Interfaces entre formação, inclusão e educação especial: com a palavra... os professores!
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13054 |
Resumo: | O presente estudo constitui-se no esforço de fomentar a reflexão a respeito da formação de professores que tem sido possível, e como esse caminhar do processo formativo tem balizado a inclusão em educação, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento dos alunos com deficiência em salas regulares, considerando as contribuições de um grupo de professores em um curso de formação continuada. As questões sobre as quais este estudo se debruçou fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente representada pelo pensamento de Theodor Adorno, a qual contribuiu para debatermos aspectos relativos às dimensões de sociedade, cultura, educação e formação. Destacamos também alguns autores que se dedicam as temáticas formação docente e inclusão em educação, como Santos, Booth & Ainscow, Damasceno, Carvalho, Glat, Nóvoa, permitindo as inter(faces) propostas nessa dissertação. Esta pesquisa teve como lócus de estudo um curso de formação continuada intitulado “A diversidade em sala de aula - Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão”, sendo seus participantes, professores do município do Rio de Janeiro e adjacências sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). Esse curso teve como material práxico o Index para Inclusão, que serviu como elemento disparador para construção do planejamento e das atividades propostas. Dessa forma este estudo teve como objetivo: identificar em um curso de formação continuada de professores os elementos relativos à inclusão em educação e o acolhimentos dos estudantes público-alvo da educação especial; caracterizar as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando suas possibilidades de democratização da educação e da escola no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; e por fim verificar se, e de que modo, o material de base “Index para Inclusão” contribuiu para ressignificação de suas culturas, políticas e práticas na escola. Por intermédio das transcrições e atividades escritas denominadas “Prazer de Casa”, foi possível constatar a aproximação da compreensão sobre inclusão por parte dos professores com a compreensão adotada na proposta da formação continuada pautada no Index para Inclusão, além da ressignificação de suas práticas no cotidiano escolar a partir do compartilhar de experiências com outros professores. |
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Cruz, Isabela DamacenoDamasceno, Allan Rocha074.158.237-61http://lattes.cnpq.br/0177717397152120Damasceno, Allan RochaMello, Mirian Morelli Lima deBernardino, Adriana Vasconcelos da Silva410.812.608-40http://lattes.cnpq.br/21215781087831712023-12-22T02:40:10Z2023-12-22T02:40:10Z2018-02-28CRUZ, Isabela Damaceno. Interfaces entre formação, inclusão e educação especial: com a palavra... os professores!. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar e Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13054O presente estudo constitui-se no esforço de fomentar a reflexão a respeito da formação de professores que tem sido possível, e como esse caminhar do processo formativo tem balizado a inclusão em educação, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento dos alunos com deficiência em salas regulares, considerando as contribuições de um grupo de professores em um curso de formação continuada. As questões sobre as quais este estudo se debruçou fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente representada pelo pensamento de Theodor Adorno, a qual contribuiu para debatermos aspectos relativos às dimensões de sociedade, cultura, educação e formação. Destacamos também alguns autores que se dedicam as temáticas formação docente e inclusão em educação, como Santos, Booth & Ainscow, Damasceno, Carvalho, Glat, Nóvoa, permitindo as inter(faces) propostas nessa dissertação. Esta pesquisa teve como lócus de estudo um curso de formação continuada intitulado “A diversidade em sala de aula - Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão”, sendo seus participantes, professores do município do Rio de Janeiro e adjacências sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). Esse curso teve como material práxico o Index para Inclusão, que serviu como elemento disparador para construção do planejamento e das atividades propostas. Dessa forma este estudo teve como objetivo: identificar em um curso de formação continuada de professores os elementos relativos à inclusão em educação e o acolhimentos dos estudantes público-alvo da educação especial; caracterizar as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando suas possibilidades de democratização da educação e da escola no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; e por fim verificar se, e de que modo, o material de base “Index para Inclusão” contribuiu para ressignificação de suas culturas, políticas e práticas na escola. Por intermédio das transcrições e atividades escritas denominadas “Prazer de Casa”, foi possível constatar a aproximação da compreensão sobre inclusão por parte dos professores com a compreensão adotada na proposta da formação continuada pautada no Index para Inclusão, além da ressignificação de suas práticas no cotidiano escolar a partir do compartilhar de experiências com outros professores.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.The present study is the effort of promoting the reflection as to the teachers' formation that has been possible, and like that one walks of the formative process has been marking the inclusion out in education, especially what concerns the welcome of the pupils with deficiency in regular rooms, considering the contributions of a group of teachers in a course of continued formation. The questions on which this study was bent are based on the Critical Theory of the Society, specially represented by the thought of Theodor Adorno, which contributed in order that we debated aspects relative to the dimensions of society, culture, education and formation. We detach also some authors who devote themselves the themes teaching formation and inclusion in education, like Santos, Booth & Ainscow, Damasceno, Carvalho, Glat, Nóvoa, allowing them intertwine when they were proposed in this dissertation. This inquiry had how lócus of study a course of formation been still entitled “The diversity in classroom - Developing Cultures, Policies and Practices of Inclusion”, being his participants, teachers of the local authority of the Rio de Janeiro and adjacencies under the co- ordination of the National Observatory of Special Education (ONEESP) and of the Observatory of Special Education in the Rio de Janeiro (OEERJ). This course took the Index as a material práxico for Inclusion, which served like element trigger for construction of the projection and of the proposed activities. In this form this study had like objective: to identify in a course of continued formation of teachers the elements relative to the inclusion in education and welcomes of the students white-publicly of the special education; to characterize the Public Policies of Special Education in the perspective of the Included Education, considering his means of democratization of the education and of the school in the white-public process of inclusion of the students of the special education; and because of checking end if, and in way the basic material “ Index for Inclusion” contributed for ressignificação of his cultures, policies and practices in the school. Through the transcriptions and so-called written activities “Pleasure of House”, it was possible to note the approximation of the understanding on inclusion for part of the teachers with the understanding adopted in the proposal of the formation been still ruled in the Index for Inclusion, besides the reconstruction of his practices in the school daily life from sharing of experiences with other teachers.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoFormação de ProfessoresInclusão em EducaçãoPúblico-alvo da Educação EspecialTeachers' formationInclusion in EducationSpecial EducationEducaçãoInterfaces entre formação, inclusão e educação especial: com a palavra... os professores!Intertwine between formation, inclusion and Special Education: with the word... the teachers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisADORNO, T. 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O presente estudo constitui-se no esforço de fomentar a reflexão a respeito da formação de professores que tem sido possível, e como esse caminhar do processo formativo tem balizado a inclusão em educação, sobretudo no que diz respeito ao acolhimento dos alunos com deficiência em salas regulares, considerando as contribuições de um grupo de professores em um curso de formação continuada. As questões sobre as quais este estudo se debruçou fundamentam-se na Teoria Crítica da Sociedade, especialmente representada pelo pensamento de Theodor Adorno, a qual contribuiu para debatermos aspectos relativos às dimensões de sociedade, cultura, educação e formação. Destacamos também alguns autores que se dedicam as temáticas formação docente e inclusão em educação, como Santos, Booth & Ainscow, Damasceno, Carvalho, Glat, Nóvoa, permitindo as inter(faces) propostas nessa dissertação. Esta pesquisa teve como lócus de estudo um curso de formação continuada intitulado “A diversidade em sala de aula - Desenvolvendo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão”, sendo seus participantes, professores do município do Rio de Janeiro e adjacências sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). Esse curso teve como material práxico o Index para Inclusão, que serviu como elemento disparador para construção do planejamento e das atividades propostas. Dessa forma este estudo teve como objetivo: identificar em um curso de formação continuada de professores os elementos relativos à inclusão em educação e o acolhimentos dos estudantes público-alvo da educação especial; caracterizar as Políticas Públicas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, considerando suas possibilidades de democratização da educação e da escola no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial; e por fim verificar se, e de que modo, o material de base “Index para Inclusão” contribuiu para ressignificação de suas culturas, políticas e práticas na escola. Por intermédio das transcrições e atividades escritas denominadas “Prazer de Casa”, foi possível constatar a aproximação da compreensão sobre inclusão por parte dos professores com a compreensão adotada na proposta da formação continuada pautada no Index para Inclusão, além da ressignificação de suas práticas no cotidiano escolar a partir do compartilhar de experiências com outros professores. |
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CRUZ, Isabela Damaceno. Interfaces entre formação, inclusão e educação especial: com a palavra... os professores!. 2018. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar e Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018. |
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