Ensino Médio Integrado: desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Parintins.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12740 |
Resumo: | Muitos fatores afetam o desempenho acadêmico dos alunos (as) no ensino médio profissional, buscar compreender o que leva os acadêmicos à escolherem o curso e permanecerem nele, saber se seu perfil socioeconômico influencia em seu interesse pelo curso é importante, tanto para a rede acadêmica quanto para as gestões destas Instituições, uma vez que possa servir como base para criação de medidas preventivas para o desenvolvimento tanto escolar quanto pessoal dos alunos (as). Com este interim, o objetivo deste estudo foi analisar quais os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM – Parintins), tendo seus objetivos específicos pautados no levantamento histórico e legais da Educação Profissional no Brasil, com ênfase no Curso de Agorpecuária Integrado, avaliando aspectos das condições de oferta, organização didático-pedagógica, matriz curricular e outros componentes relevantes ,caracterizando seus perfis socioeconômicos, Identificando, a partir da perspectiva dos mesmos, os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos estudantes, discutindo suas perspectivas futuras após a conclusão do curso. Os métodos de pesquisa foram baseados na pesquisa qualitativa com abordagem dialética, onde os sujeitos (discentes) responderam questionário de forma objetiva e através do método de roda de conversa, apresentaram suas percepções diante o curso e a instituição. Com essas discussões, foi possível concluir que o desempenho dos discentes não está apenas vinculados a seus interesses sobre ensino/aprendizagem, mas sim, podem ser influenciados e afetados pelas opiniões familiares, estrutura familiar e institucional e relação com professores e colegas de turma. Observou-se que a Instituição, bem como outras instituições federais do Brasil, não possui estrutura física especifica para se manter o curso na integra, a falta de laboratórios se perfazem como empecilhos para as atividades práticas dos alunos, porém, as visitas técnicas em áreas e locais de parceiros da Instituição, serviram como válvula de escape para o contato prático do discentes com o curso. Constatou-se ainda que, a maioria dos alunos do curso integrado de Agropecuária são de famílias de baixa renda, onde utilizam-se dos recursos ofertados pela Instituição para se manterem em tempo integral. No entanto, tal situação financeira dos discentes não afeta em suas percepções futuras. Dentro das percepções dos discentes observou-se que, após seu ingresso no curso de Agropecuária, eles iniciaram uma nova realidade escolar, onde deveriam se dedicar mais, além do que, passaram a formalizar opiniões mais criticas e perspectivas de um futuro melhor, caso se esforcem mais e busquem se profissionalizar. Atentou-se ainda, que é primordial para o desempenho acadêmico do aluno, seus relacionamentos com professores e entre seus colegas de classe. Com suas percepções, observou-se que o método de ensino dos professores são o que acarretam o interesse dos alunos nos conteúdos do curso. Portanto, conclui-se que a escola tem grande participação da decisão vocacional do discente, formando e delineando suas opiniões críticas e influenciando no seu desempenho escolar e pessoal. |
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Oliveira, Leandro Pereira deSouza, Nádia Maria Pereira de739.514.557-72https://orcid.org/0000-0002-6001-8275http://lattes.cnpq.br/3482614478463727Souza, Nádia Maria Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727Oliveira, Lia Maria Teixeira dehttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055Alves, Marcelo Paraisohttps://orcid.org/0000-0002-6236-3224http://lattes.cnpq.br/4907435299665814804.764.812-87http://lattes.cnpq.br/30965027383975232023-12-22T02:19:19Z2023-12-22T02:19:19Z2019-08-29OLIVEIRA, Leandro Pereira de. Ensino Médio Integrado: desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Parintins.. 2019. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12740Muitos fatores afetam o desempenho acadêmico dos alunos (as) no ensino médio profissional, buscar compreender o que leva os acadêmicos à escolherem o curso e permanecerem nele, saber se seu perfil socioeconômico influencia em seu interesse pelo curso é importante, tanto para a rede acadêmica quanto para as gestões destas Instituições, uma vez que possa servir como base para criação de medidas preventivas para o desenvolvimento tanto escolar quanto pessoal dos alunos (as). Com este interim, o objetivo deste estudo foi analisar quais os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM – Parintins), tendo seus objetivos específicos pautados no levantamento histórico e legais da Educação Profissional no Brasil, com ênfase no Curso de Agorpecuária Integrado, avaliando aspectos das condições de oferta, organização didático-pedagógica, matriz curricular e outros componentes relevantes ,caracterizando seus perfis socioeconômicos, Identificando, a partir da perspectiva dos mesmos, os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos estudantes, discutindo suas perspectivas futuras após a conclusão do curso. Os métodos de pesquisa foram baseados na pesquisa qualitativa com abordagem dialética, onde os sujeitos (discentes) responderam questionário de forma objetiva e através do método de roda de conversa, apresentaram suas percepções diante o curso e a instituição. Com essas discussões, foi possível concluir que o desempenho dos discentes não está apenas vinculados a seus interesses sobre ensino/aprendizagem, mas sim, podem ser influenciados e afetados pelas opiniões familiares, estrutura familiar e institucional e relação com professores e colegas de turma. Observou-se que a Instituição, bem como outras instituições federais do Brasil, não possui estrutura física especifica para se manter o curso na integra, a falta de laboratórios se perfazem como empecilhos para as atividades práticas dos alunos, porém, as visitas técnicas em áreas e locais de parceiros da Instituição, serviram como válvula de escape para o contato prático do discentes com o curso. Constatou-se ainda que, a maioria dos alunos do curso integrado de Agropecuária são de famílias de baixa renda, onde utilizam-se dos recursos ofertados pela Instituição para se manterem em tempo integral. No entanto, tal situação financeira dos discentes não afeta em suas percepções futuras. Dentro das percepções dos discentes observou-se que, após seu ingresso no curso de Agropecuária, eles iniciaram uma nova realidade escolar, onde deveriam se dedicar mais, além do que, passaram a formalizar opiniões mais criticas e perspectivas de um futuro melhor, caso se esforcem mais e busquem se profissionalizar. Atentou-se ainda, que é primordial para o desempenho acadêmico do aluno, seus relacionamentos com professores e entre seus colegas de classe. Com suas percepções, observou-se que o método de ensino dos professores são o que acarretam o interesse dos alunos nos conteúdos do curso. Portanto, conclui-se que a escola tem grande participação da decisão vocacional do discente, formando e delineando suas opiniões críticas e influenciando no seu desempenho escolar e pessoal.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorMany factors affect students' academic performance in high school, seek to understand what leads academics to choose the course and remain in it, whether their socioeconomic profile influences their interest in the course is important, both for the academic network and for the institutions, since it can serve as a basis for creating preventive measures for the academic and personal development of students. In this context, the objective of this study is to analyze the factors that influence in and beyond the school performance of the students of the Integrated Farming Course of the Federal Institute of Amazonas - Campus Parintins (IFAM - Parintins), having your specific objectives based on the historical and legal survey of Professional Education in Brazil, with emphasis on the Integrated Farming Course, evaluating the aspects of the subjects offered conditions, didactic-pedagogical organization of the curriculum matrix and other relevant components; characterizing your socioeconomics profiles; identifying, from the students perspective, factors that influence in and beyond students school performance, discussing future perspectives after the conclusion of the course. The research methods were based on the qualitative research with dialectical approach, where the subjects (students) answered questionnaire objectively and through the talk wheel method presented their perceptions regarding the course and the institution. With these discussions, it was possible to conclude that students' performance is not only linked to their interests in teaching/learning, but rather can be influenced and affected by family opinions, family and institutional structure and relationships with teachers and classmates. It was observed that the Institution, as well as other federal institutions in Brazil, does not have a specific physical structure to maintain the course in its entirety, the lack of laboratories is an obstacle to students practical activities. However, technical visits in areas and partner sites of the Institution, served as an escape valve for the students' practical contact with the course. It was also verified that, the majority of the students of the integrated course of Farming are of families of low income, where they use of the resources offered by the Institution to be maintained in full time. However, such financial situation of the students does not affect in their future perceptions. Within the perceptions of the students it was observed that, after joining the course of Farming, they started a new school reality, where they should dedicate more, beyond which, they came to formalize more critical opinions and perspectives of a better future, if try harder and seek professionalism. It was also emphasized that it is paramount for the student's academic performance, his relationships with teachers and among his classmates. With their perceptions, it was observed that the teaching method of the teachers are what cause the interest of the students in the contents of the course. Therefore, it is concluded that the school has great participation of the vocational decision of the student, forming and delineating their critical opinions and influencing in their academic and personal performance.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaDesempenho acadêmicocurso técnicoInstituo Federal de ParintinsAcademic performancetechnical courseFederal Institution of ParintinsEducaçãoEnsino Médio Integrado: desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas - Campus Parintins.Integrated High School: school performance of students of the Technical Course in Farming of the Federal Institute of Amazonas - Campus Parintins.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRAÃO, Camila Ferreira. 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Muitos fatores afetam o desempenho acadêmico dos alunos (as) no ensino médio profissional, buscar compreender o que leva os acadêmicos à escolherem o curso e permanecerem nele, saber se seu perfil socioeconômico influencia em seu interesse pelo curso é importante, tanto para a rede acadêmica quanto para as gestões destas Instituições, uma vez que possa servir como base para criação de medidas preventivas para o desenvolvimento tanto escolar quanto pessoal dos alunos (as). Com este interim, o objetivo deste estudo foi analisar quais os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos discentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Amazonas – Campus Parintins (IFAM – Parintins), tendo seus objetivos específicos pautados no levantamento histórico e legais da Educação Profissional no Brasil, com ênfase no Curso de Agorpecuária Integrado, avaliando aspectos das condições de oferta, organização didático-pedagógica, matriz curricular e outros componentes relevantes ,caracterizando seus perfis socioeconômicos, Identificando, a partir da perspectiva dos mesmos, os fatores que influenciam no e além do desempenho escolar dos estudantes, discutindo suas perspectivas futuras após a conclusão do curso. Os métodos de pesquisa foram baseados na pesquisa qualitativa com abordagem dialética, onde os sujeitos (discentes) responderam questionário de forma objetiva e através do método de roda de conversa, apresentaram suas percepções diante o curso e a instituição. Com essas discussões, foi possível concluir que o desempenho dos discentes não está apenas vinculados a seus interesses sobre ensino/aprendizagem, mas sim, podem ser influenciados e afetados pelas opiniões familiares, estrutura familiar e institucional e relação com professores e colegas de turma. Observou-se que a Instituição, bem como outras instituições federais do Brasil, não possui estrutura física especifica para se manter o curso na integra, a falta de laboratórios se perfazem como empecilhos para as atividades práticas dos alunos, porém, as visitas técnicas em áreas e locais de parceiros da Instituição, serviram como válvula de escape para o contato prático do discentes com o curso. Constatou-se ainda que, a maioria dos alunos do curso integrado de Agropecuária são de famílias de baixa renda, onde utilizam-se dos recursos ofertados pela Instituição para se manterem em tempo integral. No entanto, tal situação financeira dos discentes não afeta em suas percepções futuras. Dentro das percepções dos discentes observou-se que, após seu ingresso no curso de Agropecuária, eles iniciaram uma nova realidade escolar, onde deveriam se dedicar mais, além do que, passaram a formalizar opiniões mais criticas e perspectivas de um futuro melhor, caso se esforcem mais e busquem se profissionalizar. Atentou-se ainda, que é primordial para o desempenho acadêmico do aluno, seus relacionamentos com professores e entre seus colegas de classe. Com suas percepções, observou-se que o método de ensino dos professores são o que acarretam o interesse dos alunos nos conteúdos do curso. Portanto, conclui-se que a escola tem grande participação da decisão vocacional do discente, formando e delineando suas opiniões críticas e influenciando no seu desempenho escolar e pessoal. |
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