Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista: Na concepção dos alunos beneficiários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maricelia Carvalho Moreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12598
Resumo: Esta dissertação traz como foco de estudo a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista. O objetivo geral foi investigar a assistência estudantil na perspectiva dos discentes beneficiários do auxílio transporte do IFRR Campus Boa Vista, no que se refere à permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política no cenário da Rede Federal de Educação Profissional. A relevância deste estudo se dá na medida em que as ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo executadas como forma de melhorar o desempenho acadêmico, diminuir os índices de evasão e/ou retenção e garantir o acesso democrático e a permanência com qualidade a todos os seus estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos participantes foram 37 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 e 17, com renda familiar per capita de até 1,5 (um salário mínimo e meio) e que foram contemplados com o auxílio transporte no período de 2015 a 2017. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário misto, composto por 12 perguntas no intuito de obter, ao mesmo tempo, respostas objetivas e diretas e respostas na dimensão subjetiva a partir da percepção dos participantes quanto ao atendimento real de suas necessidades, buscando, desse modo, qualidade de informação do processo em curso; e análise documental a partir da verificação do perfil socioeconômico dos estudantes, tendo em vista que a instituição já dispunha dessas informações. Os dados do questionário foram categorizados pela análise de conteúdo e por meio de gráficos e tabelas divididas em dois tópicos. O presente estudo apontou que, apesar de pouca clareza dos estudantes beneficiários acerca da Política de Assistência Estudantil, a mesma se efetiva como direito social, fundamentando-se na equidade de oportunidade e de permanência aos estudantes.
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O objetivo geral foi investigar a assistência estudantil na perspectiva dos discentes beneficiários do auxílio transporte do IFRR Campus Boa Vista, no que se refere à permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política no cenário da Rede Federal de Educação Profissional. A relevância deste estudo se dá na medida em que as ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo executadas como forma de melhorar o desempenho acadêmico, diminuir os índices de evasão e/ou retenção e garantir o acesso democrático e a permanência com qualidade a todos os seus estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos participantes foram 37 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 e 17, com renda familiar per capita de até 1,5 (um salário mínimo e meio) e que foram contemplados com o auxílio transporte no período de 2015 a 2017. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário misto, composto por 12 perguntas no intuito de obter, ao mesmo tempo, respostas objetivas e diretas e respostas na dimensão subjetiva a partir da percepção dos participantes quanto ao atendimento real de suas necessidades, buscando, desse modo, qualidade de informação do processo em curso; e análise documental a partir da verificação do perfil socioeconômico dos estudantes, tendo em vista que a instituição já dispunha dessas informações. Os dados do questionário foram categorizados pela análise de conteúdo e por meio de gráficos e tabelas divididas em dois tópicos. O presente estudo apontou que, apesar de pouca clareza dos estudantes beneficiários acerca da Política de Assistência Estudantil, a mesma se efetiva como direito social, fundamentando-se na equidade de oportunidade e de permanência aos estudantes.This dissertation focuses on the Student Assistance Policy of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-Campus Boa Vista. The general objective was to investigate student assistance from the perspective of the beneficiaries of the IFRR Campus Boa Vista transport assistance, regarding the permanence, academic performance and functionality of the mentioned policy in the scenario of the Federal Professional Education Network. The relevance of this study is due to the fact that the actions of the Student Assistance Policy have been implemented as a way of improving academic performance, reducing dropout and / or retention rates and guaranteeing democratic access and quality stay for all your students. This was a qualitative, descriptive and exploratory research, with 37 students from technical courses integrated to secondary education, of both sexes, in the age group between 14 and 17, with per capita family income of up to 1.5 (one minimum wage and a half) and which were covered by the transport aid in the period from 2015 to 2017. As data collection instruments, a mixed questionnaire was used, composed of 12 questions in order to obtain, at the same time, objective and direct responses and responses in the subjective dimension, based on the participants' perception of the actual attendance of their needs, seeking , thus, information quality of the process in progress; and documentary analysis based on the verification of the socioeconomic profile of the students, considering that the institution already had this information. The questionnaire data were categorized by content analysis and graphs and tables divided into two topics. The present study pointed out that, despite the lack of clarity of the beneficiary students about the Student Assistance Policy, it is effective as a social right, based on the equity of opportunity and permanence of the students.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaAssistência EstudantilEducação ProfissionalPolíticas PúblicasStudent AssistancProfessional EducationPublic PoliciesEducaçãoPolítica de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista: Na concepção dos alunos beneficiáriosStudent Assistance Policy of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Roraima – Campus Boa Vista: In the conception of the beneficiary students.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, E. J. 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Leite, Maricelia Carvalho Moreira
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description Esta dissertação traz como foco de estudo a Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista. O objetivo geral foi investigar a assistência estudantil na perspectiva dos discentes beneficiários do auxílio transporte do IFRR Campus Boa Vista, no que se refere à permanência, desempenho acadêmico e funcionalidade da referida política no cenário da Rede Federal de Educação Profissional. A relevância deste estudo se dá na medida em que as ações da Política de Assistência Estudantil vêm sendo executadas como forma de melhorar o desempenho acadêmico, diminuir os índices de evasão e/ou retenção e garantir o acesso democrático e a permanência com qualidade a todos os seus estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos participantes foram 37 estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, de ambos os sexos, na faixa etária entre 14 e 17, com renda familiar per capita de até 1,5 (um salário mínimo e meio) e que foram contemplados com o auxílio transporte no período de 2015 a 2017. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário misto, composto por 12 perguntas no intuito de obter, ao mesmo tempo, respostas objetivas e diretas e respostas na dimensão subjetiva a partir da percepção dos participantes quanto ao atendimento real de suas necessidades, buscando, desse modo, qualidade de informação do processo em curso; e análise documental a partir da verificação do perfil socioeconômico dos estudantes, tendo em vista que a instituição já dispunha dessas informações. Os dados do questionário foram categorizados pela análise de conteúdo e por meio de gráficos e tabelas divididas em dois tópicos. O presente estudo apontou que, apesar de pouca clareza dos estudantes beneficiários acerca da Política de Assistência Estudantil, a mesma se efetiva como direito social, fundamentando-se na equidade de oportunidade e de permanência aos estudantes.
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