo foi possível conhecer a realidade do trabalho desenvolvido, bem como apresentar subsídios para a melhoria da prática pedagógica da disciplina Educação Física na Rede Federal de Ensino, e reconstruir o processo de ensino-aprendizagem, que implique pensar um corpo que não é só movimento, mas que os envolvidos nesse processo que compõe a cultura corporal, sejam vistos e valorizados e que os conhecimentos ofertados contribuam com sua formação profissional.
publishDate 2011
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dc.identifier.citation.fl_str_mv Silva, Salmo César da. O Processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física no curso técnico de agropecuária do IFMT/ Campus Cáceres. 2011. [55 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
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