Entre Cruz, entre Souza, entre versos: uma reflexão sobre o legado autoral de Cruz e Souza a partir de uma condição negra e branca
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13214 |
Resumo: | O presente trabalho busca pensar o legado de Cruz e Souza, a partir de sua obra poética, segundo os diferentes aspectos sócio-históricos que desenharam as condições em que Souza pode dar forma a sua autoria. Compreendemos que debater isto significa discutir a herança da colonização que se desdobra no racismo nascido em tempos passados e atualmente. As reflexões desenvolvidas neste trabalho têm como base teórico-metodológica as obras de Frantz Fanon e de Mikhail Bakhtin. Enquanto Fanon nos desenha os contornos do legado histórico do racismo a partir da experiência pós-colonial, Bakhtin nos fornece um poderoso aporte para pensar o papel da autoria como uma resposta ao outro, edificada através das condições socioculturais que cada sujeito se encontra. Pensando o contexto histórico pós-colonial brasileiro procuramos construir uma concepção de racismo com base nas condições negra e branca. Tais ideias são inspiradas na concepção de condição humana desenvolvida por Hanna Arendt. Para esta autora, a condição não marca um estado de ser, mas sim, um lugar onde nos encontramos. O racismo concebido como um construto histórico, o qual não corresponde à totalidade da experiência humana. Dessa forma, apontamos que tal recurso permite enxergar a construção sócio-histórica sem naturalizar sua estrutura ou mesmo adentrar em aspectos identitários. Para isto, aspectos pessoais da trajetória do autor deste trabalho são mencionados. Assume-se a primeira pessoa do singular em muitos momentos porque se busca compreender um movimento em que um autor de um diferente tempo encontra outra pessoa e que, por sua vez, tem sua festa de renovação a partir disto. O lugar de autor e de apreciador de poesia é colocado como fonte de dados para a pesquisa |
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Compreendemos que debater isto significa discutir a herança da colonização que se desdobra no racismo nascido em tempos passados e atualmente. As reflexões desenvolvidas neste trabalho têm como base teórico-metodológica as obras de Frantz Fanon e de Mikhail Bakhtin. Enquanto Fanon nos desenha os contornos do legado histórico do racismo a partir da experiência pós-colonial, Bakhtin nos fornece um poderoso aporte para pensar o papel da autoria como uma resposta ao outro, edificada através das condições socioculturais que cada sujeito se encontra. Pensando o contexto histórico pós-colonial brasileiro procuramos construir uma concepção de racismo com base nas condições negra e branca. Tais ideias são inspiradas na concepção de condição humana desenvolvida por Hanna Arendt. Para esta autora, a condição não marca um estado de ser, mas sim, um lugar onde nos encontramos. O racismo concebido como um construto histórico, o qual não corresponde à totalidade da experiência humana. Dessa forma, apontamos que tal recurso permite enxergar a construção sócio-histórica sem naturalizar sua estrutura ou mesmo adentrar em aspectos identitários. Para isto, aspectos pessoais da trajetória do autor deste trabalho são mencionados. Assume-se a primeira pessoa do singular em muitos momentos porque se busca compreender um movimento em que um autor de um diferente tempo encontra outra pessoa e que, por sua vez, tem sua festa de renovação a partir disto. O lugar de autor e de apreciador de poesia é colocado como fonte de dados para a pesquisa-application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuAutoriaCondição Negra e brancaPós-colonialidadeEducaçãoEntre Cruz, entre Souza, entre versos: uma reflexão sobre o legado autoral de Cruz e Souza a partir de uma condição negra e branca-info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVEZ, Uelinton Faria. Cruz e Souza: Dante Negro do Brasil. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2011. ARENDT, Hanna. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2011. BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Para uma Filosofia do Ato Responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Pedro & Paulo Editores, 2012. BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação. São Paulo: Pedro & João Editores, 2011. BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch; VOLOCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988. BRASIL. Planalto. Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850. Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Rio de Janeiro: 18 de setembro de 1850. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L0601-1850.htm>. Acesso em: 6 jul. 2015. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFABA, 2008. LARROSSA, Jorge. Pedagogia Profana: Danças, piruetas e mascaradas. Tradução de Alfredo Veiga-Neto. Porto Alegre: Editora Contra Bando, 1998. MATTOS, Hebe Maria. Escravidão e cidadania no Brasil monárquico. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004. MARX, Karl. 18 de brumuário de Luis Bonaparte (1852). Edição Edgar Castigat Mores. Versão digital Nelson Jahr Garcia. [20--]. Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/brumario.html>. Acesso em: 13 jul. 2013. SAID, Edward W. Representações do intelectual: As Conferências Reith de 1993. Tradução de Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 8. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2011. SOUZA, Cruz e. Broquéis, Faróis. São Paulo: Martin Claret, 2002. VOLOCHINOV, Valentin. Palavra na vida e na poesia, Introdução ao problema da poética sociológica. In: BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Palavra própria e palavra outra na 88 sintaxe da enunciação. Tradução de Allan Tadeu Pugliese et al. 2. ed. São Paulo: Pedro & João Editores, 2011.https://tede.ufrrj.br/retrieve/64061/2015%20-%20Sandro%20de%20Santana%20Ferreira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4396Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-19T11:36:46Z No. of bitstreams: 1 2015 - Sandro de Santana Ferreira.pdf: 778428 bytes, checksum: eaf3150c3dabdff62ebaaa192fe0b890 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-19T11:36:46Z (GMT). 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O presente trabalho busca pensar o legado de Cruz e Souza, a partir de sua obra poética, segundo os diferentes aspectos sócio-históricos que desenharam as condições em que Souza pode dar forma a sua autoria. Compreendemos que debater isto significa discutir a herança da colonização que se desdobra no racismo nascido em tempos passados e atualmente. As reflexões desenvolvidas neste trabalho têm como base teórico-metodológica as obras de Frantz Fanon e de Mikhail Bakhtin. Enquanto Fanon nos desenha os contornos do legado histórico do racismo a partir da experiência pós-colonial, Bakhtin nos fornece um poderoso aporte para pensar o papel da autoria como uma resposta ao outro, edificada através das condições socioculturais que cada sujeito se encontra. Pensando o contexto histórico pós-colonial brasileiro procuramos construir uma concepção de racismo com base nas condições negra e branca. Tais ideias são inspiradas na concepção de condição humana desenvolvida por Hanna Arendt. Para esta autora, a condição não marca um estado de ser, mas sim, um lugar onde nos encontramos. O racismo concebido como um construto histórico, o qual não corresponde à totalidade da experiência humana. Dessa forma, apontamos que tal recurso permite enxergar a construção sócio-histórica sem naturalizar sua estrutura ou mesmo adentrar em aspectos identitários. Para isto, aspectos pessoais da trajetória do autor deste trabalho são mencionados. Assume-se a primeira pessoa do singular em muitos momentos porque se busca compreender um movimento em que um autor de um diferente tempo encontra outra pessoa e que, por sua vez, tem sua festa de renovação a partir disto. O lugar de autor e de apreciador de poesia é colocado como fonte de dados para a pesquisa |
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