A implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): consensos e dissensos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11481 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi descrever o contexto de adesão, formulação e implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O REUNI, instituído pelo Decreto nº 6.096/2007, tinha como principais objetivos promover a ampliação e garantir a permanência dos estudantes na educação superior pública, em especial na graduação. O estudo permitiu verificar que havia diferentes concepções sobre o REUNI e que sua implementação na UFRRJ não foi um consenso. Entendemos que a implementação é um fenômeno complexo, que envolve diversos atores, vontades, necessidades, disputas de poder, recursos, conhecimentos e desconhecimentos da política pública e que, por isso, tais atores influenciam diretamente na implementação de uma determinada política pública. Neste sentido, a importância de se abordar o tema de implementação de políticas públicas reside no fato da possibilidade de reflexão sobre a complexidade desse fenômeno, tendo em vista que nem sempre o que fora planejado é de fato colocado em prática. A dissertação, portanto, aborda tema relevante do campo de Política Pública Educacional, especificamente no âmbito da Educação Superior. A presente pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo exploratória e consiste em um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os principais atores favoráveis à adesão da UFRRJ ao REUNI estavam ligados à Administração Superior e corroboravam com a tese de que o Programa traria grandes investimentos à Universidade, que por muitos anos não recebia recursos do porte do Programa. Eles viam no REUNI a oportunidade de expandir significativamente a Instituição. Por outro lado, os opositores a essa adesão, apesar de perceberem que o Programa traria recursos para a Universidade naquele momento, entendiam que a expansão não podia ocorrer sem uma discussão maior com a comunidade acadêmica e temiam que o REUNI contribuísse ainda mais para agravar as condições precárias que a UFRRJ já estava enfrentando. Pudemos verificar ao longo da pesquisa que, apesar de existirem opiniões contrárias ao REUNI e a forma como este estava sendo colocado para as universidades federais, com privilégio de metas quantitativas em prejuízo da qualidade do ensino, não houve uma oposição acirrada à implementação do Programa na UFRRJ. |
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Predes, Fabiane da Silva de LemosJorge, Vladimyr Lombardo820.372.647-0Jorge, Vladimyr LombardoCarvalho, Nelson Rojas deAlcântara, Alzira Batalha100.774.637-81http://lattes.cnpq.br/95544651788318532023-12-22T01:53:03Z2023-12-22T01:53:03Z2015-03-31PREDES, Fabiane da Silva de Lemos. A implementação do programa de apoio a planos de reestruturação e expansão das Universidades Federais (REUNI): consensos e dissensos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Instituto Multidisciplinar/Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11481O objetivo da pesquisa foi descrever o contexto de adesão, formulação e implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O REUNI, instituído pelo Decreto nº 6.096/2007, tinha como principais objetivos promover a ampliação e garantir a permanência dos estudantes na educação superior pública, em especial na graduação. O estudo permitiu verificar que havia diferentes concepções sobre o REUNI e que sua implementação na UFRRJ não foi um consenso. Entendemos que a implementação é um fenômeno complexo, que envolve diversos atores, vontades, necessidades, disputas de poder, recursos, conhecimentos e desconhecimentos da política pública e que, por isso, tais atores influenciam diretamente na implementação de uma determinada política pública. Neste sentido, a importância de se abordar o tema de implementação de políticas públicas reside no fato da possibilidade de reflexão sobre a complexidade desse fenômeno, tendo em vista que nem sempre o que fora planejado é de fato colocado em prática. A dissertação, portanto, aborda tema relevante do campo de Política Pública Educacional, especificamente no âmbito da Educação Superior. A presente pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo exploratória e consiste em um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e bibliográfica, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os principais atores favoráveis à adesão da UFRRJ ao REUNI estavam ligados à Administração Superior e corroboravam com a tese de que o Programa traria grandes investimentos à Universidade, que por muitos anos não recebia recursos do porte do Programa. Eles viam no REUNI a oportunidade de expandir significativamente a Instituição. Por outro lado, os opositores a essa adesão, apesar de perceberem que o Programa traria recursos para a Universidade naquele momento, entendiam que a expansão não podia ocorrer sem uma discussão maior com a comunidade acadêmica e temiam que o REUNI contribuísse ainda mais para agravar as condições precárias que a UFRRJ já estava enfrentando. Pudemos verificar ao longo da pesquisa que, apesar de existirem opiniões contrárias ao REUNI e a forma como este estava sendo colocado para as universidades federais, com privilégio de metas quantitativas em prejuízo da qualidade do ensino, não houve uma oposição acirrada à implementação do Programa na UFRRJ.The aim of the research was to describe the context of adhesion, formulation and implementation of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) Support Program for the Restructuring and Expansion of Public Universities (REUNI).The REUNI, established by Decree 6.096/2007, had as main objectives to promote the expansion and to guarantee the permanence of students in public higher education, in particular in the graduation. The study showed that there were different views on the Program and that its implementation in UFRRJ was not a consensus. We believe that the implementation is a complex phenomenon that involves many actors, wants, needs, struggles for power, resources, knowledge and unknowns of a determined public policy and that, therefore, these actors would influence the implementation of a determined public policy. Due to this, the importance of approaching the implementation of public policy theme resides in the possibility of reflection on the complexity of this phenomenon, considering that what is planned is not always put into practice. This dissertation, therefore, deals with a relevant topic from the field of Public Policy Education, specifically in the area of Higher Education. This research was characterized as qualitative and exploratory, and consists of a single case study. The main actors in favor of the accession of REUNI were linked to the Rectory and they corroborated with the thesis that the Program would bring large investments to the University, which for many years did not receive a lot of investments. They understood that REUNI will bring the opportunity to significantly expand the institution. On the other hand, although they realize that the Program would bring resources to the University, opponents of this accession understood that the expansion could not take place without further discussion with the academic community and they feared that REUNI would contribute to worsen the precarious conditions that UFRRJ was already facing. We could verify that, although there are opinions against REUNI and how it was being implemented by the Federal Universities, prioritising quantitative objectives rather than qualitative ones, there was not a significant opposition to the accession of the UFRRJ to the Program.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto Três RiosPolíticas PúblicasImplementação de Políticas PúblicasEducação SuperiorREUNIUFRRJPublic PoliciesImplementation of Public PoliciesHigher EducationCiência PolíticaA implementação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): consensos e dissensos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)The implementation of the Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI): Consensus and dissensus in the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11613/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16994/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23316/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29694/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36068/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42464/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48842/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55294/2015%20-%20Fabiane%20da%20Silva%20de%20Lemos%20Predes.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3135Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-12-03T17:08:06Z No. of bitstreams: 1 2015 - Fabiane da Silva de Lemos Predes.pdf: 1560549 bytes, checksum: a0804a790b9ac8f64055ee527cee6e22 (MD5)Made available in DSpace on 2019-12-03T17:08:06Z (GMT). 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