Eficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Rossi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15255
Resumo: Através deste trabalho pretende-se apresentar como a racionalização de recursos pode contribuir para melhorar o resultado operacional de uma empresa de serviço de transporte marítimo. O mercado de afretamento de navios petroleiros segue uma tendência mundial na contratação do preço do frete, tornando importante o processo de redução de custos através da otimização de óleo combustível e óleo diesel, e controle das performances operacionais: tempo, velocidade e disponibilidade operacional. Uma das formas de reduzir os descontos na receita dos navios é o controle do consumo de óleo combustível e óleo diesel. Sejam eles provocados por problemas técnicos nos MCP´s (Motor de Combustão Principal), MCA´s (Motor Auxiliar de Combustão) e Máquinas Auxiliares dos navios, ou até mesmo pela necessidade de reavaliação de taxas contratuais de bombeio de carga e descarga de produtos nos terminais, e velocidade/tempo de viagem em alguns trechos do litoral brasileiro, devido às mudanças climáticas e geográficas.
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O mercado de afretamento de navios petroleiros segue uma tendência mundial na contratação do preço do frete, tornando importante o processo de redução de custos através da otimização de óleo combustível e óleo diesel, e controle das performances operacionais: tempo, velocidade e disponibilidade operacional. Uma das formas de reduzir os descontos na receita dos navios é o controle do consumo de óleo combustível e óleo diesel. Sejam eles provocados por problemas técnicos nos MCP´s (Motor de Combustão Principal), MCA´s (Motor Auxiliar de Combustão) e Máquinas Auxiliares dos navios, ou até mesmo pela necessidade de reavaliação de taxas contratuais de bombeio de carga e descarga de produtos nos terminais, e velocidade/tempo de viagem em alguns trechos do litoral brasileiro, devido às mudanças climáticas e geográficas.The goal of this study is to show how the resource´s rationalization can improve the operational results of one maritime transport company. The tanker maket follows a world tendency on the hiring price of charter. It makes the process of costs reducing through the optimization of fuel and diesel or/and through the performance´s control of time, velocity and operational disponibility a mandatory factor. The control of the consume of fuel and diesel is a way to reduce the discounts on the ships earns. The losses can be caused by technical problems on the MCP's (Main Combustion Engine), MCA's (Auxiliary Combustion Engine) and auxiliary machinery of the ships, or by the necessity of revaluation on the contractual price of loading and unloading products on shipping terminals and also by the climate changes in the Brazilian coastline, which causes some different conditions of velocity and time trips.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Humanas e Sociaismaritime transportoperational efficiencyresource´s rationalizationoil productionlogistictransporte marítimoeficiência operacionalracionalização de recursoscadeia produtiva do petróleologísticaCiências HumanasEficiência operacional numa empresa de navegação: em busca da racionalização de contratos de afretamentoOperational efficiency in a shipping company: seeking rationalization of charter contractsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8. 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