A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barroso, Roseli Auxiliadora
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). A questão principal estabelecida é se a formação do técnico no período em questão se fazia na e para a modernização. Os esforços investigativos iniciaram-se, então, pela reconstrução histórica da educação profissional agrícola no Brasil, com o objetivo de se identificar o significado e a função reservada a esse ramo do ensino dentro do conjunto da educação profissional. Verificou-se que a educação profissional agrícola, como os demais ramos da educação profissional significaram, nos primeiros anos da República, uma estratégia de controle social e tinha por função preparar um público pobre e desvalido da sorte para o trabalho. É, dentro da primeira República, que é criada, com os mesmos propósitos o então Aprendizado Agrícola de Barbacena. Em sua trajetória histórica, a EAFB experimentou uma série de transformações que, na superficialidade dos textos legais eram promovidas por razões administrativas, mas que, sob o ponto de vista de um aprofundamento hermenêutico eram transformações deliberadas para atender a questões econômicas. O reconhecimento de que a economia e os interesses políticos determinavam os rumos da educação no Brasil, torna-se ainda mais evidente quando, no contexto da modernização, foi implantado o Sistema Escola-Fazenda, no qual prática pedagógica e produção em condições econômicas se confundem e direcionam a formação do técnico para atuar como agente da modernização.
id UFRRJ-1_397988c056fefac2235120c8107cc11e
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12371
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Barroso, Roseli AuxiliadoraCanellas, Luciano Pasqualoto490.365.050-20http://lattes.cnpq.br/3241415945486691553.072.566-04http://lattes.cnpq.br/18288171365826532023-12-22T02:06:40Z2023-12-22T02:06:40Z2010-05-06BARROSO, Roseli Auxiliadora. A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371Esta dissertação tem como objetivo investigar a formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). A questão principal estabelecida é se a formação do técnico no período em questão se fazia na e para a modernização. Os esforços investigativos iniciaram-se, então, pela reconstrução histórica da educação profissional agrícola no Brasil, com o objetivo de se identificar o significado e a função reservada a esse ramo do ensino dentro do conjunto da educação profissional. Verificou-se que a educação profissional agrícola, como os demais ramos da educação profissional significaram, nos primeiros anos da República, uma estratégia de controle social e tinha por função preparar um público pobre e desvalido da sorte para o trabalho. É, dentro da primeira República, que é criada, com os mesmos propósitos o então Aprendizado Agrícola de Barbacena. Em sua trajetória histórica, a EAFB experimentou uma série de transformações que, na superficialidade dos textos legais eram promovidas por razões administrativas, mas que, sob o ponto de vista de um aprofundamento hermenêutico eram transformações deliberadas para atender a questões econômicas. O reconhecimento de que a economia e os interesses políticos determinavam os rumos da educação no Brasil, torna-se ainda mais evidente quando, no contexto da modernização, foi implantado o Sistema Escola-Fazenda, no qual prática pedagógica e produção em condições econômicas se confundem e direcionam a formação do técnico para atuar como agente da modernização.This study aims at looking into the education of the technician in agropecuary at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG, in the context of the modernization of agriculture in Brazil (1965-1985.) The main established question is whether the education of the technician in the aforementioned period was intended at modernization. The investigative efforts began, then, by the historic reconstruction of the professional agricultural education in Brazil, with a view to identifying the meaning and the function reserved to this field of teaching in the concert of professional education. It was then verified that the professional agricultural education, as well as the other fields of professional education meant, in the first years of the Republic, a social control strategy which had as its function to prepare a public which was poor and unlucky (in terms of its professional success) for the employment market. It is in the first republican period which is created the then Agricultural Apprenticeship of Barbacena , with the same purposes. In its historic trajectory, the EAFB went through a series of transformations which, in the superficiality of legal documents, were promoted for administrative reasons but which, under a hermeneutic point of view, were deliberate transformations which aimed at complying with economic issues. The recognition that economy and political interests determined the directions of education in Brazil becomes even more evident when, in the context of modernization, a system called Escola-Fazenda (school farm) was implemented, in which the pedagogical practice and production in economic conditions are mingled and direct the technician‟s education to act as an agent of modernization.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino profissional agrícolamodernização da agriculturaEscola Agrotécnica Federal de Barbacenaagricultural professionl teachingagricultural modernizationEscola Agrotecnica Federal de BarbacenaEducaçãoA formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)The agricultural technician s education at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG , in the context of the modernization of agriculture in Brazil (1965-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12228/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17576/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23914/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30316/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36672/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43016/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49398/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55856/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/51info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2010 - Roseli Auxiliadora Barroso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/1/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD51TEXT2010 - Roseli Auxiliadora Barroso.pdf.txtExtracted Texttext/plain292957https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/2/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.txt627b346bee6c2fb8272ace4612cc0264MD52ORIGINAL2010 - Roseli Auxiliadora Barroso.pdfDocumento principalapplication/pdf1942474https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/3/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdfa91076c9b205ec735b001b2b5b673a05MD5320.500.14407/123712023-12-21 23:06:40.501oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:06:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The agricultural technician s education at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG , in the context of the modernization of agriculture in Brazil (1965-1985)
title A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
spellingShingle A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
Barroso, Roseli Auxiliadora
ensino profissional agrícola
modernização da agricultura
Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
agricultural professionl teaching
agricultural modernization
Escola Agrotecnica Federal de Barbacena
Educação
title_short A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
title_full A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
title_fullStr A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
title_full_unstemmed A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
title_sort A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985)
author Barroso, Roseli Auxiliadora
author_facet Barroso, Roseli Auxiliadora
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barroso, Roseli Auxiliadora
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Canellas, Luciano Pasqualoto
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 490.365.050-20
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3241415945486691
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 553.072.566-04
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1828817136582653
contributor_str_mv Canellas, Luciano Pasqualoto
dc.subject.por.fl_str_mv ensino profissional agrícola
modernização da agricultura
Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
topic ensino profissional agrícola
modernização da agricultura
Escola Agrotécnica Federal de Barbacena
agricultural professionl teaching
agricultural modernization
Escola Agrotecnica Federal de Barbacena
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv agricultural professionl teaching
agricultural modernization
Escola Agrotecnica Federal de Barbacena
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta dissertação tem como objetivo investigar a formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). A questão principal estabelecida é se a formação do técnico no período em questão se fazia na e para a modernização. Os esforços investigativos iniciaram-se, então, pela reconstrução histórica da educação profissional agrícola no Brasil, com o objetivo de se identificar o significado e a função reservada a esse ramo do ensino dentro do conjunto da educação profissional. Verificou-se que a educação profissional agrícola, como os demais ramos da educação profissional significaram, nos primeiros anos da República, uma estratégia de controle social e tinha por função preparar um público pobre e desvalido da sorte para o trabalho. É, dentro da primeira República, que é criada, com os mesmos propósitos o então Aprendizado Agrícola de Barbacena. Em sua trajetória histórica, a EAFB experimentou uma série de transformações que, na superficialidade dos textos legais eram promovidas por razões administrativas, mas que, sob o ponto de vista de um aprofundamento hermenêutico eram transformações deliberadas para atender a questões econômicas. O reconhecimento de que a economia e os interesses políticos determinavam os rumos da educação no Brasil, torna-se ainda mais evidente quando, no contexto da modernização, foi implantado o Sistema Escola-Fazenda, no qual prática pedagógica e produção em condições econômicas se confundem e direcionam a formação do técnico para atuar como agente da modernização.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-05-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:06:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROSO, Roseli Auxiliadora. A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371
identifier_str_mv BARROSO, Roseli Auxiliadora. A formação do Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena no contexto da modernização da agricultura no Brasil (1965-1985). 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/1/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/2/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12371/3/2010%20-%20Roseli%20Auxiliadora%20Barroso.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
627b346bee6c2fb8272ace4612cc0264
a91076c9b205ec735b001b2b5b673a05
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108030110400512