Emprego da Pedagogia de Projetos com base na avaliação do desempenho de cultivares de pimentão e berinjela sob manejo convencional e orgânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, João Nacir
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12383
Resumo: A partir da reforma do ensino médio e profissional, através da Lei 9394/96 e do Decreto Federal 2208/97, a Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa, estado do Espírito Santo (EAFST-ES) passou a trabalhar com os Componentes Curriculares de forma modular, o que dificultou a realização de atividades práticas no campo. O emprego da Pedagogia de Projetos , em que os alunos efetivamente participam, construindo sua própria aprendizagem, vem contribuir para a resolução desse problema. Entretanto, a Pedagogia de Projetos tem sido empregada na EAFST-ES apenas para o sistema convencional de produção agrícola. O objetivo deste trabalho foi proporcionar ao aluno condições de auto-avaliar comparativamente os sistemas convencional e orgânico através da Pedagogia de Projetos . O programa foi desenvolvido com a turma do terceiro período do Curso Técnico em Agropecuária no Componente Curricular Produção Vegetal I, sendo que para a cultura do pimentão foram selecionadas as cultivares Magali R e Ikeda, e para a da berinjela as cultivares Ciça e Nápoli. Foram efetivadas atividades interdisciplinares envolvendo as áreas de Códigos & Lingüagens e Ciências da Natureza, pertencentes ao ensino médio regular, como também os Componentes Curriculares: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo Fitossanitário, Noções de Administração e Topografia, do ensino profissional. Foram avaliadas: a capacidade demonstrada pelos alunos em obter informações técnicas para desenvolvimento do programa; a ocorrência de problemas fitossanitários em conexão com as medidas de controle adotadas; a produtividade e rentabilidade econômica de cada uma das cultivares em ambos os sistemas de cultivo; a aceitação, por parte dos consumidores da região, de produtos oriundos dos dois sistemas de cultivo; e a construção do conhecimento em função do enfoque interdisciplinar. Os alunos constataram que a biblioteca da EAFST-ES dispõe de um reduzido número de referências sobre o sistema orgânico de produção. Com respeito à fitossanidade, identificaram-se na cultura do pimentão: ácaros, sintomas de mosaico, mancha bacteriana, antracnose e rizotoniose; na cultura da berinjela: ácaros, broca do fruto, seca dos ramos, antracnose e ataque de lesmas. Destacaram- se: a eficiência da calda sulfocálcica no controle de ácaros, na cultura do pimentão em sistema orgânico e a maior eficiência do fungicida comercial Cuprozeb em comparação à calda bordalesa no controle da seca dos ramos da berinjela. Em relação à produtividade, o pimentão Magali R foi superior no sistema convencional e Ikeda no orgânico. Ambas as cultivares de berinjela mostraram desempenho superior no sistema convencional. As cultivares de pimentão apresentaram rentabilidade econômica mais alta sob manejo orgânico e as de berinjela no cultivo convencional. Houve preferência dos consumidores pelos produtos orgânicos. Os alunos relataram que adquiriram maior conhecimento sobre os assuntos tratados de forma interdisciplinar e 96% deles recomendariam o cultivo orgânico das hortaliças aos agricultores locais.
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O emprego da Pedagogia de Projetos , em que os alunos efetivamente participam, construindo sua própria aprendizagem, vem contribuir para a resolução desse problema. Entretanto, a Pedagogia de Projetos tem sido empregada na EAFST-ES apenas para o sistema convencional de produção agrícola. O objetivo deste trabalho foi proporcionar ao aluno condições de auto-avaliar comparativamente os sistemas convencional e orgânico através da Pedagogia de Projetos . O programa foi desenvolvido com a turma do terceiro período do Curso Técnico em Agropecuária no Componente Curricular Produção Vegetal I, sendo que para a cultura do pimentão foram selecionadas as cultivares Magali R e Ikeda, e para a da berinjela as cultivares Ciça e Nápoli. Foram efetivadas atividades interdisciplinares envolvendo as áreas de Códigos & Lingüagens e Ciências da Natureza, pertencentes ao ensino médio regular, como também os Componentes Curriculares: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Manejo Fitossanitário, Noções de Administração e Topografia, do ensino profissional. Foram avaliadas: a capacidade demonstrada pelos alunos em obter informações técnicas para desenvolvimento do programa; a ocorrência de problemas fitossanitários em conexão com as medidas de controle adotadas; a produtividade e rentabilidade econômica de cada uma das cultivares em ambos os sistemas de cultivo; a aceitação, por parte dos consumidores da região, de produtos oriundos dos dois sistemas de cultivo; e a construção do conhecimento em função do enfoque interdisciplinar. Os alunos constataram que a biblioteca da EAFST-ES dispõe de um reduzido número de referências sobre o sistema orgânico de produção. Com respeito à fitossanidade, identificaram-se na cultura do pimentão: ácaros, sintomas de mosaico, mancha bacteriana, antracnose e rizotoniose; na cultura da berinjela: ácaros, broca do fruto, seca dos ramos, antracnose e ataque de lesmas. Destacaram- se: a eficiência da calda sulfocálcica no controle de ácaros, na cultura do pimentão em sistema orgânico e a maior eficiência do fungicida comercial Cuprozeb em comparação à calda bordalesa no controle da seca dos ramos da berinjela. Em relação à produtividade, o pimentão Magali R foi superior no sistema convencional e Ikeda no orgânico. Ambas as cultivares de berinjela mostraram desempenho superior no sistema convencional. As cultivares de pimentão apresentaram rentabilidade econômica mais alta sob manejo orgânico e as de berinjela no cultivo convencional. Houve preferência dos consumidores pelos produtos orgânicos. Os alunos relataram que adquiriram maior conhecimento sobre os assuntos tratados de forma interdisciplinar e 96% deles recomendariam o cultivo orgânico das hortaliças aos agricultores locais.Following professional second grade education reform regulated by the Law 9394/96 and Decree 2208/97 of the Federal Government, EAFST-ES un beg to deal with Curricular Components within a module fashion, a change that imposed difficulties to carry out field teaching activity. The adoption of Project s Pedagogy , through which students effectively participate in their own apprendiceship, is able to contribute to solve such problems. However, at EAFST-ES Project s Pedagogy has been only applied for the conventional agriculture system. The present work had the purpose to afford conditions for students themselves to compare conventional and organic crop systems by the Project s Pedagogy method. The program was developed with students in the third period of the Agriculture Thecnical Course, Plant Production Curricular Component I. For the pepper crop, cultivars Magali R and Ikeda were chosen; as for eggplant, the cultivars used were Ciça and Napoli. Interdisciplinary approaches included Codes & Languages and Natural Sciences teaching areas, whereas Curricular Components comprized Soil Fertility & Plant Nutrition , Pest & Disease Management , Administration Notions , and Topography . Student s ability to access thecnical information concerning program development; occurrence of pests and diseases in conection to control measures; yields and economic performances of the cultivars under each production system; and acceptance of consumers with respect of harvested products from the two crop management systems were evaluated. The students detected that EAFST-ES library has a reduced number of issues referring organic agriculture. On pepper crop, mites, mosaic symptoms, bacterial spot, anthracnose, and Rhizoctonia root rot were identified. Relating eggplant, mites, fruit borer, infectious dieback, anthracnose, and slugs were monitored. Emphasis was given to the efficacy of sulpur + calcium mixture for mite control in the organic pepper plot. The commercial fungicide Cuprozeb was found to be more efficient than Bordeaux mixture for dieback control in eggplant. Regarding productivity, Magali R was superior to Ikeda in the conventional system and vice-versa took place in the organic system. Both eggplant cultivars showed higher yields with conventional management pepper had improved economic performance under organic cultivation while eggplant showed opposite behavior. Consumers had preference for organic products and students reported greater knowledge acquired through all the interdisciplinary activities accomplished. Around 96% of the class decided to recommend organic cultivation to local vegetable growers.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino médioagricultura orgânicaauto-aprendizadoeducação agrícolasecond grade educationorganic agricultureself-trainingagricultural educationEducaçãoEmprego da Pedagogia de Projetos com base na avaliação do desempenho de cultivares de pimentão e berinjela sob manejo convencional e orgânicoEmployment of Project Pedagogy based on the evaluation of the performance of chili and eggplant cultivars under conventional and organic managementinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30327/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36717/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43116/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49466/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55936/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/66info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2006 - João Nacir Colombo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12383/1/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD51TEXT2006 - João Nacir Colombo.pdf.txtExtracted Texttext/plain151898https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12383/2/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdf.txt44125be399856c9d135e46f82b955072MD52ORIGINAL2006 - João Nacir Colombo.pdfapplication/pdf2321001https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12383/3/2006%20-%20Jo%c3%a3o%20Nacir%20Colombo.pdfaeb1e959eadb85a00255c5abfa4a897bMD5320.500.14407/123832023-12-21 23:06:54.154oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12383Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
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