Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Antonio Francisco Ritter
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152
Resumo: O objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o modelo de treinamento corporativo aplicado por Computer Based Training (CBT), via Intranet, de uma organização multinacional de origem de capital estrangeiro do ramo de energia não-renovável junto aos funcionários das unidades de negócios do Brasil. Foram analisados dados referentes a um período de doze meses, dezembro de 2005 a novembro de 2006. Entrevistas informais e formais foram aplicadas junto ao principal executivo do Setor de Recursos Humanos e ao especialista pela Área de Treinamento e Desenvolvimento no Brasil. Dados secundários relativos aos treinamentos (executados por CBT - via Intranet) realizados pelos funcionários de todas as áreas da empresa forma coletados. A Plataforma de Administração da Aprendizagem utilizada para treinamento via CBT também foi caracterizada. Os fatores que possam sugerir revisão na metodologia adotada para a transição do modelo atual (CBT via intranet) para um programa de e-learning via Web foram identificados e sugestões foram apresentadas para integração do processo de Educação Corporativa e Gestão Estratégica de RH para a subsidiária brasileira. Outro aspecto levantado na pesquisa indica que as Plataformas de Administração da Aprendizagem precisam estar correlacionadas ao gerenciamento de carreira e a estímulos de promoção profissional. Este estudo oferece, ainda, algumas contribuições para a elaboração de planos de ação quando do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação interdepartamental na implementação de Programas de treinamento baseados em e-Learning. Assim, como conclusão do presente estudo evidenciou-se a suposição de que a atuação da Área de Recursos Humanos no monitoramento de Programas de treinamentos autogerenciáveis, inclusive os realizados por e-Learning, ainda é necessária. Contudo, o trabalho mostra que a participação das gerências imediatas é importante para o incremento e manutenção do nível de adesão dos treinandos aos programas desse sistema de aprendizagem.
id UFRRJ-1_27eca584d43099bb3a93d64e7985ab4c
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15152
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Ferreira, Antonio Francisco RitterBoas, Ana Alice Vilas559.274.916-34http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7800.119.427-20http://lattes.cnpq.br/73706583222482492023-12-22T03:10:59Z2023-12-22T03:10:59Z2007-09-19FERREIRA, Antonio Francisco Ritter. Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152O objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o modelo de treinamento corporativo aplicado por Computer Based Training (CBT), via Intranet, de uma organização multinacional de origem de capital estrangeiro do ramo de energia não-renovável junto aos funcionários das unidades de negócios do Brasil. Foram analisados dados referentes a um período de doze meses, dezembro de 2005 a novembro de 2006. Entrevistas informais e formais foram aplicadas junto ao principal executivo do Setor de Recursos Humanos e ao especialista pela Área de Treinamento e Desenvolvimento no Brasil. Dados secundários relativos aos treinamentos (executados por CBT - via Intranet) realizados pelos funcionários de todas as áreas da empresa forma coletados. A Plataforma de Administração da Aprendizagem utilizada para treinamento via CBT também foi caracterizada. Os fatores que possam sugerir revisão na metodologia adotada para a transição do modelo atual (CBT via intranet) para um programa de e-learning via Web foram identificados e sugestões foram apresentadas para integração do processo de Educação Corporativa e Gestão Estratégica de RH para a subsidiária brasileira. Outro aspecto levantado na pesquisa indica que as Plataformas de Administração da Aprendizagem precisam estar correlacionadas ao gerenciamento de carreira e a estímulos de promoção profissional. Este estudo oferece, ainda, algumas contribuições para a elaboração de planos de ação quando do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação interdepartamental na implementação de Programas de treinamento baseados em e-Learning. Assim, como conclusão do presente estudo evidenciou-se a suposição de que a atuação da Área de Recursos Humanos no monitoramento de Programas de treinamentos autogerenciáveis, inclusive os realizados por e-Learning, ainda é necessária. Contudo, o trabalho mostra que a participação das gerências imediatas é importante para o incremento e manutenção do nível de adesão dos treinandos aos programas desse sistema de aprendizagem.This study aims to analyze the corporative training model applied by Computer Based Training (CBT), through Internet, in a multinational organization of foreigner capital at the no-renewable energy sector. The study was carried on with the business employees at the Brazilian Unit. It was analyzed the data related to a twelve-month period, from December 2005 to November 2006. Informal and formal interviews were conducted with the main executive of the Human Resources Division and with the specialist of the Training and Development Division in Brazil. Secondary data related to training (executed by CBT through Internet) carried on by the employees from all divisions of the company were also collected. The Learning Management Platform used for training through CBT was characterized too. The factors that suggest a revision in the methodology used to the transition from the current model (CBT through Internet) to an e-Learning Web Based Program were revised and suggestions were shown to the integration of the process of Corporate Education and HR Strategic Management to the Brazilian branch. Another aspect taking into consideration in the research indicates that the Learning Management Platforms needs to be correlated to career management and to stimulation of professional promotion. This study offers also some contributions to the elaboration of an action plan for developing activities that involves interdivisional efforts on implementation of e-Learning based training programs. As a conclusion of the present study, the assumption that the action of Human Resources Division on the leading of self management training programs, including the ones realized by e-Learning, was evidenced and it is still demanded. However, this study shows that close managers participation is important to increase and maintain the employees adhesion level at this kind of learning system.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaisgestão do conhecimentoeducação corporativaestratégia de e-Learningknowledge managementcorporate educatione-Learning strategyAdministraçãoProgramas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de casoTraining programs based on e-Learning as a tool in knowledge business management in engineering-buying-building companies: a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60520/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/943Made available in DSpace on 2016-04-28T20:19:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007 - Antonio Francisco Ritter Ferreira.pdf: 1066385 bytes, checksum: 9582b306f51c3d52846cfb787f6a5030 (MD5) Previous issue date: 2007-09-19info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2007 - Antonio Francisco Ritter Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2091https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/1/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf.jpgbef8dc3be55833574053d3a16bb3532bMD51TEXT2007 - Antonio Francisco Ritter Ferreira.pdf.txtExtracted Texttext/plain228426https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/2/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf.txt9b7578bb8c14649d45287114f4169696MD52ORIGINAL2007 - Antonio Francisco Ritter Ferreira.pdfapplication/pdf1072753https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/3/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf624c4e02256579ab3bfc54e1da5439c1MD5320.500.14407/151522023-12-22 00:10:59.544oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Training programs based on e-Learning as a tool in knowledge business management in engineering-buying-building companies: a case study
title Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
spellingShingle Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
Ferreira, Antonio Francisco Ritter
gestão do conhecimento
educação corporativa
estratégia de e-Learning
knowledge management
corporate education
e-Learning strategy
Administração
title_short Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
title_full Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
title_fullStr Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
title_full_unstemmed Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
title_sort Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso
author Ferreira, Antonio Francisco Ritter
author_facet Ferreira, Antonio Francisco Ritter
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Antonio Francisco Ritter
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 559.274.916-34
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723288D7
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 800.119.427-20
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7370658322248249
contributor_str_mv Boas, Ana Alice Vilas
dc.subject.por.fl_str_mv gestão do conhecimento
educação corporativa
estratégia de e-Learning
topic gestão do conhecimento
educação corporativa
estratégia de e-Learning
knowledge management
corporate education
e-Learning strategy
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv knowledge management
corporate education
e-Learning strategy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O objetivo geral nesta dissertação consiste em analisar o modelo de treinamento corporativo aplicado por Computer Based Training (CBT), via Intranet, de uma organização multinacional de origem de capital estrangeiro do ramo de energia não-renovável junto aos funcionários das unidades de negócios do Brasil. Foram analisados dados referentes a um período de doze meses, dezembro de 2005 a novembro de 2006. Entrevistas informais e formais foram aplicadas junto ao principal executivo do Setor de Recursos Humanos e ao especialista pela Área de Treinamento e Desenvolvimento no Brasil. Dados secundários relativos aos treinamentos (executados por CBT - via Intranet) realizados pelos funcionários de todas as áreas da empresa forma coletados. A Plataforma de Administração da Aprendizagem utilizada para treinamento via CBT também foi caracterizada. Os fatores que possam sugerir revisão na metodologia adotada para a transição do modelo atual (CBT via intranet) para um programa de e-learning via Web foram identificados e sugestões foram apresentadas para integração do processo de Educação Corporativa e Gestão Estratégica de RH para a subsidiária brasileira. Outro aspecto levantado na pesquisa indica que as Plataformas de Administração da Aprendizagem precisam estar correlacionadas ao gerenciamento de carreira e a estímulos de promoção profissional. Este estudo oferece, ainda, algumas contribuições para a elaboração de planos de ação quando do desenvolvimento de atividades que envolvam a participação interdepartamental na implementação de Programas de treinamento baseados em e-Learning. Assim, como conclusão do presente estudo evidenciou-se a suposição de que a atuação da Área de Recursos Humanos no monitoramento de Programas de treinamentos autogerenciáveis, inclusive os realizados por e-Learning, ainda é necessária. Contudo, o trabalho mostra que a participação das gerências imediatas é importante para o incremento e manutenção do nível de adesão dos treinandos aos programas desse sistema de aprendizagem.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Antonio Francisco Ritter. Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152
identifier_str_mv FERREIRA, Antonio Francisco Ritter. Programas de treinamento baseados em e-learning como ferramenta na gestão de negócios do conhecimento em empresas de engenharia-compra-construção: um estudo de caso. 2007. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas e Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/1/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/2/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15152/3/2007%20-%20Antonio%20Francisco%20Ritter%20Ferreira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bef8dc3be55833574053d3a16bb3532b
9b7578bb8c14649d45287114f4169696
624c4e02256579ab3bfc54e1da5439c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107945014263808