Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Deividy Attila
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146
Resumo: O objetivo deste estudo é traçar um panorama das estratégias empresariais do segmento de geração de energia elétrica, fazendo uma comparação entre os dados obtidos na pesquisa, a partir de 2001. A análise é baseada no nível de verticalização, na região de atuação no país e na tecnologia (hidrelétrica, termelétrica ou alternativa) utilizada pelas empresas. Essas variáveis são comparadas ao ROE de cada empresa e paralelamente à composição do seu capital. Para isso, a amostra possui três empresas privadas, três públicas estaduais e três públicas federais, de forma que se mantenha um equilíbrio na análise. A metodologia consiste em um estudo de multicasos com o levantamento de dados através de formulários. Os resultados obtidos demonstram que os melhores desempenhos não dependem da composição do capital da empresa, mas sim, de sua visão estratégica. Ou seja, as empresas que buscam se adaptar, aproveitando as novas oportunidades do mercado, têm os maiores retornos sobre o Patrimônio Liquido. Tal constatação reforça as Teorias de Inovação de Valor de Kim & Maubourgne, onde as empresas rompem com a ordem vigente e criam novas fronteiras de mercado.
id UFRRJ-1_17dc9f4ac5539f0175248f095ed2a0b5
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15146
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Marcelino, Deividy AttilaMelo, Francisco Paulo de073.718.027-72http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792947H1047.696.577-222023-12-22T03:10:56Z2023-12-22T03:10:56Z2007-03-19MARCELINO, Deividy Attila. Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146O objetivo deste estudo é traçar um panorama das estratégias empresariais do segmento de geração de energia elétrica, fazendo uma comparação entre os dados obtidos na pesquisa, a partir de 2001. A análise é baseada no nível de verticalização, na região de atuação no país e na tecnologia (hidrelétrica, termelétrica ou alternativa) utilizada pelas empresas. Essas variáveis são comparadas ao ROE de cada empresa e paralelamente à composição do seu capital. Para isso, a amostra possui três empresas privadas, três públicas estaduais e três públicas federais, de forma que se mantenha um equilíbrio na análise. A metodologia consiste em um estudo de multicasos com o levantamento de dados através de formulários. Os resultados obtidos demonstram que os melhores desempenhos não dependem da composição do capital da empresa, mas sim, de sua visão estratégica. Ou seja, as empresas que buscam se adaptar, aproveitando as novas oportunidades do mercado, têm os maiores retornos sobre o Patrimônio Liquido. Tal constatação reforça as Teorias de Inovação de Valor de Kim & Maubourgne, onde as empresas rompem com a ordem vigente e criam novas fronteiras de mercado.The objective of this study is to draw a panorama of the business strategies in the segment of electric power generation, making a comparison among the data obtained in the research, starting from 2001. The analysis is based on the vertical integration level, in the participation area in the country and in the technology (hydroelectric power, thermoelectric or alternative) used by the companies. Those variables are compared to the ROE of each company and to the composition of its Social Capital. For that, the sample contains three private companies, three public state companies and three public federal companies, so that it establishes a balance in the analysis. The methodology consists of a multicases study with the survey of data by formularies. The obtained results demonstrate that the best performance don't depend on the composition of the company´s Social Capital, but depends on its strategic vision. In other words, the companies that adapt to the market, taking advantage new opportunities, have the largest Return on Equity. That verification reinforces the Theories of Innovation of Value of Kim & Maubourgne, where the companies break up with the effective order and create new market borders.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisestratégiasetor elétricogeração de energia.estrategyelectric industryrlectric power generationAdministraçãoEstratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60634/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/993Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Deividy Attila Marcelino.pdf: 602923 bytes, checksum: b30a778e1a49c1c66c059e268603c8de (MD5) Previous issue date: 2007-03-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Deividy Attila Marcelino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/1/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2007 - Deividy Attila Marcelino.pdf.txtExtracted Texttext/plain168276https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/2/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf.txtf70e60d41f5241d2192a8110d1741eb3MD52ORIGINAL2007 - Deividy Attila Marcelino.pdfapplication/pdf603232https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/3/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf685a32f9b2844bee2ba4bfa78bb04e53MD5320.500.14407/151462023-12-22 00:10:56.593oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
title Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
spellingShingle Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
Marcelino, Deividy Attila
estratégia
setor elétrico
geração de energia.
estrategy
electric industry
rlectric power generation
Administração
title_short Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
title_full Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
title_fullStr Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
title_full_unstemmed Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
title_sort Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil
author Marcelino, Deividy Attila
author_facet Marcelino, Deividy Attila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelino, Deividy Attila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Francisco Paulo de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 073.718.027-72
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792947H1
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 047.696.577-22
contributor_str_mv Melo, Francisco Paulo de
dc.subject.por.fl_str_mv estratégia
setor elétrico
geração de energia.
topic estratégia
setor elétrico
geração de energia.
estrategy
electric industry
rlectric power generation
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv estrategy
electric industry
rlectric power generation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O objetivo deste estudo é traçar um panorama das estratégias empresariais do segmento de geração de energia elétrica, fazendo uma comparação entre os dados obtidos na pesquisa, a partir de 2001. A análise é baseada no nível de verticalização, na região de atuação no país e na tecnologia (hidrelétrica, termelétrica ou alternativa) utilizada pelas empresas. Essas variáveis são comparadas ao ROE de cada empresa e paralelamente à composição do seu capital. Para isso, a amostra possui três empresas privadas, três públicas estaduais e três públicas federais, de forma que se mantenha um equilíbrio na análise. A metodologia consiste em um estudo de multicasos com o levantamento de dados através de formulários. Os resultados obtidos demonstram que os melhores desempenhos não dependem da composição do capital da empresa, mas sim, de sua visão estratégica. Ou seja, as empresas que buscam se adaptar, aproveitando as novas oportunidades do mercado, têm os maiores retornos sobre o Patrimônio Liquido. Tal constatação reforça as Teorias de Inovação de Valor de Kim & Maubourgne, onde as empresas rompem com a ordem vigente e criam novas fronteiras de mercado.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARCELINO, Deividy Attila. Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146
identifier_str_mv MARCELINO, Deividy Attila. Estratégia empresarial: um panorama das empresas de geração de energia elétrica do Brasil. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/1/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/2/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15146/3/2007%20-%20Deividy%20Attila%20Marcelino.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
f70e60d41f5241d2192a8110d1741eb3
685a32f9b2844bee2ba4bfa78bb04e53
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107942484049920