Estudo e uso do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no ensino fundamental: mediação didática com base na análise linguística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15441 |
Resumo: | Segundo pesquisas recentes na área da Sociolinguística Variacionista, há quatro realizações possíveis de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro: pelo a) clítico acusativo (o, os, a, as), prescrito pela gramática normativa, b) pronome lexical (ele, eles, ela, elas), c) Sintagma nominal anafórico (Sintagma nominal lexical idêntico com determinante ou complemento modificado, ou por expressão sinônima, ou por pronome demonstrativo isso ou aquilo) e d) objeto nulo (representado no texto pela elipse do objeto referente). Esta pesquisa apresenta uma proposta de mediação didática para um trabalho mais sistemático sobre o emprego dessas variantes em uma turma multisseriada, que compreende a terceira e quarta fases da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, situada no município de Angra dos Reis. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para um ensino de gramática que leve em conta as variantes da língua com base em atividades didáticas que possibilitem ao aluno lidar com as estratégias de retomada anafórica do objeto direto de 3ª pessoa, levando em conta o evento linguístico em que está inserido. Busca-se, dessa forma, ampliar sua competência comunicativa, tanto na escrita quanto na fala. A metodologia utilizada no trabalho foi a da pesquisa-ação, proposta por Tripp (2005) e Thiollent, (2009) associada à abordagem didática da aprendizagem colaborativa de Behrens (2013) e Moran (2000). Essa associação direcionou as atividades que tiveram como ponto de partida um diagnóstico sobre o uso dessa categoria linguística em diferentes gêneros textuais produzidos pelos alunos envolvidos com a pesquisa. Apresentaram-se resultados dos estudos variacionistas de Omena (1978), Duarte (1986), Cyrino (1994), Freire (2000, 2005), entre outros, que retratam o real uso das estratégias do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro, a fim de defender um ensino de gramática baseado na reflexão sobre o uso dessas estratégias a partir de atividades de análise linguística. Para isso, buscou-se usar como referencial teórico as contribuições de autores como Geraldi (1984, 1996), Travaglia (2009), Saviani (1997), Magda Soares (1998), Koch e Elias (2013, 2015), Cavalcante (2010), Marcuschi (2002). Foi observado, por um lado, que a mediação influenciou o uso do clítico acusativo como elemento de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa, que se mostrou pouco frequente nos textos produzidos na fase diagnóstica; porém, mais utilizado nos textos desenvolvidos na fase final da mediação. Por outro lado, verificou-se, nessa etapa, diminuição, comparando-se aos resultados da diagnose, do uso do pronome nominativo. Quanto ao objeto direto nulo, os resultados obtidos ao término da proposta apontam número elevado dessa estratégia, bem mais do que se observou nos textos desenvolvidos no período do diagnóstico. Revela-se, quanto a essa variante, uma situação semelhante à constatada pelas principais pesquisas e estudos atuais acerca desse tema. |
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Trajano, Cirlei MotaSantos, Angela Marina Bravin dos010.523.727-52http://lattes.cnpq.br/2154959414977382Santos, Angela Marina Bravin dosMoraes, DeiseFreire, Gilson Costa033.185.967-01http://lattes.cnpq.br/48996247545686122023-12-22T03:17:30Z2023-12-22T03:17:30Z2018-02-21Trajano, Cirlei Mota. Estudo e uso do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no ensino fundamental: mediação didática com base na análise linguística. 2018. [101 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15441Segundo pesquisas recentes na área da Sociolinguística Variacionista, há quatro realizações possíveis de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro: pelo a) clítico acusativo (o, os, a, as), prescrito pela gramática normativa, b) pronome lexical (ele, eles, ela, elas), c) Sintagma nominal anafórico (Sintagma nominal lexical idêntico com determinante ou complemento modificado, ou por expressão sinônima, ou por pronome demonstrativo isso ou aquilo) e d) objeto nulo (representado no texto pela elipse do objeto referente). Esta pesquisa apresenta uma proposta de mediação didática para um trabalho mais sistemático sobre o emprego dessas variantes em uma turma multisseriada, que compreende a terceira e quarta fases da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, situada no município de Angra dos Reis. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para um ensino de gramática que leve em conta as variantes da língua com base em atividades didáticas que possibilitem ao aluno lidar com as estratégias de retomada anafórica do objeto direto de 3ª pessoa, levando em conta o evento linguístico em que está inserido. Busca-se, dessa forma, ampliar sua competência comunicativa, tanto na escrita quanto na fala. A metodologia utilizada no trabalho foi a da pesquisa-ação, proposta por Tripp (2005) e Thiollent, (2009) associada à abordagem didática da aprendizagem colaborativa de Behrens (2013) e Moran (2000). Essa associação direcionou as atividades que tiveram como ponto de partida um diagnóstico sobre o uso dessa categoria linguística em diferentes gêneros textuais produzidos pelos alunos envolvidos com a pesquisa. Apresentaram-se resultados dos estudos variacionistas de Omena (1978), Duarte (1986), Cyrino (1994), Freire (2000, 2005), entre outros, que retratam o real uso das estratégias do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro, a fim de defender um ensino de gramática baseado na reflexão sobre o uso dessas estratégias a partir de atividades de análise linguística. Para isso, buscou-se usar como referencial teórico as contribuições de autores como Geraldi (1984, 1996), Travaglia (2009), Saviani (1997), Magda Soares (1998), Koch e Elias (2013, 2015), Cavalcante (2010), Marcuschi (2002). Foi observado, por um lado, que a mediação influenciou o uso do clítico acusativo como elemento de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa, que se mostrou pouco frequente nos textos produzidos na fase diagnóstica; porém, mais utilizado nos textos desenvolvidos na fase final da mediação. Por outro lado, verificou-se, nessa etapa, diminuição, comparando-se aos resultados da diagnose, do uso do pronome nominativo. Quanto ao objeto direto nulo, os resultados obtidos ao término da proposta apontam número elevado dessa estratégia, bem mais do que se observou nos textos desenvolvidos no período do diagnóstico. Revela-se, quanto a essa variante, uma situação semelhante à constatada pelas principais pesquisas e estudos atuais acerca desse tema.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.According to recent researches in the field of Variationist Sociolinguistics, there are four possible realizations of referencing of the 3rd person anaphoric direct object in Brazilian Portuguese: by the accusative clitic (o, os, a, as), prescribed by normative grammar, b) nominative pronoun c) Anaphoric nominal syntagma (by whether an identical nominal syntagma with modified determinant or complement or a synonymous expression or demonstrative pronouns “isso” ou “aquilo”) and d) null object (represented in the text by the ellipse of the object reference). This research presents a proposal of didactic mediation for the teaching and learning of the variants in a multisite group, which comprises the third and fourth phases of the Youth and Adult Education of the Municipal School Áurea Pires da Gama, located in the municipality of Angra dos Reis. The main objective of this work is to contribute to a grammar teaching that takes into account the variants of the language, based on didactic activities that allow the student to deal with the strategies of anaphoric reference of the 3rd person direct object, taking into account the linguistic event in which it is inserted. In this way, the aim is to increase their communicative competence, both in writing and in speech. A methodology used in the work for the action research, proposed by Tripp (2005) and Thiollent, (2009) associated with the didactic approach of collaborative learning of Behrens (2013) and Moran (2000). This association directed the activities that had as a starting point a diagnosis about the use of this linguistic category in different textual genres produced by the students involved with the research. Results from the variational studies of Omena (1978), Duarte (1986), Cyrino (1994), Freire (2000, 2005) and others have been presented, which portray the actual use of the 3rd-person anaphoric direct object strategies in Brazilian Portuguese, in order to defend a grammar teaching based on the reflection on the use of these strategies from linguistic analysis activities. For this, we sought to use as theoretical reference the contributions of authors such as Geraldi (1984, 1996), Travaglia (2009), Saviani (1997), Magda Soares (1998), Koch and Elias (2013, 2015), Cavalcante (2010) and Marcuschi (2002). It was observed, on the one hand, that mediation influenced the use of the accusative clitic as an element of referencing of the third person anaphoric direct object, which was not very frequent in the texts produced in the diagnostic phase; but more often in the texts developed in the final phase of mediation. On the other hand, it was verified, at this stage, a decrease, compared to the results of the diagnosis, of the use of the nominative pronoun. As for the null direct object, the results obtained at the end of the proposal indicate a high number of this strategy, much more than what was observed in the texts developed during the diagnosis period. This variant reveals a similar situation observed by the main researches and current studies on this subject.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisobjeto direto anafóricoreferenciaçãoEnsino de Portuguêsdirect anaphoric objectreferencingPortuguese TeachingLetrasEstudo e uso do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no ensino fundamental: mediação didática com base na análise linguísticaStudy and use of the third-person anaphoric direct object in elementary school: didactic mediation based on linguistic analysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAVERBUG, Mayra Cristina Guimarães. Variação Linguística e Ensino: em foco o objeto direto anafórico. In: BERNARDO, Sandra Pereira; MENEZES, Vanda Cardoso de (org.). Estudos da Linguagem: renovação e síntese, Anais do XVIII Congresso da Assel-Rio, 1998. ______. 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Natal, dez. 2014.https://tede.ufrrj.br/retrieve/65182/2018%20-%20Cirlei%20Mota%20Trajano.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4668Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-21T01:17:57Z No. of bitstreams: 1 2018 - Cirlei Mota Trajano.pdf: 3770432 bytes, checksum: bf7bd6efb925e84ddc55df9fed12c2ba (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-21T01:17:57Z (GMT). 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Santos, Angela Marina Bravin dos Santos, Angela Marina Bravin dos Moraes, Deise Freire, Gilson Costa |
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Segundo pesquisas recentes na área da Sociolinguística Variacionista, há quatro realizações possíveis de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro: pelo a) clítico acusativo (o, os, a, as), prescrito pela gramática normativa, b) pronome lexical (ele, eles, ela, elas), c) Sintagma nominal anafórico (Sintagma nominal lexical idêntico com determinante ou complemento modificado, ou por expressão sinônima, ou por pronome demonstrativo isso ou aquilo) e d) objeto nulo (representado no texto pela elipse do objeto referente). Esta pesquisa apresenta uma proposta de mediação didática para um trabalho mais sistemático sobre o emprego dessas variantes em uma turma multisseriada, que compreende a terceira e quarta fases da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Áurea Pires da Gama, situada no município de Angra dos Reis. O objetivo principal deste trabalho é contribuir para um ensino de gramática que leve em conta as variantes da língua com base em atividades didáticas que possibilitem ao aluno lidar com as estratégias de retomada anafórica do objeto direto de 3ª pessoa, levando em conta o evento linguístico em que está inserido. Busca-se, dessa forma, ampliar sua competência comunicativa, tanto na escrita quanto na fala. A metodologia utilizada no trabalho foi a da pesquisa-ação, proposta por Tripp (2005) e Thiollent, (2009) associada à abordagem didática da aprendizagem colaborativa de Behrens (2013) e Moran (2000). Essa associação direcionou as atividades que tiveram como ponto de partida um diagnóstico sobre o uso dessa categoria linguística em diferentes gêneros textuais produzidos pelos alunos envolvidos com a pesquisa. Apresentaram-se resultados dos estudos variacionistas de Omena (1978), Duarte (1986), Cyrino (1994), Freire (2000, 2005), entre outros, que retratam o real uso das estratégias do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro, a fim de defender um ensino de gramática baseado na reflexão sobre o uso dessas estratégias a partir de atividades de análise linguística. Para isso, buscou-se usar como referencial teórico as contribuições de autores como Geraldi (1984, 1996), Travaglia (2009), Saviani (1997), Magda Soares (1998), Koch e Elias (2013, 2015), Cavalcante (2010), Marcuschi (2002). Foi observado, por um lado, que a mediação influenciou o uso do clítico acusativo como elemento de retomada do objeto direto anafórico de 3ª pessoa, que se mostrou pouco frequente nos textos produzidos na fase diagnóstica; porém, mais utilizado nos textos desenvolvidos na fase final da mediação. Por outro lado, verificou-se, nessa etapa, diminuição, comparando-se aos resultados da diagnose, do uso do pronome nominativo. Quanto ao objeto direto nulo, os resultados obtidos ao término da proposta apontam número elevado dessa estratégia, bem mais do que se observou nos textos desenvolvidos no período do diagnóstico. Revela-se, quanto a essa variante, uma situação semelhante à constatada pelas principais pesquisas e estudos atuais acerca desse tema. |
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2018 |
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Trajano, Cirlei Mota. Estudo e uso do objeto direto anafórico de 3ª pessoa no ensino fundamental: mediação didática com base na análise linguística. 2018. [101 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] . |
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