Análise da Influência da Educação Profissional: Percepção de Docentes e Discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e Assentados da Comunidade Serra Verde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12339 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com discentes e docentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e os assentados(as) oriundos do Assentamento Serra Verde, localizado no município sede do Campus, no ano letivo de 2010. Buscou-se, com esse trabalho, analisar a participação pedagógica do Campus Senhor do Bonfim no desenvolvimento local e regional a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Assim, diante da necessidade de analisar os sujeitos e o universo que os rodeia, optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa, iniciando-se com um estudo documental sobre o Assentamento Serra Verde, o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil, e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas, buscando-se coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade externa. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Campus. Concluise que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida. |
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Angelim, Vanessa Gomes LopesSoares, Ana Maria Dantashttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539Fonseca, Lana Claúdia de SouzaAmâncio, Cristhiane Oliveira da Graça001.447.145-07http://lattes.cnpq.br/06384829132870322023-12-22T02:06:04Z2023-12-22T02:06:04Z2011-07-22ANGELIM, Vanessa Gomes Lopes. Análise da Influência da Educação Profissional: Percepção de Docentes e Discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e Assentados da Comunidade Serra Verde. 2011. 84 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12339Esta pesquisa foi realizada com discentes e docentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e os assentados(as) oriundos do Assentamento Serra Verde, localizado no município sede do Campus, no ano letivo de 2010. Buscou-se, com esse trabalho, analisar a participação pedagógica do Campus Senhor do Bonfim no desenvolvimento local e regional a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Assim, diante da necessidade de analisar os sujeitos e o universo que os rodeia, optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa, iniciando-se com um estudo documental sobre o Assentamento Serra Verde, o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil, e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas, buscando-se coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade externa. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Campus. Concluise que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida.The research herein presented was conducted with students and faculty of the Federal Institute Baiano, Campus Senhor do Bonfim (State of Bahia, Brazil), as well as with settlers from the Serra Verde Settlement, located in the Campus’s seat of the municipality, in the academic year of 2010. The research work intended to analyze pedagogical participation of Campus Senhor do Bonfim in local, and regional development; for that matter the perceptions of the subjects mentioned above were taken as references through which information could be gathered in order to allow the Campus’s internal community to review its pedagogical practices, as well as to search, take meaningful actions capable of contributing to development. Such a search must be present in discussions, and in the actions of an institution of professional education whose alumni will act within this reality, or in realities very similar. Therefore, given the need to analyze both the subjects and the universe surrounding them, a qualitative approach was used, which started with a documentary study about the Serra Verde Settlement, the Federal Institute Baiano, as well as about professional education in Brazil and its relation to development. Further, questionnaires were applied and interviews were conducted in order to gather information related to the contributions of the Institute to the external community. Tabulated data, and responses analysis evidenced inexpressive participation in, contribution to regional development, in contradiction to missions and objectives formally proposed by the Campus. Thereby a conclusion was reached that it is necessary to rethink the ongoing pedagogical practices (teaching, research, and extension activities), the perspective being to eventually write history differently from the situation described in this research, that is, the institution being committed to the process of economic and social development of the community where it belongs.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação ProfissionalAssentamentoDesenvolvimentoProfessional EducationSettlementDevelopmentEducaçãoAnálise da Influência da Educação Profissional: Percepção de Docentes e Discentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e Assentados da Comunidade Serra VerdeAnalysis of the Influence of Professional Education: Perceptions of teachers and Students of the Federal Institute Baiano, Campus Senhor do Bonfim, and of Settlers of the Community Serra Verde.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALVES, Giovani. 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Esta pesquisa foi realizada com discentes e docentes do IF Baiano, Campus Senhor do Bonfim, e os assentados(as) oriundos do Assentamento Serra Verde, localizado no município sede do Campus, no ano letivo de 2010. Buscou-se, com esse trabalho, analisar a participação pedagógica do Campus Senhor do Bonfim no desenvolvimento local e regional a partir da percepção dos sujeitos acima mencionados, fornecendo, assim, subsídios que levem a comunidade interna do Campus a repensar sua prática pedagógica buscando ações significativas capazes de contribuir com tal desenvolvimento. Essa busca deve estar presente nas discussões e nas ações de uma instituição formadora de profissionais que vão atuar nessa realidade ou em realidades muito similares. Assim, diante da necessidade de analisar os sujeitos e o universo que os rodeia, optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa, iniciando-se com um estudo documental sobre o Assentamento Serra Verde, o IF Baiano bem como o ensino profissional, no Brasil, e sua relação com o desenvolvimento. Na sequência, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas, buscando-se coletar informações que mostrassem a contribuição da Instituição à comunidade externa. De posse dos dados tabulados e da análise das respostas, constatou-se uma participação inexpressiva no desenvolvimento regional, contradizendo as missões e objetivos formalmente propostos pelo Campus. Concluise que há uma necessidade de repensar a prática pedagógica (ensino, pesquisa e extensão), na perspectiva de se escrever uma historia diferenciada da situação descrita nessa pesquisa, ou seja, uma instituição atuante no processo de desenvolvimento econômico e social da comunidade em que se encontra inserida. |
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