O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Antônio José
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433
Resumo: A evolução tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece um desafio à formação dos profissionais que farão uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre semeadoras-adubadoras da disciplina de Mecanização Agrícola foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma, o conteúdo foi ministrado através do computador, com o acesso a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo também informações sobre outras semeadoras-adubadoras, elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de alunos e professores do curso Técnico em Informática do CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional, com aulas teóricas em sala de aula e em torno da máquina. As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em ambas as situações, demonstrando ser possível manter a formação do profissional paralela à evolução tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna, adequando as ferramentas de ensino.
id UFRRJ-1_377c3ce39285353a858e94f14f67335b
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12433
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Pereira, Antônio JoséSantana, Gilson Candido439.191.627-49http://lattes.cnpq.br/4581148453214631543.171.699-912023-12-22T02:07:56Z2023-12-22T02:07:56Z2008-09-30PEREIRA, Antônio José. O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433A evolução tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece um desafio à formação dos profissionais que farão uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre semeadoras-adubadoras da disciplina de Mecanização Agrícola foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma, o conteúdo foi ministrado através do computador, com o acesso a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo também informações sobre outras semeadoras-adubadoras, elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de alunos e professores do curso Técnico em Informática do CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional, com aulas teóricas em sala de aula e em torno da máquina. As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em ambas as situações, demonstrando ser possível manter a formação do profissional paralela à evolução tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna, adequando as ferramentas de ensino.The technological evolution of the tractors and agricultural implements establishes a challenge to the formation of the professionals who will make use of this technology. It is imperative that the education of agricultural mechanization in the schools techniques give the opportunity to students in acquiring a lot of information on the tractors and implements, enabling them to use it adequately, mainly those available in the market nowadays. This research was carried through in the Agricultural College of Camboriú (CAC) with two groups of students from the Technician in Farming Course after high school level. The content on top dressing machines-sowing machines of the agricultural mechanization disciplines was given in two forms, by the professor/researcher. For a group the content was given through a computer, with the access to software on top dressing machine-sowing machine model 1013 of the Fankhauser, also have information on others top dressing machine-sowing machine, elaborated by the professor/researcher with the contribution of students and professors from Technician in Computer science Course of the CAC. For the other group the content was given in a traditional form, with theoretical lessons in classroom and around the machine. The programmed practical activities had been equally carried through in both groups. Characterized as a case study, this research compared the degree of learning obtained from two groups, being common to both the accompaniment and the orientation of the professor. The obtained results had shown that it did not have significant difference of learning in the two studied groups and that the presence and orientation of the professor are basic for the process of teach-learning in both situations, demonstrating to be possible to keep the formation of the professional in parallel the technological evolution of the equipment used in modern agriculture, adjusting the education tools.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação Agrícolaevolução tecnológicaequipamentos agrícolasprofessorensino-agrotécnicoferramentas de ensinoAgricultural educationtechnological evolutionagricultural implementsprofessoreducation toolsEducaçãoO real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de casoThe real and virtual in tecnical education of agricultural mechanization - a case studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12490/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17788/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24080/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30487/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36837/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43243/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49599/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56080/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jose%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61582/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/112Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Antonio Jose Pereira.pdf: 5238277 bytes, checksum: 319048bab03ca5b154c58639cb55d14d (MD5) Previous issue date: 2008-09-30info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2008 - Antônio José Pereira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg4049https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/1/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.jpg8e79f8f2eefd7cc389a71266ff6458b0MD51TEXT2008 - Antônio José Pereira.pdf.txtExtracted Texttext/plain184251https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/2/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.txt0dc5b4fe6056e2d401e7eee424576a77MD52ORIGINAL2008 - Antônio José Pereira.pdfapplication/pdf2839594https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/3/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdfbda90347e69708de32c429fbcf3fbedeMD5320.500.14407/124332023-12-21 23:07:56.689oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:07:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The real and virtual in tecnical education of agricultural mechanization - a case study
title O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
spellingShingle O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
Pereira, Antônio José
Educação Agrícola
evolução tecnológica
equipamentos agrícolas
professor
ensino-agrotécnico
ferramentas de ensino
Agricultural education
technological evolution
agricultural implements
professor
education tools
Educação
title_short O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
title_full O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
title_fullStr O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
title_full_unstemmed O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
title_sort O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso
author Pereira, Antônio José
author_facet Pereira, Antônio José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Antônio José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santana, Gilson Candido
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 439.191.627-49
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4581148453214631
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 543.171.699-91
contributor_str_mv Santana, Gilson Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Agrícola
evolução tecnológica
equipamentos agrícolas
professor
ensino-agrotécnico
ferramentas de ensino
topic Educação Agrícola
evolução tecnológica
equipamentos agrícolas
professor
ensino-agrotécnico
ferramentas de ensino
Agricultural education
technological evolution
agricultural implements
professor
education tools
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv Agricultural education
technological evolution
agricultural implements
professor
education tools
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description A evolução tecnológica dos tratores e implementos agrícolas estabelece um desafio à formação dos profissionais que farão uso desta tecnologia. É imperativo que o ensino de mecanização agrícola nas escolas técnicas oportunize ao educando ampla gama de informações sobre os tratores e implementos, capacitando-o a utilizar adequadamente aqueles disponíveis no mercado onde atuará. Esta pesquisa foi realizada no Colégio Agrícola de Camboriú (CAC) com duas turmas de alunos do curso Técnico em Agropecuária da modalidade pós-ensino médio. O conteúdo sobre semeadoras-adubadoras da disciplina de Mecanização Agrícola foi ministrado de duas formas, pelo professor/pesquisador. Para uma turma, o conteúdo foi ministrado através do computador, com o acesso a um software sobre a semeadora-adubadora modelo 1013 da Fankhauser, contendo também informações sobre outras semeadoras-adubadoras, elaborado pelo professor/pesquisador com a colaboração de alunos e professores do curso Técnico em Informática do CAC. Para a outra turma o conteúdo foi ministrado da forma tradicional, com aulas teóricas em sala de aula e em torno da máquina. As atividades práticas programadas foram realizadas igualmente em ambas as turmas. Caracterizada como um estudo de caso, esta pesquisa comparou o grau de aprendizagem obtido pelas duas turmas, sendo comum a ambas o acompanhamento e orientações do professor. Os resultados obtidos mostraram que não houve diferença significativa de aprendizado nas duas turmas estudadas e que a presença e orientação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem em ambas as situações, demonstrando ser possível manter a formação do profissional paralela à evolução tecnológica dos equipamentos utilizados na agricultura moderna, adequando as ferramentas de ensino.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:07:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Antônio José. O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433
identifier_str_mv PEREIRA, Antônio José. O real e o virtual no ensino técnico de mecanização agrícola - um estudo de caso. 2008. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/1/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/2/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12433/3/2008%20-%20Ant%c3%b4nio%20Jos%c3%a9%20Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e79f8f2eefd7cc389a71266ff6458b0
0dc5b4fe6056e2d401e7eee424576a77
bda90347e69708de32c429fbcf3fbede
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107871355994112