A reflexão decolonial em debate no ensino de história: o que dizem teses e dissertações em educação sobre o tema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Paula Cerqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9915
Resumo: Historicamente o contexto do ensino de História no Brasil se constituiu tendo por base o compromisso de sedimentar a herança da modernidade europeia nos trópicos, sendo muito recentes os movimentos críticos à modernidade a partir do giro epistemológico proposto pelo pensamento decolonial. O objetivo geral desta tese é analisar o conjunto de teses e dissertações disponibilizadas no catálogo da CAPES, no campo da educação, onde a perspectiva teórica da M/C tenha sido utilizada. O recorte temporal proposto é o período de 1995 a 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lança mão de uma metodologia exploratória para o mapeamento dos dados coletados. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. O primeiro descreve a trajetória da pesquisadora desde a graduação em História até o doutoramento para apresentar os caminhos percorridos no plano de sua formação pessoal e acadêmica que viabilizaram o reconhecimento do modus operandi da colonialidade como também as possibilidades de atuação e pensamento a partir das brechas que uma epistemologia fronteiriça (MIGNOLO, 2017) pode oferecer. O segundo capítulo apresenta reflexões propostas em torno do eixo temático relacionado ao ensino de História e em que medida as teorias da história e a prática docente trazem marcas da colonialidade do saber, assim como historiciza caminhos que a historiografia brasileira percorreu, para perceber o quanto da tradição eurocêntrica esteve presente na formação dos quadros institucionais de produção do conhecimento acadêmico e mesmo escolar em nosso país, sobretudo a partir do século XIX. No terceiro capítulo apresenta etapas percorridas na atividade de levantamento nas teses e dissertações, além da quantificação, classificação e contextualização das produções encontradas. O quarto capítulo analisa os conteúdos das dissertações e teses encontradas que atenderam aos requisitos propostos para a presente pesquisa. As considerações finais anunciam que os achados da pesquisa pontuam que o ensino de história ainda esteja profundamente marcado por uma colonialidade do saber que ratifica modelos e estruturas societárias excludentes; os trabalhos analisados, cada qual a sua maneira, denunciam a operacionalidade da colonialidade que nos constitui e nos convidam a pensar que uma educação libertária se faz toda vez em que o Outro é reconhecido em sua inteireza e história
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Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9915Historicamente o contexto do ensino de História no Brasil se constituiu tendo por base o compromisso de sedimentar a herança da modernidade europeia nos trópicos, sendo muito recentes os movimentos críticos à modernidade a partir do giro epistemológico proposto pelo pensamento decolonial. O objetivo geral desta tese é analisar o conjunto de teses e dissertações disponibilizadas no catálogo da CAPES, no campo da educação, onde a perspectiva teórica da M/C tenha sido utilizada. O recorte temporal proposto é o período de 1995 a 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lança mão de uma metodologia exploratória para o mapeamento dos dados coletados. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. O primeiro descreve a trajetória da pesquisadora desde a graduação em História até o doutoramento para apresentar os caminhos percorridos no plano de sua formação pessoal e acadêmica que viabilizaram o reconhecimento do modus operandi da colonialidade como também as possibilidades de atuação e pensamento a partir das brechas que uma epistemologia fronteiriça (MIGNOLO, 2017) pode oferecer. O segundo capítulo apresenta reflexões propostas em torno do eixo temático relacionado ao ensino de História e em que medida as teorias da história e a prática docente trazem marcas da colonialidade do saber, assim como historiciza caminhos que a historiografia brasileira percorreu, para perceber o quanto da tradição eurocêntrica esteve presente na formação dos quadros institucionais de produção do conhecimento acadêmico e mesmo escolar em nosso país, sobretudo a partir do século XIX. No terceiro capítulo apresenta etapas percorridas na atividade de levantamento nas teses e dissertações, além da quantificação, classificação e contextualização das produções encontradas. O quarto capítulo analisa os conteúdos das dissertações e teses encontradas que atenderam aos requisitos propostos para a presente pesquisa. As considerações finais anunciam que os achados da pesquisa pontuam que o ensino de história ainda esteja profundamente marcado por uma colonialidade do saber que ratifica modelos e estruturas societárias excludentes; os trabalhos analisados, cada qual a sua maneira, denunciam a operacionalidade da colonialidade que nos constitui e nos convidam a pensar que uma educação libertária se faz toda vez em que o Outro é reconhecido em sua inteireza e históriaCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorHistorically, the context of history teaching in Brazil was constituted based on the commitment to consolidate the heritage of European modernity in the tropics, with recent critical acts to modernity from the epistemological turn proposed by decolonial thinking. The general objective of this thesis is to analyze the set of theses and dissertations available in the CAPES catalog, in the field of education, where the theoretical perspective of Modernity/Coloniality has been used. The proposed time frame is the period from 1995 to 2018. This is a qualitative research that uses an exploratory methodology to map the collected data. The research is structured in four chapters. The first describes the researcher's trajectory from undergraduate studies in History to a PhD to present the paths taken in terms of her personal and academic training that enabled the recognition of the modus operandi of coloniality as well as the possibilities of acting and thinking from the gaps that a border epistemology (MIGNOLO, 2017) can offer. The second chapter presents reflections proposed around the thematic axis related to the teaching of History and the extent to which theories of history and teaching practice bring marks of the coloniality of knowledge, as well as historicizing paths that Brazilian historiography has taken, to realize how much of Eurocentric tradition was present in the formation of institutional frameworks for the production of academic and even school knowledge in our country, especially from the 19th century. The third chapter presents steps taken in the survey activity in theses and dissertations, in addition to the quantification, classification and contextualization of the productions found. The fourth chapter analyzes the contents of the dissertations and theses found that met the requirements proposed for this research. The final considerations announce that the research findings point out that the teaching of history is still deeply marked by a coloniality of knowledge that ratifies exclusionary models and societal structures; the analyzed works, each one in its own way, denounce the operationality of the coloniality that constitutes us and invite us to think that a libertarian education takes place whenever the Other is recognized in its entirety and historyapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEnsino de históriaColonialidade do saberPensamento decolonialHistory teachingColoniality of knowledgeDecolonial thoughtEducaçãoA reflexão decolonial em debate no ensino de história: o que dizem teses e dissertações em educação sobre o temaDecolonial reflection under discussion in the teaching of history: what educational theses and dissertations say about the subjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisADICHIE, Chimamanda Ngozi. 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Fernandes, Ana Paula Cerqueira
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description Historicamente o contexto do ensino de História no Brasil se constituiu tendo por base o compromisso de sedimentar a herança da modernidade europeia nos trópicos, sendo muito recentes os movimentos críticos à modernidade a partir do giro epistemológico proposto pelo pensamento decolonial. O objetivo geral desta tese é analisar o conjunto de teses e dissertações disponibilizadas no catálogo da CAPES, no campo da educação, onde a perspectiva teórica da M/C tenha sido utilizada. O recorte temporal proposto é o período de 1995 a 2018. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lança mão de uma metodologia exploratória para o mapeamento dos dados coletados. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos. O primeiro descreve a trajetória da pesquisadora desde a graduação em História até o doutoramento para apresentar os caminhos percorridos no plano de sua formação pessoal e acadêmica que viabilizaram o reconhecimento do modus operandi da colonialidade como também as possibilidades de atuação e pensamento a partir das brechas que uma epistemologia fronteiriça (MIGNOLO, 2017) pode oferecer. O segundo capítulo apresenta reflexões propostas em torno do eixo temático relacionado ao ensino de História e em que medida as teorias da história e a prática docente trazem marcas da colonialidade do saber, assim como historiciza caminhos que a historiografia brasileira percorreu, para perceber o quanto da tradição eurocêntrica esteve presente na formação dos quadros institucionais de produção do conhecimento acadêmico e mesmo escolar em nosso país, sobretudo a partir do século XIX. No terceiro capítulo apresenta etapas percorridas na atividade de levantamento nas teses e dissertações, além da quantificação, classificação e contextualização das produções encontradas. O quarto capítulo analisa os conteúdos das dissertações e teses encontradas que atenderam aos requisitos propostos para a presente pesquisa. As considerações finais anunciam que os achados da pesquisa pontuam que o ensino de história ainda esteja profundamente marcado por uma colonialidade do saber que ratifica modelos e estruturas societárias excludentes; os trabalhos analisados, cada qual a sua maneira, denunciam a operacionalidade da colonialidade que nos constitui e nos convidam a pensar que uma educação libertária se faz toda vez em que o Outro é reconhecido em sua inteireza e história
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