Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marcos Paulo do Couto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147
Resumo: No Brasil, estima-se que o custo logístico representa cerca de 11% do PIB, dentre os quais 60% referem-se ao transporte. Apesar de sua importância relativa, observa-se ainda um cenário de significativa ineficiência da matriz brasileira de transporte de cargas, caracterizada pela predominância da utilização do modo rodoviário, em detrimento de modos de menor custo unitário, como o ferroviário e o hidroviário. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor ações que contribuam para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de container. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela utilização de uma abordagem quantitativa, partindo da realização de 7 entrevistas com roteiro semiestruturado junto a especialistas em transporte de cargas e, posteriormente, a aplicação de um questionário estruturado de pesquisa junto a representantes de 96 empresas usuárias de transporte de cargas conteinerizadas na região Sudeste do Brasil. Como principais atributos considerados como definidores dos processos decisórios da escolha modal foram destacados o preço do frete, o tempo de entrega e a regularidade de cumprimento deste mesmo tempo. Dentre as percepções obtidas junto aos usuários, destaca-se que 39% da amostra se diz insatisfeita com o desempenho apresentado atualmente pelas empresas prestadoras de serviço de transporte de cargas. Observou-se ainda, que somente 7% das empresas pesquisadas utilizaram a ferrovia para transporte de container nos últimos 5 anos, destacando como principais causas, a falta de acesso à malha ferroviária e as dificuldades de infraestrutura. Ressaltaram ainda o menor custo e os ganhos em escala como as principais vantagens da ferrovia em relação aos demais modos de transporte. Neste sentido, como conclusão da pesquisa, entende-se que qualquer iniciativa que venha reduzir essas barreiras, tais como o incentivo à expansão da malha ferroviária pelas iniciativas privada e governamental, a busca pela multimodalidade e a expansão de terminais multimodais é fundamental para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de cargas, gerando, consequentemente, um maior equilíbrio do sistema de transporte de cargas
id UFRRJ-1_3a0313cba298cb05208131935101502d
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15147
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Costa, Marcos Paulo do CoutoFerreira, Marcelo Sales080.151.197-66http://lattes.cnpq.br/8194523141613358Olivares, Gustavo LopesLeal Junior, Ilton Curty096.418.037-51http://lattes.cnpq.br/13172250225328182023-12-22T03:10:57Z2023-12-22T03:10:57Z2017-05-09COSTA, Marcos Paulo do Couto. Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147No Brasil, estima-se que o custo logístico representa cerca de 11% do PIB, dentre os quais 60% referem-se ao transporte. Apesar de sua importância relativa, observa-se ainda um cenário de significativa ineficiência da matriz brasileira de transporte de cargas, caracterizada pela predominância da utilização do modo rodoviário, em detrimento de modos de menor custo unitário, como o ferroviário e o hidroviário. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor ações que contribuam para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de container. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela utilização de uma abordagem quantitativa, partindo da realização de 7 entrevistas com roteiro semiestruturado junto a especialistas em transporte de cargas e, posteriormente, a aplicação de um questionário estruturado de pesquisa junto a representantes de 96 empresas usuárias de transporte de cargas conteinerizadas na região Sudeste do Brasil. Como principais atributos considerados como definidores dos processos decisórios da escolha modal foram destacados o preço do frete, o tempo de entrega e a regularidade de cumprimento deste mesmo tempo. Dentre as percepções obtidas junto aos usuários, destaca-se que 39% da amostra se diz insatisfeita com o desempenho apresentado atualmente pelas empresas prestadoras de serviço de transporte de cargas. Observou-se ainda, que somente 7% das empresas pesquisadas utilizaram a ferrovia para transporte de container nos últimos 5 anos, destacando como principais causas, a falta de acesso à malha ferroviária e as dificuldades de infraestrutura. Ressaltaram ainda o menor custo e os ganhos em escala como as principais vantagens da ferrovia em relação aos demais modos de transporte. Neste sentido, como conclusão da pesquisa, entende-se que qualquer iniciativa que venha reduzir essas barreiras, tais como o incentivo à expansão da malha ferroviária pelas iniciativas privada e governamental, a busca pela multimodalidade e a expansão de terminais multimodais é fundamental para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de cargas, gerando, consequentemente, um maior equilíbrio do sistema de transporte de cargasIn Brazil, it is estimated that the logistical cost represents about 11% of GDP, of which 60% refers to transportation. Despite its relative importance, there is still a scenario of significant inefficiency of the Brazilian cargo transport matrix, characterized by the predominance of the use of the road mode, to the detriment of modes of lower unit cost, such as rail and waterway. Thus, the objective of this research is to propose actions that contribute to increase the participation of the railroad in the Brazilian container transport matrix. In order to reach the proposed objectives, a quantitative approach was chosen, starting with the accomplishment of 7 interviews with semi-structured itineraries with specialists in cargo transportation and, later, the application of a structured research questionnaire with representatives of 96 Companies that use containerized cargo transportation in the Southeast region of Brazil. The main attributes considered as defining the decision-making processes of the modal choice were the freight price, the delivery time and the regularity of compliance of this same time. Among the perceptions obtained from users, it is noteworthy that 39% of the sample is dissatisfied with the performance currently presented by companies that provide cargo transportation services. It was also observed that only 7% of the companies surveyed used the railroad to transport containers in the last 5 years, highlighting the main causes, the lack of access to the rail network and the difficulties of infrastructure. They also emphasized the lower cost and the gains in scale as the main advantages of the railroad in relation to the other modes of transportation. In this sense, as a conclusion of the research, it is understood that any initiative that reduces these barriers, such as the incentive to the expansion of the rail network by private and governmental initiatives, the search for multimodality and the expansion of multimodal terminals is fundamental for the increase of the railroad's share in the Brazilian cargo transport matrix, thus generating a better balance of the cargo transport systemapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasLogísticaTransporte de CargaContainerFerroviaLogisticCargo TransportationContainerRailroadAdministraçãoTransporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileiraRail freight transportation: challenges and opportunities for increased participation in container transportation in the southeast brazilian regioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALBAN, M. Transportes e Logística: os modais e os desafios da multimodalidade na Bahia. Salvador: Flem, 2002. ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Brasil). Estatístico Aquaviário 2015. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/PDF/Anuarios/ApresentacaoAnuario2015.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2016. ANTF, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (Brasil). Resultados das Concessões Ferroviárias. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antf.org.br/images/2015/informacoes-do-setor/numeros/balanco-do-transporte-ferroviario-de-2014-v130815.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres (Brasil). Características do Transporte Ferroviário. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/4971/Caracteristicas.html>. Acesso em: 01 abr. 2016. AYYUB, Bilal M. Elicitation of Expert Opinions for Uncertainty and Risks. London: CRC Press, 2001. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ed. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Bookman, 2006. BANCO MUNDIAL. Brasil: aspectos gerais. 2017. Internet. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/country/brazil/overview>. Acesso em: 10 mar. 2017. BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (2013). Situação Atual e Perspectivas da Infraestrutura de Transportes e da Logística no Brasil. BNDES, Brasil. Internet. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro60anos_perspectivas_setoriais/Setorial60anos_VOL2Logistica.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. BARBERO, J. A. A logística de Cargas na América Latina e no Caribe: uma agenda para melhorar seu desempenho. Nota Técnica. Banco Interamericano de Desenvolvimento – Setor de Infraestrutura e Meio Ambiente. 2010. 70 BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. BERGANTINO, Angela S.; BIERLAIRE, Michel; CATALANO, Mario; MIGLIORE, Marco; AMOROSO, Salvatore. Taste heterogeneity and latent preferences in the choice behaviour of freight transport operators. Elsevier: Transport Policy, v.30, pp. 77-91, nov./2013. BERNHOFEN, Daniel M.; EL-SAHLI, Zouheir; KNELLER, Richard.Estimating the Effects of the Container Revolution on World Trade. Journal of International Economics, 2015. BLOOMBERG (2015). Atual cenário econômico e previsões para 2016. Internet. Disponível em: <http://www.bloomberg.com.br/2015/09/25/atual-cenario-economico-e-previsoes-para-2016/>. Acesso em: 12 abr. 2016. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby; BOWERSOX, John C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Tradução: Luiz Cláudio de Queiroz Faria. 4 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Brazilian Logistics: a time for transition. Revista Gestão & Produção, v.4, n.2, p.130-139, ago.1997. BRASIL. Ministério dos Transportes (2013). Gargalos Logísticos para o Desenvolvimento Brasileiro e Baiano. Internet. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1385732111.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. CAMARGOS, M. A. Reflexões Sobre o Cenário Econômico Brasileiro na Década de 90. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ENEGEP, 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ENEGEP, 2002. CAMBRIDGE DICTIONARY. Definição de LinkedIn. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/linkedin>. Acesso em: 26 fev. 2017. CARLO, Héctor J.; VIS, Iris F. A.; ROODBERGEN, Kees Jan. Transport Operations in Container Terminals: Literature Overview, Trends, Research Directions an Classification Scheme. European Journal of Operational Research, 2013. 71 CASTRO, Newton de; CARDOSO, Larry Carris; ESPOSITO, José Roberto. Definição e Implementação dos Novos Marcos Regulatórios nas Áreas de Infra-estrutura: o setor ferroviário. Rio de Janeiro: IPEA/SEST, 1997. CBC, Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal. Brasil. Evolução no Transporte com a utilização dos Contêineres. In: XV Conferência da ASLOG. Anais... São Paulo, Brasil, jun./2011. CNT, Confederação Nacional do Transporte (Brasil). Ferroviário: Alternativa à crise. CNT, Brasil, 2015. Revista CNT Transporte Atual, ano XXI, n.241, out./2015. Brasil, 2015. CNT, Confederação Nacional de Transporte (Brasil). Boletim Estatístico. Brasil, 2016a. CNT, Confederação Nacional de Transporte (Brasil). Propostas para o Brasil Crescer. CNT, Brasil, 2016. Revista CNT Transporte Atual, ano XXII, n.244, jan.2016. Brasil, 2016b. CNI, Confederação Nacional das Indústrias (Brasil). Infraestrutura: Portos e Transportes. CNI, Brasil, 2014. Internet. Disponível em: <http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081272B58C0012730F05320339D.html>. Acesso em: 11 out. 2014. CNI, Confederação Nacional das Indústrias (Brasil). Investimentos federais em hidrovias e ferrovias caem mais de 70% nos últimos seis anos. CNI, Brasil, 2017. Internet. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2017/03/investimentos-federais-em-hidrovias-e-ferrovias-caem-mais-de-70-nos-ultimos-seis-anos/>. Acesso em: 23 mar. 2017. COLAVITE, Alessandro Serrano; KONISHI, Fabio. A matriz de transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade. In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Anais... Volta Redonda, out./2015. COPPEAD, Centro de Estudos Logísticos. Transporte de Cargas no Brasil: Ameaças e Oportunidades para o Desenvolvimento do País. Centro de Estudos em Logística, COPPEAD, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015. CORSEUIL, C. H.; KUME, H. (Coord.). A Abertura Comercial Brasileira nos Anos 1990: impactos sobre emprego e salário. Internet. Rio de Janeiro: IPEA; Brasília: MTE, 2003. Internet. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5470>. Acesso em: 26 abr. 2015. 72 CUNHA FILHO, Marcelo Sampaio. Avaliação da Vulnerabilidade da Rede de Transporte Rodoviário de Carga no Brasil. Dissertação (Mestrado), Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 2014. DATAMAR. Relatório de exportações e importações de container pelos portos do Brasil em 2014. São Paulo: Datamar, 2014. FERREIRA, Tainá Labrea. ACV do Transporte Rodoviário de Cargas: impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia. Dissertação (Mestrado), Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2014. FIGUEIREDO, Kleber Fossati; MORA, Dinia Maria Monge. A segmentação dos operadores logísticos no mercado brasileiro de acordo com suas capacitações para oferecer serviços. RAC-Eletrônica, Curitiba, v.3, n.1, art.7, p.123-141, Jan./Abr. 2009. FLEURY, Paulo Fernando. Gestão Estratégica do Transporte. 2002. Internet. Disponível em: <http://www.admcefet.xpg.com.br/Logistica/4.2_Gestao%20Estrategica%20do%20Transporte.doc>. Acesso em: 18 mar. 2016. FLEURY, Paulo Fernando. Pontos fortes e fracos da fase pós-privatização. Valor Econômico online, edição de 29 de setembro de 2016. 2006. Internet. Disponível em: <http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/coppead/na-midia/241/>. Acesso em: 01 abr. 2016. FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE – Universidade Estadual do Ceará, 2002. FREITAS, José Ricardo et al. Indicadores de Desempenho como instrumento para gestão de custos logísticos de transporte – Estudo de caso: Lima Transportes. In: XIX Congresso Brasileiro de Custos. Anais... Bento Gonçalves, RS, Brasil, 12 a 14 de novembro de 2012. GIACOBO, Fabiano; CERETTA, Paulo Sérgio. Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço. In: VI SEMEAD, Seminários em Administração, Faculdade de Economia e Administração – FEA-USP. Anais... Universidade de São Paulo, São Paulo, mar/2003. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 73 GONÇALVES, Marcus Eduardo; MARINS, Fernando Augusto Silva. Logística reversa numa empresa de laminação de vidros: um estudo de caso. Revista Gestão & Produção, v.13, n.3, p.397-410, set.-dez.2006. HASHIBA, T. I.. Metodologia para escolha de modal de transporte, do ponto de vista da carga, através da aplicação do método de análise hierárquica. USP, Dissertação (Mestrado), Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Naval e Oceania, São Paulo – SP, 2012. HIJJAR, Maria Fernanda. Avaliação do Acesso aos Terminais Portuários e Ferroviários de Contêineres no Brasil. 2006. Internet. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/avaliacao-do-acesso-aos-terminais-portuarios-e-ferroviarios-de-conteineres-no-brasil/>. Acesso em: 16 abr. 2016. HOEN, K. M. R.; TAN, T.; FRANSOO, J. C.; VAN HOUTUM, G. J. Effect of carbon emission regulations on transport mode selection under stochastic demand, Flex Serv Manuf Journal, v.26, pp. 170-195, jun./2012. JANG, Hyun Mi; MARLOW, Peter B.; MITROUSSI, Kyriaki. The Effect of Logistics Service Quality on Customer Loyalty through Relationship Quality in the Container Shipping Context. Transportation Journal, v.52, n.04, pp. 493-521, 2015. KEZAR, Adrianna; MAXEY, Daniel. The Delphi technique: an untapped approach of participatory research. International Journal of Social Research Methodology, 2014. LEAL JR, Ilton Curty. Método de Escolha Modal para Transporte de Produtos Perigosos com Base em Medidas de Ecoeficiência. COPPE/ UFRJ, Tese (doutorado), Programa de Engenharia de Transportes, Rio de Janeiro – RJ, 2010. LEAL JR, Ilton Curty. Estudo para implementação de um sistema de roteirização e um novo centro de distribuição para uma empresa de água mineral do sul de Minas Gerais. In: IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT. Anais... Resende, RJ, Brasil, 24 a 26 de outubro de 2012. LEAL JR, Ilton Curty; YUKA, Alasaka; SILVA, Marcelino Aurélio Vieira da. Procedimento de escolha e análise de alternativas de transporte para exportação de bioetanol no Brasil. Journal of Transport Literature, v.9, n.1, pp.55-59, Jan.2015. LIMA, Maurício; LOBO, Alexandre. Custos Logísticos no Brasil. ILOS – Especialistas em Logística e Supply Chain. (2014). Internet. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/custos-logisticos-no-brasil/>. Acesso em: 20 mar. 2016. 74 LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Desempenho em Serviços de Transportes: conceitos, métodos e práticas. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Tese (doutorado), Departamento de Geotecnia e Transportes, Campinas – SP, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007. MEIXELL, Mary J.; NORBIS, Mario. A review of the transportation mode choice an carrier selection literature. The International Journal of Logistics Management, v.19, Iss: 2, pp. 183-211, 2008. MELLO, Ana Lucia Dorneles de. Contribuição à integração entre pátio ferroviário e terminal portuário de contêiner. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes), Programa de Engenharia de Transportes, Instituto Alberto Luiz Coimbra Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. PACHECO, EmanuelliAraujo; DROHOMERETSKI; Everton; CARDOSO, Patrícia Alcântara. A decisão do modal de transporte através da metodologia AHP na aplicação da logística enxuta: um estudo de caso. In: IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão: Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras. Anais... Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, jul./ago., 2008. PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; NASCIMENTO, Ademar Nogueira do. Avaliação do desempenho logístico do futuro transporte de cargas na ferrovia de integração oeste leste via simulação de eventos discretos. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO. Anais... Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil, ago./2015. PINHEIRO, Paula Rocha Lima. Modelo Multicritério de Avaliação do Desempenho Operacional de Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. 133 fl. PNLT, Plano Nacional de Logística e Transporte. Relatório Executivo, Ministério dos Transportes, Brasil, 2011. 75 PORTO DE SANTOS (Brasil). Os Problemas Logísticos do Porto de Santos e Soluções de Curto, Médio e Longo Prazo. Internet. Disponível em: <http://201.33.127.41/down/apresentacoes/Santos-Export.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016. PORTO DE SANTOS (Brasil). Mensário estatístico. Internet. Disponível em: <http://www.portodesantos.com.br/estatisticas.php>. Acesso em: 30 mar. 2016. RATZ, Wagner. Indicadores de Desempenho na Logística do Sistema Nacional de Transplantes: Um estudo de caso. Dissertação (mestrado), Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2006. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de; OLIVEIRA, Marcos Paulo Valadares de; SOUSA, Paulo Renato. Análise do Modelo de Concessão no Transporte Ferroviário Brasileiro: a Visão dos Usuários. Revista ADM.MADE, ano 9, v.13, n.3, p.40-59, setembro/dezembro, 2009. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de; SOUSA, Paulo Renato; CERQUEIRA, Paulo Rodrigues. O Modelo de Concessão Ferroviária no Brasil sob a Ótica dos Usuários. In: XXXIII Encontro da Anpad. Anais... São Paulo/SP, 19 a 23 de set./2009. RODRIGUES, S. B. M. Avaliação das alternativas de transporte de etanol para exportação na região centro-sul. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP, São Carlos: USP, 2007. RODRIGUES, Enio Fernandes; FORMIGONI, Alexandre; CAMPOS, Ivan Pérsio de Arruda; LEAL, Rosalina. Utilização de indicadores da qualidade para análise de eficiência dos processos em empresas de transporte rodoviário de cargas. Revista INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção, v.03, n.09, ISSN 1984-6193, set/2011. SCHWAB, Klaus. The Global Competitiveness Report 2015-2016. Fórum Econômico Mundial. Genebra, Suíça, 2015. Disponível em: <http://reports.weforum.org/global-competitiveness-report-2015-2016/economies/#indexId=GCI&economy=BRA>. Acesso em: 11 mar. 2016. SILVA, Andiara Araújo da; TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves. Avaliação de Prestadores de Serviço de Transporte: um Estudo de Caso em uma Montadora de Motores do Setor Automotivo. Revista de Administração da UNIMEP, v.10, n.1, Janeiro/Abril, 2012. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; HARLAND, Christine; HARRISON, Alan; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 2009. 76 STEADIESEIFI, M.; DELLAERT, N.; NUIJTEN, W.; VAN WOENSEL, T.; RAOUFI, R. Multimodal Freight Transportation Planning: A Literature Review. European Journal of Operation Research, pp. 01-41, jun./2013. STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper, 1981. TEIXEIRA, Luciene Pires. Prospecção Tecnológica: importância, métodos e experiências da Embrapa Cerrados. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Planaltina, DF, 2013. UNCTAD, United Nations Conference on Trade and Development. Review of Maritime Transport. 2015. Internet.Disponível em: <http://unctad.org/en/PublicationsLibrary/rmt2015_en.pdf>. Acesso em: 15 abr.2016. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007. __________, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2012. WANKE, P.; FLEURY, P. F. Transporte de cargas no Brasil: Estudo exploratório das principais variáveis relacionadas aos diferentes modais e às suas estruturas de custos. In: NEGRI & KUBOTA (Org). Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil. Brasília: IPEA, p. 409-463, 2006. WANKE, Peter Fernandes. O Impacto das Características do Negócio nas Decisões Logísticas e na Organização do Fluxo de Produtos: um Estudo Exploratório em Seis Setores Econômicos. RAC, v. 7, n. 3, Jul./Set. 2003: 163-180 WORLD SHIPPING COUNCIL. Top 50 World Container Ports. 2014. Internet. Disponível em: <http://www.worldshipping.org/about-the-industry/global-trade/top-50-world-container-ports>. Acesso em: 30 mar. 2016. ______________________. History of Containerization. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.worldshipping.org/about-the-industry/history-of-containerization >. Acesso em: 15 abr. 2016. ZAGO, Camila Avozani; ABREU, Leonor Farias; GRZEBIELUCKAS, Gleci; BORNIA, Antonio Cezar. Modelo de Avaliação de Desempenho Logístico com base no Balaced 77 Scorecard (BSC): proposta para uma pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v.2, n.1, p.19-37, Campo Limpo Paulista, 2008.https://tede.ufrrj.br/retrieve/9096/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15708/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22012/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28396/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34810/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41206/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47608/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54044/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2544Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-01-03T11:29:05Z No. of bitstreams: 1 2017 - Marcos Paulo do Couto Costa.pdf: 854708 bytes, checksum: 303a5b66a11cf93cfa5a8f438ad1b85d (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-03T11:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Marcos Paulo do Couto Costa.pdf: 854708 bytes, checksum: 303a5b66a11cf93cfa5a8f438ad1b85d (MD5) Previous issue date: 2017-05-09info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2017 - Marcos Paulo do Couto Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1949https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/1/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpga640fb2248c9a33bbd1a3f1c836ad3e8MD51TEXT2017 - Marcos Paulo do Couto Costa.pdf.txtExtracted Texttext/plain194364https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/2/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.txta20d3acdf0f51cc5803a2d3470adc663MD52ORIGINAL2017 - Marcos Paulo do Couto Costa.pdfMarcos Paulo do Couto Costaapplication/pdf854708https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/3/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf303a5b66a11cf93cfa5a8f438ad1b85dMD53LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/4/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5420.500.14407/151472023-12-22 00:10:57.154oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Rail freight transportation: challenges and opportunities for increased participation in container transportation in the southeast brazilian region
title Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
spellingShingle Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
Costa, Marcos Paulo do Couto
Logística
Transporte de Carga
Container
Ferrovia
Logistic
Cargo Transportation
Container
Railroad
Administração
title_short Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
title_full Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
title_fullStr Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
title_full_unstemmed Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
title_sort Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira
author Costa, Marcos Paulo do Couto
author_facet Costa, Marcos Paulo do Couto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marcos Paulo do Couto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferreira, Marcelo Sales
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 080.151.197-66
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8194523141613358
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Olivares, Gustavo Lopes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leal Junior, Ilton Curty
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 096.418.037-51
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1317225022532818
contributor_str_mv Ferreira, Marcelo Sales
Olivares, Gustavo Lopes
Leal Junior, Ilton Curty
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transporte de Carga
Container
Ferrovia
topic Logística
Transporte de Carga
Container
Ferrovia
Logistic
Cargo Transportation
Container
Railroad
Administração
dc.subject.eng.fl_str_mv Logistic
Cargo Transportation
Container
Railroad
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description No Brasil, estima-se que o custo logístico representa cerca de 11% do PIB, dentre os quais 60% referem-se ao transporte. Apesar de sua importância relativa, observa-se ainda um cenário de significativa ineficiência da matriz brasileira de transporte de cargas, caracterizada pela predominância da utilização do modo rodoviário, em detrimento de modos de menor custo unitário, como o ferroviário e o hidroviário. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é propor ações que contribuam para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de container. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela utilização de uma abordagem quantitativa, partindo da realização de 7 entrevistas com roteiro semiestruturado junto a especialistas em transporte de cargas e, posteriormente, a aplicação de um questionário estruturado de pesquisa junto a representantes de 96 empresas usuárias de transporte de cargas conteinerizadas na região Sudeste do Brasil. Como principais atributos considerados como definidores dos processos decisórios da escolha modal foram destacados o preço do frete, o tempo de entrega e a regularidade de cumprimento deste mesmo tempo. Dentre as percepções obtidas junto aos usuários, destaca-se que 39% da amostra se diz insatisfeita com o desempenho apresentado atualmente pelas empresas prestadoras de serviço de transporte de cargas. Observou-se ainda, que somente 7% das empresas pesquisadas utilizaram a ferrovia para transporte de container nos últimos 5 anos, destacando como principais causas, a falta de acesso à malha ferroviária e as dificuldades de infraestrutura. Ressaltaram ainda o menor custo e os ganhos em escala como as principais vantagens da ferrovia em relação aos demais modos de transporte. Neste sentido, como conclusão da pesquisa, entende-se que qualquer iniciativa que venha reduzir essas barreiras, tais como o incentivo à expansão da malha ferroviária pelas iniciativas privada e governamental, a busca pela multimodalidade e a expansão de terminais multimodais é fundamental para o aumento da participação da ferrovia na matriz brasileira de transporte de cargas, gerando, consequentemente, um maior equilíbrio do sistema de transporte de cargas
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Marcos Paulo do Couto. Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147
identifier_str_mv COSTA, Marcos Paulo do Couto. Transporte ferroviário de cargas: desafios e oportunidades para o aumento da participação no transporte de container na região sudeste brasileira. 2017. 84 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.por.fl_str_mv ALBAN, M. Transportes e Logística: os modais e os desafios da multimodalidade na Bahia. Salvador: Flem, 2002. ANTAQ, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Brasil). Estatístico Aquaviário 2015. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antaq.gov.br/Portal/PDF/Anuarios/ApresentacaoAnuario2015.pdf>. Acesso em: 16 abr. 2016. ANTF, Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (Brasil). Resultados das Concessões Ferroviárias. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antf.org.br/images/2015/informacoes-do-setor/numeros/balanco-do-transporte-ferroviario-de-2014-v130815.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2016. ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres (Brasil). Características do Transporte Ferroviário. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.antt.gov.br/index.php/content/view/4971/Caracteristicas.html>. Acesso em: 01 abr. 2016. AYYUB, Bilal M. Elicitation of Expert Opinions for Uncertainty and Risks. London: CRC Press, 2001. BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5ed. Reimpressão 2010. Porto Alegre: Bookman, 2006. BANCO MUNDIAL. Brasil: aspectos gerais. 2017. Internet. Disponível em: <http://www.worldbank.org/pt/country/brazil/overview>. Acesso em: 10 mar. 2017. BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (2013). Situação Atual e Perspectivas da Infraestrutura de Transportes e da Logística no Brasil. BNDES, Brasil. Internet. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro60anos_perspectivas_setoriais/Setorial60anos_VOL2Logistica.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. BARBERO, J. A. A logística de Cargas na América Latina e no Caribe: uma agenda para melhorar seu desempenho. Nota Técnica. Banco Interamericano de Desenvolvimento – Setor de Infraestrutura e Meio Ambiente. 2010. 70 BARBETTA, Pedro Alberto. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 5 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2002. BERGANTINO, Angela S.; BIERLAIRE, Michel; CATALANO, Mario; MIGLIORE, Marco; AMOROSO, Salvatore. Taste heterogeneity and latent preferences in the choice behaviour of freight transport operators. Elsevier: Transport Policy, v.30, pp. 77-91, nov./2013. BERNHOFEN, Daniel M.; EL-SAHLI, Zouheir; KNELLER, Richard.Estimating the Effects of the Container Revolution on World Trade. Journal of International Economics, 2015. BLOOMBERG (2015). Atual cenário econômico e previsões para 2016. Internet. Disponível em: <http://www.bloomberg.com.br/2015/09/25/atual-cenario-economico-e-previsoes-para-2016/>. Acesso em: 12 abr. 2016. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby; BOWERSOX, John C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Tradução: Luiz Cláudio de Queiroz Faria. 4 ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Brazilian Logistics: a time for transition. Revista Gestão & Produção, v.4, n.2, p.130-139, ago.1997. BRASIL. Ministério dos Transportes (2013). Gargalos Logísticos para o Desenvolvimento Brasileiro e Baiano. Internet. Disponível em: <http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1385732111.pdf>. Acesso em: 10 out. 2014. CAMARGOS, M. A. Reflexões Sobre o Cenário Econômico Brasileiro na Década de 90. In: XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – ENEGEP, 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: ENEGEP, 2002. CAMBRIDGE DICTIONARY. Definição de LinkedIn. Disponível em: <http://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/linkedin>. Acesso em: 26 fev. 2017. CARLO, Héctor J.; VIS, Iris F. A.; ROODBERGEN, Kees Jan. Transport Operations in Container Terminals: Literature Overview, Trends, Research Directions an Classification Scheme. European Journal of Operational Research, 2013. 71 CASTRO, Newton de; CARDOSO, Larry Carris; ESPOSITO, José Roberto. Definição e Implementação dos Novos Marcos Regulatórios nas Áreas de Infra-estrutura: o setor ferroviário. Rio de Janeiro: IPEA/SEST, 1997. CBC, Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal. Brasil. Evolução no Transporte com a utilização dos Contêineres. In: XV Conferência da ASLOG. Anais... São Paulo, Brasil, jun./2011. CNT, Confederação Nacional do Transporte (Brasil). Ferroviário: Alternativa à crise. CNT, Brasil, 2015. Revista CNT Transporte Atual, ano XXI, n.241, out./2015. Brasil, 2015. CNT, Confederação Nacional de Transporte (Brasil). Boletim Estatístico. Brasil, 2016a. CNT, Confederação Nacional de Transporte (Brasil). Propostas para o Brasil Crescer. CNT, Brasil, 2016. Revista CNT Transporte Atual, ano XXII, n.244, jan.2016. Brasil, 2016b. CNI, Confederação Nacional das Indústrias (Brasil). Infraestrutura: Portos e Transportes. CNI, Brasil, 2014. Internet. Disponível em: <http://www.cni.org.br/portal/data/pages/FF808081272B58C0012730F05320339D.html>. Acesso em: 11 out. 2014. CNI, Confederação Nacional das Indústrias (Brasil). Investimentos federais em hidrovias e ferrovias caem mais de 70% nos últimos seis anos. CNI, Brasil, 2017. Internet. Disponível em: <http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/noticias/2017/03/investimentos-federais-em-hidrovias-e-ferrovias-caem-mais-de-70-nos-ultimos-seis-anos/>. Acesso em: 23 mar. 2017. COLAVITE, Alessandro Serrano; KONISHI, Fabio. A matriz de transporte no Brasil: uma análise comparativa para a competitividade. In: XII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia (SEGeT). Anais... Volta Redonda, out./2015. COPPEAD, Centro de Estudos Logísticos. Transporte de Cargas no Brasil: Ameaças e Oportunidades para o Desenvolvimento do País. Centro de Estudos em Logística, COPPEAD, UFRJ, Rio de Janeiro, 2015. CORSEUIL, C. H.; KUME, H. (Coord.). A Abertura Comercial Brasileira nos Anos 1990: impactos sobre emprego e salário. Internet. Rio de Janeiro: IPEA; Brasília: MTE, 2003. Internet. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=5470>. Acesso em: 26 abr. 2015. 72 CUNHA FILHO, Marcelo Sampaio. Avaliação da Vulnerabilidade da Rede de Transporte Rodoviário de Carga no Brasil. Dissertação (Mestrado), Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, 2014. DATAMAR. Relatório de exportações e importações de container pelos portos do Brasil em 2014. São Paulo: Datamar, 2014. FERREIRA, Tainá Labrea. ACV do Transporte Rodoviário de Cargas: impacto das emissões do transporte de veículos ciclomotores na rota Belém-Goiânia. Dissertação (Mestrado), Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, 2014. FIGUEIREDO, Kleber Fossati; MORA, Dinia Maria Monge. A segmentação dos operadores logísticos no mercado brasileiro de acordo com suas capacitações para oferecer serviços. RAC-Eletrônica, Curitiba, v.3, n.1, art.7, p.123-141, Jan./Abr. 2009. FLEURY, Paulo Fernando. Gestão Estratégica do Transporte. 2002. Internet. Disponível em: <http://www.admcefet.xpg.com.br/Logistica/4.2_Gestao%20Estrategica%20do%20Transporte.doc>. Acesso em: 18 mar. 2016. FLEURY, Paulo Fernando. Pontos fortes e fracos da fase pós-privatização. Valor Econômico online, edição de 29 de setembro de 2016. 2006. Internet. Disponível em: <http://www.coppead.ufrj.br/pt-br/coppead/na-midia/241/>. Acesso em: 01 abr. 2016. FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UECE – Universidade Estadual do Ceará, 2002. FREITAS, José Ricardo et al. Indicadores de Desempenho como instrumento para gestão de custos logísticos de transporte – Estudo de caso: Lima Transportes. In: XIX Congresso Brasileiro de Custos. Anais... Bento Gonçalves, RS, Brasil, 12 a 14 de novembro de 2012. GIACOBO, Fabiano; CERETTA, Paulo Sérgio. Planejamento Logístico: uma ferramenta para o aprimoramento do nível de serviço. In: VI SEMEAD, Seminários em Administração, Faculdade de Economia e Administração – FEA-USP. Anais... Universidade de São Paulo, São Paulo, mar/2003. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. 73 GONÇALVES, Marcus Eduardo; MARINS, Fernando Augusto Silva. Logística reversa numa empresa de laminação de vidros: um estudo de caso. Revista Gestão & Produção, v.13, n.3, p.397-410, set.-dez.2006. HASHIBA, T. I.. Metodologia para escolha de modal de transporte, do ponto de vista da carga, através da aplicação do método de análise hierárquica. USP, Dissertação (Mestrado), Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Naval e Oceania, São Paulo – SP, 2012. HIJJAR, Maria Fernanda. Avaliação do Acesso aos Terminais Portuários e Ferroviários de Contêineres no Brasil. 2006. Internet. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/avaliacao-do-acesso-aos-terminais-portuarios-e-ferroviarios-de-conteineres-no-brasil/>. Acesso em: 16 abr. 2016. HOEN, K. M. R.; TAN, T.; FRANSOO, J. C.; VAN HOUTUM, G. J. Effect of carbon emission regulations on transport mode selection under stochastic demand, Flex Serv Manuf Journal, v.26, pp. 170-195, jun./2012. JANG, Hyun Mi; MARLOW, Peter B.; MITROUSSI, Kyriaki. The Effect of Logistics Service Quality on Customer Loyalty through Relationship Quality in the Container Shipping Context. Transportation Journal, v.52, n.04, pp. 493-521, 2015. KEZAR, Adrianna; MAXEY, Daniel. The Delphi technique: an untapped approach of participatory research. International Journal of Social Research Methodology, 2014. LEAL JR, Ilton Curty. Método de Escolha Modal para Transporte de Produtos Perigosos com Base em Medidas de Ecoeficiência. COPPE/ UFRJ, Tese (doutorado), Programa de Engenharia de Transportes, Rio de Janeiro – RJ, 2010. LEAL JR, Ilton Curty. Estudo para implementação de um sistema de roteirização e um novo centro de distribuição para uma empresa de água mineral do sul de Minas Gerais. In: IX Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia – SEGeT. Anais... Resende, RJ, Brasil, 24 a 26 de outubro de 2012. LEAL JR, Ilton Curty; YUKA, Alasaka; SILVA, Marcelino Aurélio Vieira da. Procedimento de escolha e análise de alternativas de transporte para exportação de bioetanol no Brasil. Journal of Transport Literature, v.9, n.1, pp.55-59, Jan.2015. LIMA, Maurício; LOBO, Alexandre. Custos Logísticos no Brasil. ILOS – Especialistas em Logística e Supply Chain. (2014). Internet. Disponível em: <http://www.ilos.com.br/web/custos-logisticos-no-brasil/>. Acesso em: 20 mar. 2016. 74 LIMA JUNIOR, Orlando Fontes. Desempenho em Serviços de Transportes: conceitos, métodos e práticas. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, Tese (doutorado), Departamento de Geotecnia e Transportes, Campinas – SP, 2004. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2007. MEIXELL, Mary J.; NORBIS, Mario. A review of the transportation mode choice an carrier selection literature. The International Journal of Logistics Management, v.19, Iss: 2, pp. 183-211, 2008. MELLO, Ana Lucia Dorneles de. Contribuição à integração entre pátio ferroviário e terminal portuário de contêiner. Tese (Doutorado em Engenharia de Transportes), Programa de Engenharia de Transportes, Instituto Alberto Luiz Coimbra Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro: UFRJ, 2012. PACHECO, EmanuelliAraujo; DROHOMERETSKI; Everton; CARDOSO, Patrícia Alcântara. A decisão do modal de transporte através da metodologia AHP na aplicação da logística enxuta: um estudo de caso. In: IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão: Responsabilidade Socioambiental das Organizações Brasileiras. Anais... Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, jul./ago., 2008. PEDREIRA JÚNIOR, Jorge Ubirajara; NASCIMENTO, Ademar Nogueira do. Avaliação do desempenho logístico do futuro transporte de cargas na ferrovia de integração oeste leste via simulação de eventos discretos. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional – SBPO. Anais... Porto de Galinhas, Pernambuco, Brasil, ago./2015. PINHEIRO, Paula Rocha Lima. Modelo Multicritério de Avaliação do Desempenho Operacional de Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013. 133 fl. PNLT, Plano Nacional de Logística e Transporte. Relatório Executivo, Ministério dos Transportes, Brasil, 2011. 75 PORTO DE SANTOS (Brasil). Os Problemas Logísticos do Porto de Santos e Soluções de Curto, Médio e Longo Prazo. Internet. Disponível em: <http://201.33.127.41/down/apresentacoes/Santos-Export.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016. PORTO DE SANTOS (Brasil). Mensário estatístico. Internet. Disponível em: <http://www.portodesantos.com.br/estatisticas.php>. Acesso em: 30 mar. 2016. RATZ, Wagner. Indicadores de Desempenho na Logística do Sistema Nacional de Transplantes: Um estudo de caso. Dissertação (mestrado), Escola de Engenharia de São Carlos. São Carlos: Universidade de São Paulo, 2006. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de; OLIVEIRA, Marcos Paulo Valadares de; SOUSA, Paulo Renato. Análise do Modelo de Concessão no Transporte Ferroviário Brasileiro: a Visão dos Usuários. Revista ADM.MADE, ano 9, v.13, n.3, p.40-59, setembro/dezembro, 2009. RESENDE, Paulo Tarso Vilela de; SOUSA, Paulo Renato; CERQUEIRA, Paulo Rodrigues. O Modelo de Concessão Ferroviária no Brasil sob a Ótica dos Usuários. In: XXXIII Encontro da Anpad. Anais... São Paulo/SP, 19 a 23 de set./2009. RODRIGUES, S. B. M. Avaliação das alternativas de transporte de etanol para exportação na região centro-sul. Dissertação (Mestrado em Engenharia), Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – USP, São Carlos: USP, 2007. RODRIGUES, Enio Fernandes; FORMIGONI, Alexandre; CAMPOS, Ivan Pérsio de Arruda; LEAL, Rosalina. Utilização de indicadores da qualidade para análise de eficiência dos processos em empresas de transporte rodoviário de cargas. Revista INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção, v.03, n.09, ISSN 1984-6193, set/2011. SCHWAB, Klaus. The Global Competitiveness Report 2015-2016. Fórum Econômico Mundial. Genebra, Suíça, 2015. Disponível em: <http://reports.weforum.org/global-competitiveness-report-2015-2016/economies/#indexId=GCI&economy=BRA>. Acesso em: 11 mar. 2016. SILVA, Andiara Araújo da; TONDOLO, Vilmar Antonio Gonçalves. Avaliação de Prestadores de Serviço de Transporte: um Estudo de Caso em uma Montadora de Motores do Setor Automotivo. Revista de Administração da UNIMEP, v.10, n.1, Janeiro/Abril, 2012. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; HARLAND, Christine; HARRISON, Alan; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. São Paulo: Editora Atlas, 2009. 76 STEADIESEIFI, M.; DELLAERT, N.; NUIJTEN, W.; VAN WOENSEL, T.; RAOUFI, R. Multimodal Freight Transportation Planning: A Literature Review. European Journal of Operation Research, pp. 01-41, jun./2013. STEVENSON, William J. Estatística Aplicada à Administração. São Paulo: Harper, 1981. TEIXEIRA, Luciene Pires. Prospecção Tecnológica: importância, métodos e experiências da Embrapa Cerrados. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Planaltina, DF, 2013. UNCTAD, United Nations Conference on Trade and Development. Review of Maritime Transport. 2015. Internet.Disponível em: <http://unctad.org/en/PublicationsLibrary/rmt2015_en.pdf>. Acesso em: 15 abr.2016. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2007. __________, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2012. WANKE, P.; FLEURY, P. F. Transporte de cargas no Brasil: Estudo exploratório das principais variáveis relacionadas aos diferentes modais e às suas estruturas de custos. In: NEGRI & KUBOTA (Org). Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil. Brasília: IPEA, p. 409-463, 2006. WANKE, Peter Fernandes. O Impacto das Características do Negócio nas Decisões Logísticas e na Organização do Fluxo de Produtos: um Estudo Exploratório em Seis Setores Econômicos. RAC, v. 7, n. 3, Jul./Set. 2003: 163-180 WORLD SHIPPING COUNCIL. Top 50 World Container Ports. 2014. Internet. Disponível em: <http://www.worldshipping.org/about-the-industry/global-trade/top-50-world-container-ports>. Acesso em: 30 mar. 2016. ______________________. History of Containerization. 2016. Internet. Disponível em: <http://www.worldshipping.org/about-the-industry/history-of-containerization >. Acesso em: 15 abr. 2016. ZAGO, Camila Avozani; ABREU, Leonor Farias; GRZEBIELUCKAS, Gleci; BORNIA, Antonio Cezar. Modelo de Avaliação de Desempenho Logístico com base no Balaced 77 Scorecard (BSC): proposta para uma pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v.2, n.1, p.19-37, Campo Limpo Paulista, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/1/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/2/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/3/2017%20-%20Marcos%20Paulo%20do%20Couto%20Costa.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15147/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a640fb2248c9a33bbd1a3f1c836ad3e8
a20d3acdf0f51cc5803a2d3470adc663
303a5b66a11cf93cfa5a8f438ad1b85d
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107976143339520