Mandioca é vida: estudo etnobotânico na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri Rio Andirá (Barreirinha-Am)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Antonia Erica Costa de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12430
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal demostrar, por meio da Etnobotânica, aspectos de ordem material, de organização social e representação simbólica no processo de cultivo da mandioca e da produção de seus derivados na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri. O lócus onde se realizou está pesquisa localiza-se no Rio Andirá, Município de Barreirinha- AM, no Baixo Amazonas. Buscou-se identificar e demonstrar as possibilidades e limites encontrados nas experiências dos agricultores da comunidade sobre os processos empíricos da produção da mandioca; caracterizou os sistemas de cultivo, as técnicas empregadas na produção e beneficiamento; analisou a dimensão cultural, territorial, cosmológica, política-organizacional e identitária que estão relacionadas ao cultivo desta espécie; buscou compreender as relações de troca que movimentam a dimensão econômica da comunidade; além disso, o trabalho buscou analisar em que medida o sistema produtivo constitui-se como uma trincheira de luta desta comunidade tradicional frente aos interesses do capital neoliberal. Utilizou-se abordagem qualitativa e teve como centralidade a metodologia interativa adaptada da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD) de Guba e Lincoln (1989) e fundamenta-se também no princípio da pesquisa participativa. Dessa forma, o Círculo Hermenêutico Dialético aplicado como técnica para realização das entrevistas possibilitou demostrar o protagonismo dos agentes sociais, que participaram desta pesquisa, na construção e reconstrução da realidade. A pesquisa foi organizada em duas fases: a primeira constituiu-se na análise bibliográfica e documental em uma perspectiva dialógica entre botânica e a Etnobotânica e a segunda que se constitui no trabalho de campo. Neste sentido, este texto dissertativo é uma síntese dos diversos aspectos que envolvem o cultivo da mandioca na comunidade alvo da pesquisa, da produção ao seu consumo, em interface analítica dos condicionantes de ordem econômica e sociocultural. Evidenciou-se que os conhecimentos e as práticas tradicionais, neste trabalho representada pela Etnobotânica da mandioca, tem sido fundamental na conservação ambiental, na manutenção de ordenamentos comunitários, na garantia existencial das identidades quilombola e, portanto, no enfrentamento da lógica do capital.
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Buscou-se identificar e demonstrar as possibilidades e limites encontrados nas experiências dos agricultores da comunidade sobre os processos empíricos da produção da mandioca; caracterizou os sistemas de cultivo, as técnicas empregadas na produção e beneficiamento; analisou a dimensão cultural, territorial, cosmológica, política-organizacional e identitária que estão relacionadas ao cultivo desta espécie; buscou compreender as relações de troca que movimentam a dimensão econômica da comunidade; além disso, o trabalho buscou analisar em que medida o sistema produtivo constitui-se como uma trincheira de luta desta comunidade tradicional frente aos interesses do capital neoliberal. Utilizou-se abordagem qualitativa e teve como centralidade a metodologia interativa adaptada da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD) de Guba e Lincoln (1989) e fundamenta-se também no princípio da pesquisa participativa. Dessa forma, o Círculo Hermenêutico Dialético aplicado como técnica para realização das entrevistas possibilitou demostrar o protagonismo dos agentes sociais, que participaram desta pesquisa, na construção e reconstrução da realidade. A pesquisa foi organizada em duas fases: a primeira constituiu-se na análise bibliográfica e documental em uma perspectiva dialógica entre botânica e a Etnobotânica e a segunda que se constitui no trabalho de campo. Neste sentido, este texto dissertativo é uma síntese dos diversos aspectos que envolvem o cultivo da mandioca na comunidade alvo da pesquisa, da produção ao seu consumo, em interface analítica dos condicionantes de ordem econômica e sociocultural. Evidenciou-se que os conhecimentos e as práticas tradicionais, neste trabalho representada pela Etnobotânica da mandioca, tem sido fundamental na conservação ambiental, na manutenção de ordenamentos comunitários, na garantia existencial das identidades quilombola e, portanto, no enfrentamento da lógica do capital.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis study had as main objective to demonstrate, through ethnobotany, aspects of material order, social organization and symbolic representation in the process of cassava cultivation and production of its derivatives in the quilombola community of Santa Tereza do Matupiri. The locus of this research is located in Rio Andirá, Barreirinha - AM, in the Lower Amazon. It sought to identify and demonstrate the possibilities and limits found in the experiences of community farmers on the empirical processes of cassava production; characterized the cultivation systems, the techniques used in production and processing; analyzed the cultural, territorial, cosmological, political-organizational and identity dimensions that are related to the cultivation of this species; sought to understand the exchange relationships that drive the economic dimension of the community; furthermore, the work sought to analyze to what extent the productive system constitutes a trench of struggle of this traditional community against the interests of neoliberal capital. A qualitative approach was used, centered on the interactive methodology adapted from Guba and Lincoln's (1989) Dialectical Hermeneutic Circle (DHC) technique, and also based on the principle of participatory research. In this way, the Dialectic Hermeneutic Circle applied as a technique for conducting the interviews made it possible to demonstrate the protagonism of the social agents, who participated in this research, in the construction and reconstruction of reality. The research was organized in two phases: the first constituted in the bibliographic and documental analysis in a dialogic perspective between botany and Ethnobotany, and the second constituted in the field work. In this sense, this dissertation is a synthesis of the various aspects that involve the cultivation of cassava in the target community of the research, from production to consumption, in an analytical interface of economic and sociocultural constraints. It was evidenced that the knowledge and traditional practices, in this work represented by Ethnobotany of cassava, have been fundamental in environmental conservation, in maintaining community order, in the existential guarantee of quilombola identities and, therefore, in confronting the logic of capital.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEtnobotânicaMandiocaQuilomboEconomia e organização socialEthnobotanyCassavaEconomy and social organizationEducaçãoMandioca é vida: estudo etnobotânico na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri Rio Andirá (Barreirinha-Am)Cassava is life: ethnobotanical study in the quilombola Community of Santa Tereza do Matupiri Rio Andirá (Barreirinha-Am)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBUQUERQUE, U. P.; LUCENA, R. F. P. (Org.). Métodos e técnicas na pesquisa etnobotânica. NUPEEA/Livro Rápido, 2004. 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Economy and social organization
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description O presente estudo teve como objetivo principal demostrar, por meio da Etnobotânica, aspectos de ordem material, de organização social e representação simbólica no processo de cultivo da mandioca e da produção de seus derivados na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri. O lócus onde se realizou está pesquisa localiza-se no Rio Andirá, Município de Barreirinha- AM, no Baixo Amazonas. Buscou-se identificar e demonstrar as possibilidades e limites encontrados nas experiências dos agricultores da comunidade sobre os processos empíricos da produção da mandioca; caracterizou os sistemas de cultivo, as técnicas empregadas na produção e beneficiamento; analisou a dimensão cultural, territorial, cosmológica, política-organizacional e identitária que estão relacionadas ao cultivo desta espécie; buscou compreender as relações de troca que movimentam a dimensão econômica da comunidade; além disso, o trabalho buscou analisar em que medida o sistema produtivo constitui-se como uma trincheira de luta desta comunidade tradicional frente aos interesses do capital neoliberal. Utilizou-se abordagem qualitativa e teve como centralidade a metodologia interativa adaptada da técnica do Círculo Hermenêutico Dialético (CHD) de Guba e Lincoln (1989) e fundamenta-se também no princípio da pesquisa participativa. Dessa forma, o Círculo Hermenêutico Dialético aplicado como técnica para realização das entrevistas possibilitou demostrar o protagonismo dos agentes sociais, que participaram desta pesquisa, na construção e reconstrução da realidade. A pesquisa foi organizada em duas fases: a primeira constituiu-se na análise bibliográfica e documental em uma perspectiva dialógica entre botânica e a Etnobotânica e a segunda que se constitui no trabalho de campo. Neste sentido, este texto dissertativo é uma síntese dos diversos aspectos que envolvem o cultivo da mandioca na comunidade alvo da pesquisa, da produção ao seu consumo, em interface analítica dos condicionantes de ordem econômica e sociocultural. Evidenciou-se que os conhecimentos e as práticas tradicionais, neste trabalho representada pela Etnobotânica da mandioca, tem sido fundamental na conservação ambiental, na manutenção de ordenamentos comunitários, na garantia existencial das identidades quilombola e, portanto, no enfrentamento da lógica do capital.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-20
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dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Antonia Erica Costa de. Mandioca é vida: estudo etnobotânico na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri Rio Andirá (Barreirinha-Am). 2021. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
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