Nas trilhas da memória: os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/UFRRJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arcenio, Cláudia Rodrigues do Carmo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13066
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar as permanências e rupturas na trajetória do letramento escolar por intermédio das histórias de vida de professores que foram alfabetizados e alfabetizam na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. E que estão gerindo suas formações no Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no ambiente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Compreendendo a alfabetização como uma das principais práticas de letramento escolar, esta investigação apresenta um levantamento dos indícios elencados a partir das narrativas produzidas sobre as memórias do período de alfabetização e sobre as atuais práticas em sala de aula, de forma a evidenciar as permanências e rupturas nas concepções e práticas educativas que visam à apropriação da língua escrita. A pesquisa é fundamentada na concepção de memória tal como é compreendida por Halbwachs (1990) e Pollak (1989) viabilizada por meio da linguagem como forma de reconstituir o passado. Adotamos por procedimento metodológico para a produção de narrativas o Ateliê Biográfico de Projeto descrito por Delory-Momberger (2006) realizado em etapas pré-definidas e eixos temáticos pré-estabelecidos, tal como propõe a metodologia e, como procedimento de análise operamos com o paradigma indiciário proposto Ginzburg (1989). Como parte das conclusões apresentadas, elaboramos quadros comparativos que expõem os resultados desta pesquisa, que acreditamos que pode vir a contribuir para a visualização de uma parte específica da trajetória do letramento escolar por uma perspectiva centrada nas histórias de vida, na memória e nas escritas de si que a materializam.
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E que estão gerindo suas formações no Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no ambiente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Compreendendo a alfabetização como uma das principais práticas de letramento escolar, esta investigação apresenta um levantamento dos indícios elencados a partir das narrativas produzidas sobre as memórias do período de alfabetização e sobre as atuais práticas em sala de aula, de forma a evidenciar as permanências e rupturas nas concepções e práticas educativas que visam à apropriação da língua escrita. A pesquisa é fundamentada na concepção de memória tal como é compreendida por Halbwachs (1990) e Pollak (1989) viabilizada por meio da linguagem como forma de reconstituir o passado. Adotamos por procedimento metodológico para a produção de narrativas o Ateliê Biográfico de Projeto descrito por Delory-Momberger (2006) realizado em etapas pré-definidas e eixos temáticos pré-estabelecidos, tal como propõe a metodologia e, como procedimento de análise operamos com o paradigma indiciário proposto Ginzburg (1989). Como parte das conclusões apresentadas, elaboramos quadros comparativos que expõem os resultados desta pesquisa, que acreditamos que pode vir a contribuir para a visualização de uma parte específica da trajetória do letramento escolar por uma perspectiva centrada nas histórias de vida, na memória e nas escritas de si que a materializam.CAPESThis research intends to investigate the permanences and ruptures in the trajectory of the school literacy through the life histories of teachers who were literate in the Baixada Fluminense of Rio de Janeiro who are managing their formations in the Pedagogy Course offered by the Federal Rural University of Rio de Janeiro January (UFRRJ) in the context of the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (PARFOR). Understanding literacy as one of the main practices of school literacy, this research presents a survey of the clue listed from narratives produced on the memories of the literacy period and on the current practices in the classroom in order to evidence the permanences and ruptures in the conceptions and educational practices that aim at the appropriation of written language. The research is based on memory conception as understood by Halbwachs (1990) and Pollak (1989) made possible through language as a way of reconstituting the past. The Biographical Project Studio described by Delory-Momberger (2006), performed in pre-defined stages and pre-established thematic axes, is proposed by methodological procedure for the production of narratives and, analysis procedure of narratives, the paradigm proposed by Ginzburg (1989). As part of the conclusions presented, we have elaborated comparative tables that present the results of this research that we believe may contribute to the visualization of a specific part of the trajectory of school literacy through a perspective centered on the life histories, the memory and written of himself which materializes this.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuletramentoalfabetizaçãomemóriabiografiaPARFORliteracyteaching to read and writememorybiographyPARFOREducaçãoNas trilhas da memória: os caminhos do letramento na escola através das trajetórias de vida de professoras alfabetizadoras do PARFOR/UFRRJ.In the tracks of memory: the paths of literacy in school through the life trajectories of PARFOR / UFRRJ literacy teachers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUAYO, M.I.B.D. 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description Esta pesquisa pretende investigar as permanências e rupturas na trajetória do letramento escolar por intermédio das histórias de vida de professores que foram alfabetizados e alfabetizam na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. E que estão gerindo suas formações no Curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no ambiente do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Compreendendo a alfabetização como uma das principais práticas de letramento escolar, esta investigação apresenta um levantamento dos indícios elencados a partir das narrativas produzidas sobre as memórias do período de alfabetização e sobre as atuais práticas em sala de aula, de forma a evidenciar as permanências e rupturas nas concepções e práticas educativas que visam à apropriação da língua escrita. A pesquisa é fundamentada na concepção de memória tal como é compreendida por Halbwachs (1990) e Pollak (1989) viabilizada por meio da linguagem como forma de reconstituir o passado. Adotamos por procedimento metodológico para a produção de narrativas o Ateliê Biográfico de Projeto descrito por Delory-Momberger (2006) realizado em etapas pré-definidas e eixos temáticos pré-estabelecidos, tal como propõe a metodologia e, como procedimento de análise operamos com o paradigma indiciário proposto Ginzburg (1989). Como parte das conclusões apresentadas, elaboramos quadros comparativos que expõem os resultados desta pesquisa, que acreditamos que pode vir a contribuir para a visualização de uma parte específica da trajetória do letramento escolar por uma perspectiva centrada nas histórias de vida, na memória e nas escritas de si que a materializam.
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