Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fábio Lustosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533
Resumo: Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.
id UFRRJ-1_3bec5b9855ca3ea752699081c5de7760
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12533
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Souza, Fábio LustosaSantos, Ana Cristina Souza dos747.568.007-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3407.949.543-91http://lattes.cnpq.br/77177053935037262023-12-22T02:10:51Z2023-12-22T02:10:51Z2009-03-05SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.This research shows/approuchs how to promote the interdisciplinair on teaching chemistry for technical agroindustry students. The objective of this research was to establish an dialogue between teachers of basic and technical area of EAF-CODÓ/MA, mentioned above, using qualitative methodology of action-research, as a form to simplify the process teachinglearning of the students. The chosen participants of this research were 10 students inside the universe of 30 students, registered on second and third year of agroindustry course matriculated on 2008, even like the teachers of the disciplines portugues, mathematic, geography, chemistry and technology of milk and milk products.Was used as theme with contextuality a production of goat cheese, that is an agroindustrial product of relevant significant, facing his peculiar regionality as his chemical and food caracters. The obtained results of this research shows that the discipline Chemistry can establish an interaction with others disciplines mentioned above on the context that interdisciplines projects can be used to facilitate the understanding of the contents of others disciplines, superacting the traditional scientific isolation that ocorred on curricular context of the course, even to simplify the significant learning of the students on chemistry classes.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino agrícolaensino de químicainterdisciplinaridadeagricultural educationteaching of chemistryinterdisciplinary knowledgeEducaçãoMediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MAMediation interdisciplinary at the school as of Chemical: an analysis basead at the dialog amidst different will be knowing at the building of the project school in the EAF CODÓ MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3658/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17878/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24216/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30561/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36941/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43329/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49727/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56202/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/121Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf: 864208 bytes, checksum: fd1fd5d8ab2eccd56abf396359534eb0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain161356https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/1/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.txtc907d7ebe6e6bd292bf84f411b1e7ba1MD51THUMBNAIL2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/2/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINAL2009 - Fabio Lustosa Souza.pdfDocumento principalapplication/pdf864319https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/3/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf5894f490c82b76846bfff388c55cae2cMD5320.500.14407/125332023-12-21 23:10:51.531oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Mediation interdisciplinary at the school as of Chemical: an analysis basead at the dialog amidst different will be knowing at the building of the project school in the EAF CODÓ MA
title Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
spellingShingle Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
Souza, Fábio Lustosa
ensino agrícola
ensino de química
interdisciplinaridade
agricultural education
teaching of chemistry
interdisciplinary knowledge
Educação
title_short Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
title_full Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
title_fullStr Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
title_full_unstemmed Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
title_sort Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
author Souza, Fábio Lustosa
author_facet Souza, Fábio Lustosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fábio Lustosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 747.568.007-00
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 407.949.543-91
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7717705393503726
contributor_str_mv Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.subject.por.fl_str_mv ensino agrícola
ensino de química
interdisciplinaridade
topic ensino agrícola
ensino de química
interdisciplinaridade
agricultural education
teaching of chemistry
interdisciplinary knowledge
Educação
dc.subject.eng.fl_str_mv agricultural education
teaching of chemistry
interdisciplinary knowledge
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
description Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T02:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533
identifier_str_mv SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Agronomia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/1/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/2/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/3/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c907d7ebe6e6bd292bf84f411b1e7ba1
8c1280dca4077478b5fad29883580c72
5894f490c82b76846bfff388c55cae2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810108120372871168