Capoeira Angola, Cultura Negra, Educação e Infâncias.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13187 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar o impacto na educação e vida cotidiana de crianças pertencentes a grupos de capoeira angola. Como uma das manifestações culturais para ser estudada nas escolas, ressaltando a valorização da cultura afro brasileira e sua contribuição corporal. Dialogando com a lei 10.639/03 viabilizando que crianças negras brasileiras se afrocentrem.1 Buscamos como prática de ensino a capoeira angola e suas características corporais em um primeiro contato em busca da valorização e do reconhecimento de sua identidade, positivando-a. Assim contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, na luta diária contra o racismo. Cabe lembrarmos o grande impacto da cultura eurocêntrica e suas deformações quando inseridas em culturas de matrizes africanas e afro brasileiras. O qual favorece a difusão de modelos de práticas corporais que perseguem determinados estereótipos, gerando certas necessidades para crianças e jovens negros. Tal impacto não só tem sido suficientemente analisado na constituição dos indivíduos, como também têm determinado, em grande medida, a intervenção pedagógica dos profissionais da área e as reivindicações da população negra. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para problematizar as diferentes concepções de práticas corporais, cultura, esporte e lazer na modernidade e suas diferentes expressões em relação as diversas culturas, bem como para indicar as suas possibilidades como componente educacional, formativo, presentes nestes projetos com a capoeira. Levantando algumas experiências de crianças que cresceram no terreno da capoeira, aonde seu brincar são os espaços da capoeira angola. Incluindo também como grande questão a branquitude, como responsável por anos de violência civilizatória, ao comprometimento real dentro das culturas de origem negras. |
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Moreira, Susana Targino Dos SantosNoguera, Renato016745477-30http://lattes.cnpq.br/7589245190503189Noguera, RenatoPereira, Amauri MendesCamargo, Gustavo Arantes122485327-09http://lattes.cnpq.br/33601298750817752023-12-22T02:41:59Z2023-12-22T02:41:59Z2018-08-29MOREIRA, Susana Targino dos Santos. Capoeira Angola, Cultura Negra, Educação e Infâncias. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13187Esta pesquisa tem como objetivo investigar o impacto na educação e vida cotidiana de crianças pertencentes a grupos de capoeira angola. Como uma das manifestações culturais para ser estudada nas escolas, ressaltando a valorização da cultura afro brasileira e sua contribuição corporal. Dialogando com a lei 10.639/03 viabilizando que crianças negras brasileiras se afrocentrem.1 Buscamos como prática de ensino a capoeira angola e suas características corporais em um primeiro contato em busca da valorização e do reconhecimento de sua identidade, positivando-a. Assim contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária, na luta diária contra o racismo. Cabe lembrarmos o grande impacto da cultura eurocêntrica e suas deformações quando inseridas em culturas de matrizes africanas e afro brasileiras. O qual favorece a difusão de modelos de práticas corporais que perseguem determinados estereótipos, gerando certas necessidades para crianças e jovens negros. Tal impacto não só tem sido suficientemente analisado na constituição dos indivíduos, como também têm determinado, em grande medida, a intervenção pedagógica dos profissionais da área e as reivindicações da população negra. Os resultados da pesquisa poderão contribuir para problematizar as diferentes concepções de práticas corporais, cultura, esporte e lazer na modernidade e suas diferentes expressões em relação as diversas culturas, bem como para indicar as suas possibilidades como componente educacional, formativo, presentes nestes projetos com a capoeira. Levantando algumas experiências de crianças que cresceram no terreno da capoeira, aonde seu brincar são os espaços da capoeira angola. Incluindo também como grande questão a branquitude, como responsável por anos de violência civilizatória, ao comprometimento real dentro das culturas de origem negras.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.This search aims to investigate the impact on education and the daily lives of children as a group of capoeira angola. As one of the cultural manifestations to be studied in schools, highlighting the appreciation of Afro Brazilian culture and its body contribution. Connected with the law 10.639 / 03 making possible the black Brazilian children afrocentricity. 1 We seek as teaching practice the capoeira angola and its corporate characteristics in a first contact in search of the valorization and recognition of its identity adding it. Thus contributing to a more just and egalitarian society, in the daily struggle against racism. It is worth remembering the great impact of Eurocentric culture and its deformations when inserted in cultures of African and Afro Brazilian matrices. It favors the diffusion of models of corporal practices that pursue certain stereotypes, generating certain needs for black children and young people. Such an impact has not only been sufficiently analyzed in the constitution of the individuals, but they have also determined the pedagogical intervention of the professionals of the area and the claim of the black population The results of the research can be useful to problematize the different conceptions of corporate practices, culture, sport and leisure in modernity and its forms of expression in diverse cultures, as well as to indicate its characteristics as an educational trainer, component present in these projects with the capoeira. Searching some experiences of children who grew up between capoeira, where their play are the spaces of capoeira angola.Including whiteness as responsible for years of civilizational violence, real commitment within black cultures of originapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoCapoeira AngolaEducaçãoCultura NegraBranquitudeCapoeira AngolaEducationBlack CultureBranquitudeEducaçãoCapoeira Angola, Cultura Negra, Educação e Infâncias.Capoeira Angola, Black Culture, Education and Children.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAMOWICZ, A.; OLIVEIRA, F.; RODRIGUES, T. A Criança Negra, Um Criança e Negra. GOMES, L. G.; ABRAMOWICZ, A. (Org.). Educação e Raça: Perspectivas Políticas, Pedagógicas e Estéticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 128 p. ALMEIDA, L. Identidades na Roda: diálogos com a Capoeira Angola e com as narrativas de suas/seus praticante. 2014. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Humanidades Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. ARAÚJO, R. Iê viva meu mestre: A Capoeira Angola da ‘ escola Pastiniana’como práxis educativa, 2004. 272f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. ASANTE, M. Afrocentricidade,Tradução de Ama Mizani e Ana Ferreira. Afrocentricity International, 1980. 193. p ASSIS,M. A questão Racial na Faculdade de Formação de Professores da UERJ: a visão dos docentes sobre a lei n.10639/03. GONÇALVES, M. (Org.). Educação, Arte e Literatura Africana de Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Quartet, 2007. 300 p. AZEVEDO, M.C. Onda Negra, Medo Branco: O negro no imaginário - século XIX. São Paulo: Parma, 1987. 267 p. BENTO, M. 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Tese (Doutorado) -Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 1998. 87 MELO,A.; MARTINS,A.; SOUZA,C.;FALLEIROS,I.;NEVES,L. Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de terceira via no Brasil. MARTINS,A.;NEVES,L. (Org.). Educação básica: Tragédia Anunciada? São Paulo: Xamã. 208 p. MELLO, A. Capoeirando a Educação, 2015. Dissertação 144f. (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2015. MOSÉ, Viviane. Café Filosófico Vídeo encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=hRfZLQrAt5A, 2013 MUNAGA, K. (2000). Uma abordagem conceitual das questões de raça, racismo, identidade e etnia. In A.A.P. BRANDÃO (Org.). Cadernos Panesb 5 (p. Niterói: EdUFF) MUNANGA, K. (Org.). Superando Racismo na Escola. Brasília: Secad, 2005. 204 p. NASCIMENTO, E. (Org.). Afrocentricidade, uma abordagem epistemológica e inovadora, São Paulo: Selo Negro, 2009. 398 p. ROCHA, R.; TRINDADE, A. 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Tese ( Doutorado) – Programa de Pós 88 graduação em psicologia: área de concentração: Psicologia Social. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012. SILVIA, A. A Desconstrução da Discriminação no Livro didático. In: MUNANGA, K.(Org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: SECAD, 2005. p. 21-37 SOVIK, L. Aqui ninguém é Branco. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. 176 p. THEODORO, H. Buscando Caminho na Tradições. In: MUNANGA, K. (Org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: SECAD, 2005. p. 83-97. VASSALLO, S. “A ancestralidade africana” da capoeira e do Candomblé: a contribuição da capoeira ao imaginário da África no Brasil. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/ PPCIS Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ UERJ. GT 65: Experiências Religiosas na contemporaneidade: identidades, fronteiras e movimentos étnico-religiosos. Buenos Ares, out. 2009.https://tede.ufrrj.br/retrieve/66459/2018%20-%20Susana%20Targino%20dos%20Santos%20Moreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4966Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-08-27T00:16:24Z No. of bitstreams: 1 2018 - Susana Targino dos Santos Moreira.pdf: 1715768 bytes, checksum: aa921f8393380f60e299d7834320afab (MD5)Made available in DSpace on 2021-08-27T00:16:24Z (GMT). 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