Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química. |
id |
UFRRJ-1_3bec5b9855ca3ea752699081c5de7760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12533 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Fábio LustosaSantos, Ana Cristina Souza dos747.568.007-00http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3407.949.543-91http://lattes.cnpq.br/77177053935037262023-12-22T02:10:51Z2023-12-22T02:10:51Z2009-03-05SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química.This research shows/approuchs how to promote the interdisciplinair on teaching chemistry for technical agroindustry students. The objective of this research was to establish an dialogue between teachers of basic and technical area of EAF-CODÓ/MA, mentioned above, using qualitative methodology of action-research, as a form to simplify the process teachinglearning of the students. The chosen participants of this research were 10 students inside the universe of 30 students, registered on second and third year of agroindustry course matriculated on 2008, even like the teachers of the disciplines portugues, mathematic, geography, chemistry and technology of milk and milk products.Was used as theme with contextuality a production of goat cheese, that is an agroindustrial product of relevant significant, facing his peculiar regionality as his chemical and food caracters. The obtained results of this research shows that the discipline Chemistry can establish an interaction with others disciplines mentioned above on the context that interdisciplines projects can be used to facilitate the understanding of the contents of others disciplines, superacting the traditional scientific isolation that ocorred on curricular context of the course, even to simplify the significant learning of the students on chemistry classes.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de Agronomiaensino agrícolaensino de químicainterdisciplinaridadeagricultural educationteaching of chemistryinterdisciplinary knowledgeEducaçãoMediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MAMediation interdisciplinary at the school as of Chemical: an analysis basead at the dialog amidst different will be knowing at the building of the project school in the EAF CODÓ MAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3658/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17878/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24216/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30561/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36941/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43329/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49727/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56202/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/121Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf: 864208 bytes, checksum: fd1fd5d8ab2eccd56abf396359534eb0 (MD5) Previous issue date: 2009-03-05info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTEXT2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain161356https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/1/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.txtc907d7ebe6e6bd292bf84f411b1e7ba1MD51THUMBNAIL2009 - Fabio Lustosa Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/2/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg8c1280dca4077478b5fad29883580c72MD52ORIGINAL2009 - Fabio Lustosa Souza.pdfDocumento principalapplication/pdf864319https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/3/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf5894f490c82b76846bfff388c55cae2cMD5320.500.14407/125332023-12-21 23:10:51.531oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/12533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T02:10:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Mediation interdisciplinary at the school as of Chemical: an analysis basead at the dialog amidst different will be knowing at the building of the project school in the EAF CODÓ MA |
title |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
spellingShingle |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA Souza, Fábio Lustosa ensino agrícola ensino de química interdisciplinaridade agricultural education teaching of chemistry interdisciplinary knowledge Educação |
title_short |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
title_full |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
title_fullStr |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
title_full_unstemmed |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
title_sort |
Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA |
author |
Souza, Fábio Lustosa |
author_facet |
Souza, Fábio Lustosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Fábio Lustosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Ana Cristina Souza dos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
747.568.007-00 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705376D3 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
407.949.543-91 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7717705393503726 |
contributor_str_mv |
Santos, Ana Cristina Souza dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino agrícola ensino de química interdisciplinaridade |
topic |
ensino agrícola ensino de química interdisciplinaridade agricultural education teaching of chemistry interdisciplinary knowledge Educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
agricultural education teaching of chemistry interdisciplinary knowledge |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
description |
Esta pesquisa aborda como se pode promover a interdisciplinaridade no ensino de Química para os alunos do Curso de Técnico em Agroindústria. O objetivo da pesquisa foi estabelecer um diálogo entre os docentes da área básica e técnica da EAF-CODÓ/MA, nas áreas supramencionadas, por intermédio da metodologia qualitativa da pesquisa-ação, como forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 alunos selecionados dentre um universo de 30 alunos, matriculados nas 2ª e 3ª. Séries do Curso de Agroindústria matriculados no ano de 2008, assim como os docentes das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Química e Tecnologia de Leite e Derivados. Foi utilizado como tema com contextualizador a produção do queijo de cabra , que é um produto agroindustrial de relevância significativa, em face de suas peculiaridades regionais, as suas características químicas e alimentares. Os resultados alcançados na pesquisa demonstraram que a disciplina de Química pode estabelecer uma interação com as disciplinas supramencionadas na medida em que projetos interdisciplinares podem ser utilizados para facilitar o entendimento dos conteúdos destas disciplinas, em superação ao isolamento científico que tradicionalmente apresentavam no contexto curricular do curso, além de facilitar uma aprendizagem significativa dos alunos nas aulas de Química. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-03-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T02:10:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T02:10:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Fábio Lustosa. Mediação interdisciplinar no ensino de Química: uma análise pautada no diálogo entre diferentes saberes na construção de um projeto de ensino na EAF-CODÓ/MA. 2009. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Agronomia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/1/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/2/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/12533/3/2009%20-%20Fabio%20Lustosa%20Souza.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c907d7ebe6e6bd292bf84f411b1e7ba1 8c1280dca4077478b5fad29883580c72 5894f490c82b76846bfff388c55cae2c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810108120372871168 |