Caminhos do sagrado: ritos centro-africanos e a construção da religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro do oitocentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possidonio, Eduardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10077
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a formação das práticas sagradas afro-brasileiras, ao longo do Oitocentos, pelo olhar da contribuição dos povos centro-africanos, grupo étnico que impactou o tráfico transatlântico até o seu término. O trabalho parte da análise dos primeiros pesquisadores brasileiros e o lugar reservado à compreensão das heranças centro-africanas em suas pioneiras contribuições. Seguindo para a primeira metade do século XIX, analisando as manifestações públicas de cultos de aflição-fruição realizadas nos principais logradouros da capital imperial, confundidas pelo olhar enviesado dos viajantes com festejos dominicais. A segunda metade do período foi marcada pela transição das celebrações para o interior das casas e sobrados situados nas freguesias urbanas da corte imperial, momento em que as lideranças religiosas disputavam palmo a palmo os espaços litúrgicos da urbe. Não por acaso, sacerdotes e sacerdotisas atuavam com desenvoltura a poucos metros uns dos outros. Com a interrupção do tráfico, a segunda metade da centúria marcou a necessidade de renovação das lideranças via complexos processos de iniciação ritualística, que, quando cruzados com fontes produzidas em solo centro-africano, demonstram um interessante desdobramento de um complexo processo de crioulização iniciado do outro lado do Atlântico. Tal processo resultou no nascimento de um cristianismo africano, sendo este a base para a compreensão dos rituais, que, pela desventura das lideranças carismáticas, que se viam envolvidas com a justiça, obrigadas a responder a demorados inquéritos e processos bem como a se submeter à exposição constante na imprensa, acabaram descortinando seus atos performáticos e suas escolhas no campo do sagrado. O cristianismo africano permitiu também lançar luz sobre as escolhas dos primeiros pesquisadores da questão do negro no Brasil, que optaram, muitas vezes, por silenciar ou, principalmente, não compreender as práticas sagradas centro-africanas, por acreditarem perdidas para o catolicismo romano. O trabalho conclui com a análise das primeiras décadas do século XX, permitindo não somente compreender os desdobramentos do período anterior, como desconstruir ideias preestabelecidas acerca das religiões afro-brasileiras, que se acreditava serem frutos de uma tradição.
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spelling Possidonio, EduardoGonçalves, Margareth de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-8873-6519http://lattes.cnpq.br/0773163431927243Gonçalves, Margareth de Almeidahttps://orcid.org/0000-0002-8873-6519http://lattes.cnpq.br/0773163431927243Popinigis, Fabianehttps://orcid.org/0000-0001-5218-0566http://lattes.cnpq.br/9405954571177231Thornton, John KellySoares, Mariza de Carvalhohttps://orcid.org/0000-0002-7510-4395http://lattes.cnpq.br/1509168353330526Slenes, Robert Wayne Andrewhttp://lattes.cnpq.br/3081285853679184085.436.597-44https://orcid.org/0000-0002-2165-0657http://lattes.cnpq.br/26447437338115992023-12-21T18:56:59Z2023-12-21T18:56:59Z2020-06-30POSSIDONIO, Eduardo. Caminhos do sagrado: ritos centro-africanos e a construção da religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro do oitocentos. 2020. 358 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10077A presente pesquisa tem por objetivo analisar a formação das práticas sagradas afro-brasileiras, ao longo do Oitocentos, pelo olhar da contribuição dos povos centro-africanos, grupo étnico que impactou o tráfico transatlântico até o seu término. O trabalho parte da análise dos primeiros pesquisadores brasileiros e o lugar reservado à compreensão das heranças centro-africanas em suas pioneiras contribuições. Seguindo para a primeira metade do século XIX, analisando as manifestações públicas de cultos de aflição-fruição realizadas nos principais logradouros da capital imperial, confundidas pelo olhar enviesado dos viajantes com festejos dominicais. A segunda metade do período foi marcada pela transição das celebrações para o interior das casas e sobrados situados nas freguesias urbanas da corte imperial, momento em que as lideranças religiosas disputavam palmo a palmo os espaços litúrgicos da urbe. Não por acaso, sacerdotes e sacerdotisas atuavam com desenvoltura a poucos metros uns dos outros. Com a interrupção do tráfico, a segunda metade da centúria marcou a necessidade de renovação das lideranças via complexos processos de iniciação ritualística, que, quando cruzados com fontes produzidas em solo centro-africano, demonstram um interessante desdobramento de um complexo processo de crioulização iniciado do outro lado do Atlântico. Tal processo resultou no nascimento de um cristianismo africano, sendo este a base para a compreensão dos rituais, que, pela desventura das lideranças carismáticas, que se viam envolvidas com a justiça, obrigadas a responder a demorados inquéritos e processos bem como a se submeter à exposição constante na imprensa, acabaram descortinando seus atos performáticos e suas escolhas no campo do sagrado. O cristianismo africano permitiu também lançar luz sobre as escolhas dos primeiros pesquisadores da questão do negro no Brasil, que optaram, muitas vezes, por silenciar ou, principalmente, não compreender as práticas sagradas centro-africanas, por acreditarem perdidas para o catolicismo romano. O trabalho conclui com a análise das primeiras décadas do século XX, permitindo não somente compreender os desdobramentos do período anterior, como desconstruir ideias preestabelecidas acerca das religiões afro-brasileiras, que se acreditava serem frutos de uma tradição.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to analyze the formation of Afro-Brazilian sacred practices, throughout the nineteenth century, through the eyes of the contribution of the Central African peoples, an ethnic group that impacted the transatlantic trafficking until its end. The work starts from the analysis of the first Brazilian researchers and the place reserved for the understanding of Central African heritage in their pioneering contributions. Then, starting in the first half of the 19th century, analyzing the public manifestations of affliction-fruition cults, held in the main streets of the imperial capital, confused by the biased look of travelers, as Sunday celebrations. The second half of the period was marked by the transition of celebrations to the interior of houses and sobrados located in urban parishes of the imperial court. Moment when religious leaders disputed the liturgical spaces of the city, not by chance, priests and priestesses acted with ease a few meters from each other. With the end of trafficking, the second half of the century marked the need for leadership renewal through complex processes of ritual initiation, which when crossed with sources produced in Central African soil, demonstrate an interesting unfolding of a complex process of Creolization initiated on the other side of the Atlantic, which resulted in the birth of an African Christianity, which is the basis for understanding the rituals, which due to the misfortune of the charismatic leaders who were involved with justice, obliged to respond to lengthy inquiries and processes, as well as constant exposure in the press, they ended up unveiling their performance acts and their choices in the field of the sacred. African Christianity also allowed us to shed light on the choices of the first researchers on the issue of blacks in Brazil, who often chose to silence or mainly do not understand the sacred Central African practices, because they believed they were lost to Roman Catholicism. The work concludes with an analysis of the first decades of the 20th century, allowing not only to analyze the developments of the previous period, but also to deconstruct pre-established ideas about Afro-Brazilian religions, which were believed to be the fruit of a tradition.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e SociaisCentro-africanosCultos de aflição-fruiçãoNgangasQuimbandasIniciações ritualísticasCuraRituaisCentral AfricansAffliction-fruition cultsNgangasKimbandasRitualistic initiationsHealingRitualsHistóriaCaminhos do sagrado: ritos centro-africanos e a construção da religiosidade afro-brasileira no Rio de Janeiro do oitocentosPaths of the Sacred: Central African rites and the construction of afro-brazilian religiosity in Rio de Janeiro in the 19th centuryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFONTES MANUSCRITAS Arquivo Nacional Processo de Antônio Francisco. 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Possidonio, Eduardo
Centro-africanos
Cultos de aflição-fruição
Ngangas
Quimbandas
Iniciações ritualísticas
Cura
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author Possidonio, Eduardo
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description A presente pesquisa tem por objetivo analisar a formação das práticas sagradas afro-brasileiras, ao longo do Oitocentos, pelo olhar da contribuição dos povos centro-africanos, grupo étnico que impactou o tráfico transatlântico até o seu término. O trabalho parte da análise dos primeiros pesquisadores brasileiros e o lugar reservado à compreensão das heranças centro-africanas em suas pioneiras contribuições. Seguindo para a primeira metade do século XIX, analisando as manifestações públicas de cultos de aflição-fruição realizadas nos principais logradouros da capital imperial, confundidas pelo olhar enviesado dos viajantes com festejos dominicais. A segunda metade do período foi marcada pela transição das celebrações para o interior das casas e sobrados situados nas freguesias urbanas da corte imperial, momento em que as lideranças religiosas disputavam palmo a palmo os espaços litúrgicos da urbe. Não por acaso, sacerdotes e sacerdotisas atuavam com desenvoltura a poucos metros uns dos outros. Com a interrupção do tráfico, a segunda metade da centúria marcou a necessidade de renovação das lideranças via complexos processos de iniciação ritualística, que, quando cruzados com fontes produzidas em solo centro-africano, demonstram um interessante desdobramento de um complexo processo de crioulização iniciado do outro lado do Atlântico. Tal processo resultou no nascimento de um cristianismo africano, sendo este a base para a compreensão dos rituais, que, pela desventura das lideranças carismáticas, que se viam envolvidas com a justiça, obrigadas a responder a demorados inquéritos e processos bem como a se submeter à exposição constante na imprensa, acabaram descortinando seus atos performáticos e suas escolhas no campo do sagrado. O cristianismo africano permitiu também lançar luz sobre as escolhas dos primeiros pesquisadores da questão do negro no Brasil, que optaram, muitas vezes, por silenciar ou, principalmente, não compreender as práticas sagradas centro-africanas, por acreditarem perdidas para o catolicismo romano. O trabalho conclui com a análise das primeiras décadas do século XX, permitindo não somente compreender os desdobramentos do período anterior, como desconstruir ideias preestabelecidas acerca das religiões afro-brasileiras, que se acreditava serem frutos de uma tradição.
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