O papel da feira de ciências na alfabetização científica: uma análise a partir da experiência de uma escola estadual do Sul Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Filho, Paulo Mariano
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14962
Resumo: No presente trabalho é apresentado o projeto de pesquisa com vistas à defesa no mestrado. O estudo se caracteriza em dois eixos principais: primeiramente buscar através da pesquisa subsídios para a compreensão do significado das Feiras de Ciências no Ensino das Ciências para ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mais especificamente no Colégio Estadual João Köpke, onde tais atividades acontecem desde 2008. O segundo eixo se concentra na possibilidade de construir em conjunto com a comunidade escolar, um novo patamar de realizações relativas ao empreendimento das Feiras de Ciências, que possa contribuir para a educação básica. As Feiras de Ciências estudantis têm uma tradição de mais de cinco décadas, acontecendo no Brasil e América Latina desde a década de 1960 como uma oportunidade para estudantes apresentarem suas produções científicas escolares. Em geral, esses eventos são apresentados a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula. Diante da importância das feiras científicas e seu espaço na alfabetização científica, é necessário compreender a forma como elas acontecem na escola em estudo. Assim, surgiu o seguinte questionamento: qual o papel da feira de ciências no processo de alfabetização científica dos alunos na educação básica?Para o desenvolvimento da pesquisa propomos analisar a oportunidade que as Feiras de Ciências possam representar no sentido de construirmos atividades que promovam uma alfabetização científica numa perspectiva multidimensional e também propomos desenvolver, como produto da dissertação, um “caderno” com princípios e orientações de elaboração de Feiras de Ciências nesta perspectiva.
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O estudo se caracteriza em dois eixos principais: primeiramente buscar através da pesquisa subsídios para a compreensão do significado das Feiras de Ciências no Ensino das Ciências para ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mais especificamente no Colégio Estadual João Köpke, onde tais atividades acontecem desde 2008. O segundo eixo se concentra na possibilidade de construir em conjunto com a comunidade escolar, um novo patamar de realizações relativas ao empreendimento das Feiras de Ciências, que possa contribuir para a educação básica. As Feiras de Ciências estudantis têm uma tradição de mais de cinco décadas, acontecendo no Brasil e América Latina desde a década de 1960 como uma oportunidade para estudantes apresentarem suas produções científicas escolares. Em geral, esses eventos são apresentados a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula. Diante da importância das feiras científicas e seu espaço na alfabetização científica, é necessário compreender a forma como elas acontecem na escola em estudo. Assim, surgiu o seguinte questionamento: qual o papel da feira de ciências no processo de alfabetização científica dos alunos na educação básica?Para o desenvolvimento da pesquisa propomos analisar a oportunidade que as Feiras de Ciências possam representar no sentido de construirmos atividades que promovam uma alfabetização científica numa perspectiva multidimensional e também propomos desenvolver, como produto da dissertação, um “caderno” com princípios e orientações de elaboração de Feiras de Ciências nesta perspectiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)In the present work is presented the research project with a view to qualification in the masters. The study is characterized in two main axes: firstly to search through the research subsidies for the understanding of the meaning of Science Fairs in Science Teaching for high school of the state public network of Rio de Janeiro, specifically in the João Köpke State College, where such activities have been taking place since 2008. The second axis focuses on the possibility of building together with the school community a new level of achievements related to the Science Fair venture in this educational institution. The Student Science Fairs have a tradition of more than five decades, happening in Brazil and Latin America since the 1960s as an opportunity for students to present their scientific school productions. In general, these events are presented to an audience other than the one who makes up the classroom environment. Given the importance of scientific fairs and their place in scientific literacy, it is necessary to understand how they happen in the school under study. Thus, the following question arose: what is the role of the science fair in the process of scientific literacy of students of basic education? For the development of the research we propose to analyze the opportunity that the Science Fairs can represent in order to build activities that promote a scientific literacy in a multidimensional perspective and also propose to develop, as a product of the dissertation, a "notebook" with principles and guidelines for the elaboration of Science Fair in this perspective.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e MatemáticaUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoFeiras da CiênciaEnsino MédioPerspectiva MultidimensionalAlfabetização CientíficaScience FairsHigh SchoolMultidimensional PerspectiveScientific Literacy.EducaçãoO papel da feira de ciências na alfabetização científica: uma análise a partir da experiência de uma escola estadual do Sul FluminenseThe role of the Science Fair in Scientific Literacy: an analysis based on the experience of a State School in the South Fluminenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisABRANTES, A.C.S.Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC) Tese de Doutorado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz-FIOCRUZ. 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description No presente trabalho é apresentado o projeto de pesquisa com vistas à defesa no mestrado. O estudo se caracteriza em dois eixos principais: primeiramente buscar através da pesquisa subsídios para a compreensão do significado das Feiras de Ciências no Ensino das Ciências para ensino médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mais especificamente no Colégio Estadual João Köpke, onde tais atividades acontecem desde 2008. O segundo eixo se concentra na possibilidade de construir em conjunto com a comunidade escolar, um novo patamar de realizações relativas ao empreendimento das Feiras de Ciências, que possa contribuir para a educação básica. As Feiras de Ciências estudantis têm uma tradição de mais de cinco décadas, acontecendo no Brasil e América Latina desde a década de 1960 como uma oportunidade para estudantes apresentarem suas produções científicas escolares. Em geral, esses eventos são apresentados a um público diverso daquele que compõe o ambiente de suas salas de aula. Diante da importância das feiras científicas e seu espaço na alfabetização científica, é necessário compreender a forma como elas acontecem na escola em estudo. Assim, surgiu o seguinte questionamento: qual o papel da feira de ciências no processo de alfabetização científica dos alunos na educação básica?Para o desenvolvimento da pesquisa propomos analisar a oportunidade que as Feiras de Ciências possam representar no sentido de construirmos atividades que promovam uma alfabetização científica numa perspectiva multidimensional e também propomos desenvolver, como produto da dissertação, um “caderno” com princípios e orientações de elaboração de Feiras de Ciências nesta perspectiva.
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