Inserção dos Institutos Federais e o desenvolvimento local: um estudo de caso em Laranjal do Jarí – AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Emanuel Alves de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12590
Resumo: Esta dissertação trata da importância da inserção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari, utilizando a metodologia sugerida no Projeto de Estudo/Pesquisa para a Inserção dos Institutos Federais no Desenvolvimento Local. Nessa perspectiva, foi formulado o seguinte problema: “Como a inserção do Instituto Federal do Amapá contribuirá para o desenvolvimento do município de Laranjal do Jari?”. Foram realizadas consultas a documentos, leis e decretos relacionados ao tema, levantamento bibliográfico relativos à caracterização regional, coletadas informações acerca da participação da população em audiência pública e considerados os resultados das entrevistas realizadas com formadores de opinião do município. Os resultados apontaram para a indicação de cursos técnicos relacionados ao extrativismo de produtos florestais, como a castanha-do-brasil. Outra indicação diz respeito aos cursos técnicos voltados ao meio ambiente, com o objetivo de colaborar para a reversão do principal problema ambiental do município, a poluição do rio. Recomendam-se ações ao dirigente do Instituto Federal do Amapá, no Campus Laranjal do Jari, como a elaboração de projetos ambientais pelo IFAP, durante o processo de formação dos alunos e a antecipação do Curso Técnico em Floresta e do Curso Superior em Gestão Ambiental oferecidos pelo IFAP, devido solicitação dos segmentos investigados
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Nessa perspectiva, foi formulado o seguinte problema: “Como a inserção do Instituto Federal do Amapá contribuirá para o desenvolvimento do município de Laranjal do Jari?”. Foram realizadas consultas a documentos, leis e decretos relacionados ao tema, levantamento bibliográfico relativos à caracterização regional, coletadas informações acerca da participação da população em audiência pública e considerados os resultados das entrevistas realizadas com formadores de opinião do município. Os resultados apontaram para a indicação de cursos técnicos relacionados ao extrativismo de produtos florestais, como a castanha-do-brasil. Outra indicação diz respeito aos cursos técnicos voltados ao meio ambiente, com o objetivo de colaborar para a reversão do principal problema ambiental do município, a poluição do rio. Recomendam-se ações ao dirigente do Instituto Federal do Amapá, no Campus Laranjal do Jari, como a elaboração de projetos ambientais pelo IFAP, durante o processo de formação dos alunos e a antecipação do Curso Técnico em Floresta e do Curso Superior em Gestão Ambiental oferecidos pelo IFAP, devido solicitação dos segmentos investigadosThis dissertation examines the importance of insertion Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, Campus Laranjal do Jari, using the methodology presented in the Project Study for the insertion of the Federal Institutes in Local Development. In this perspective, the following problem was formulated: “How the insertion of the Federal Institute of the Amapá will contribute for the development of the city of Laranjal do Jari?”. For in such a way, the documents, laws and decrees related to the subject, bibliographical survey relative to the regional characterization had been carried through consultations, collected informations concerning the participation of the population in audience and considered the results of the interviews carried with opinion leaders of the city. Results showed an indication of technical courses related to the extraction of forest products, such as the Brazil nut. Another indication with respect to technical courses to directed the environment, with the objective to contribute to the reversal of the main environmental problem of the city, the river pollution. Actions are recommended to the head of the Federal Institute of Amapá, on the Campus Laranjal do Jari, as the development of environmental projects by IFAP, during the training of students and the anticipation of the Technical Course in Forest and High Course in Environmental Management offered by IFAP, which had request by the segments investigatedapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInserçãoInstitutos FederaisDesenvolvimento localInsertionInstitute FederalDevelopment localEducaçãoInserção dos Institutos Federais e o desenvolvimento local: um estudo de caso em Laranjal do Jarí – APInsertion of the Federal Institute and the developments local: a study of case in Laranjal do Jari-APinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBRASIL, LEI nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL, LEI nº 11.892 de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. BROWDER, John O.; GODFREY, Brian. Cidades da Floresta: urbanização, desenvolvimento e globalização na Amazônia Brasileira. Manaus: EDUA, 2006. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 2 ed. São Paulo: Moderna, 1996. FRANCISCO FILHO, Geraldo. Panorâmica das tendências e práticas pedagógicas. Campinas, SP: Editora Átomo, 2004. GHIRALDELLI JÚNIOR, Paulo. História da educação. 2 ed. ver. São Paulo: Cortez, 2001. Decreto nº 2453 de 14 de agosto de 1995. Institui o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá. IBGE. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 15 dez. 2009. Jari Celulose S.A., 2007. Disponível em: <http://www.jari.com.br/web/pt/perfil/localizacao.htm>. Acesso em: 12 fev. 2010. MARCONI, Marina de Andrade & LAKATOS, Eva Maria - Metodologia Científica. 3 ed. revista e ampliada. São Paulo: Atlas, 2000. BRASIL,MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – CNCST. Brasília, novembro de 2007. BRASIL,MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT. Brasília, novembro de 2007. BRASIL,MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto de Estudo/Pesquisa para a Inserção dos Institutos Federais no Desenvolvimento Regional/Local. Brasília, setembro de 2009. O plano de desenvolvimento da Educação: razão, princípios e programas – PDE – Ministério da Educação, 2007. PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, 2009. 48 Proposta de Implementação da Escola Técnica Federal na cidade pólo de Laranjal do Jari, 2007. 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