O texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6º ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alberto Hercules dos Santos Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15427
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral identificar nas teorias do dialogismo e da interação, a partir de Bakthin e de pesquisadores de suas ideias, estratégias de ensino do gênero textual conto para o desenvolvimento de habilidades de leitura a ele associadas. Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para testar essa hipótese, estabelecemos as seguintes etapas de pesquisa: diagnosticar, utilizando perguntas elaboradas de forma tradicional, o nível de compreensão textual dos alunos através de um teste inicial; avaliar os resultados parciais obtidos; implementar leitura diversificada e em diferentes semioses da história da "Chapeuzinho Vermelho", promovendo relações dialógicas entre os textos, a música e o vídeo; avaliar os resultados parciais e implementar o diagnóstico final. Assim, a fundamentação teórica estrutura-se principalmente a partir de obras seminais de Bakhtin (2003, 2013, 2014) e de seus principais pesquisadores, como Fiorin (2016), Brait (2005), organizadora de uma obra sobre dialogismo e construção do sentido em Bakhtin, e Barros & Fiorin (2011), abordando outros conceitos importantes do teórico russo, como polifonia e carnavalização. Para habilidades de leitura, trabalho com o gênero textual conto e construção da proposta de intervenção, utilizamos como referências Koch & Elias (2008), Rodrigues (2012) e Santos, Riche & Teixeira (2013). Optou-se pela pesquisa-ação, por partir do contexto do pesquisador, possibilitando a produção de um conhecimento mais prático.
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Temos como hipótese que implementar o dialogismo através da leitura de textos que se relacionam, num processo de intertextualidade explícita ou implícita, comparando-os em perspectivas textuais e contextuais, pode contribuir para uma compreensão leitora mais eficiente dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Para testar essa hipótese, estabelecemos as seguintes etapas de pesquisa: diagnosticar, utilizando perguntas elaboradas de forma tradicional, o nível de compreensão textual dos alunos através de um teste inicial; avaliar os resultados parciais obtidos; implementar leitura diversificada e em diferentes semioses da história da "Chapeuzinho Vermelho", promovendo relações dialógicas entre os textos, a música e o vídeo; avaliar os resultados parciais e implementar o diagnóstico final. Assim, a fundamentação teórica estrutura-se principalmente a partir de obras seminais de Bakhtin (2003, 2013, 2014) e de seus principais pesquisadores, como Fiorin (2016), Brait (2005), organizadora de uma obra sobre dialogismo e construção do sentido em Bakhtin, e Barros & Fiorin (2011), abordando outros conceitos importantes do teórico russo, como polifonia e carnavalização. Para habilidades de leitura, trabalho com o gênero textual conto e construção da proposta de intervenção, utilizamos como referências Koch & Elias (2008), Rodrigues (2012) e Santos, Riche & Teixeira (2013). Optou-se pela pesquisa-ação, por partir do contexto do pesquisador, possibilitando a produção de um conhecimento mais prático.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.This work has by general objective to identify in the dialogism and interaction theories, from Backthin and researchers of his ideas, teaching strategiesof the textual gender tale to the developmentof reading abilities associated to it. We have as a hypothesis that to implement the dialogism throughthe reading of texts that relate to each other, in an explicit or implicit intertextuality process, comparing them in textual and contextual perspectives, may contributeto a more efficient reading comprehension of the sixth year’s studentsof the Elementary Education.To test this hypothesiswe have established the following goals: to diagnose, through the application of traditional questions, the reading comprehension level of the students through aninitial test; to evaluate the initial results obtained; to implement diversified reading and in different semeiosis of the "Chapeuzinho Vermelho" story, promoting dialogical relationsamong the texts, the song and the video; to evaluate the partial resultsand to implement the final diagnostic.Therefore, the theoretical foundationstructures itself mostly from seminal works of Bakhtin (2003, 2013, 2014) and of his main researchers, like Fiorin (2016), Brait (2005), organizer of a work about dialogism and meaning construction in Bakhtin, and Barros &Fiorin (2011), addressing other important concepts of the soviet theoretical, like polyphony and carnivalization. For reading skills, work with the textual gender Talee construction of the intervention proposal, we used as references Koch &Elias (2008), Rodrigues (2012) and Santos, Riche & Teixeira (2013). It has been optedby the action-research, for it goes from the researchercontext, allowing the production of a more practical knowledge.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFRRJBrasilPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãodialogismointertextualidadeconto de fadasdialogismintertextualityfairy taleLetrasO texto em cena: dialogismo e interação no ensino do gênero textual conto de fadas no 6º ano do Ensino FundamentalThe text on scene: dialogism and interaction in the teaching of the textual genre fairy tale in the sixth year of the Elementary Education school.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. _________. 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