Estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena: limites e possibilidades de implementação no contexto do ensino técnico em agropecuária no campus Barreiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Rinaldo Farias de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12830
Resumo: A presente pesquisa tem o propósito de analisar as implicações na implementação do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileiro e Indígena no contexto da educação básica e outros níveis e modalidades de ensino, a partir das experiências dos professores (as) e dos alunos (as) do curso técnico em agropecuária, integrado ao ensino médio, do Campus Barreiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, dando enfoque às relações étnico-raciais e as políticas de reparações, reconhecimento e valorização de ações afirmativas no cotidiano escolar. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento para a pesquisa de campo a entrevista semi-estruturada. Este estudo nasceu a partir da observação de que há uma grande dificuldade de se trabalhar os conteúdos que norteiam a temática da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar, bem como, às relações étnico-raciais no ambiente de ensino-aprendizagem. Para a abordagem do referencial teórico foi utilizado os trabalhos de Kabengele Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz e Eliane Cavalleiro que insere no debate contemporâneo a discussão sobre as questões étnico-raciais e suas repercussões nas relações entre alunos (as) e professores no ambiente de escolar. A escola, como espaço estratégico, tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução de valores sociais, por isso necessário se faz um novo olhar sobre a questão racial no contexto escolar, já que o sistema de ensino brasileiro se baseia numa visão eurocêntrica, monocultural, discriminatória de caráter racista e excludente.
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Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12830A presente pesquisa tem o propósito de analisar as implicações na implementação do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileiro e Indígena no contexto da educação básica e outros níveis e modalidades de ensino, a partir das experiências dos professores (as) e dos alunos (as) do curso técnico em agropecuária, integrado ao ensino médio, do Campus Barreiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, dando enfoque às relações étnico-raciais e as políticas de reparações, reconhecimento e valorização de ações afirmativas no cotidiano escolar. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, a pesquisa é de caráter qualitativo descritivo, tendo como instrumento para a pesquisa de campo a entrevista semi-estruturada. Este estudo nasceu a partir da observação de que há uma grande dificuldade de se trabalhar os conteúdos que norteiam a temática da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto escolar, bem como, às relações étnico-raciais no ambiente de ensino-aprendizagem. Para a abordagem do referencial teórico foi utilizado os trabalhos de Kabengele Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz e Eliane Cavalleiro que insere no debate contemporâneo a discussão sobre as questões étnico-raciais e suas repercussões nas relações entre alunos (as) e professores no ambiente de escolar. A escola, como espaço estratégico, tem um papel fundamental no processo de construção e reconstrução de valores sociais, por isso necessário se faz um novo olhar sobre a questão racial no contexto escolar, já que o sistema de ensino brasileiro se baseia numa visão eurocêntrica, monocultural, discriminatória de caráter racista e excludente.CAPESThis search has the purpose of to analyze the implications for the implementation of the study of history and culture of Indigenous and Afro-Brazilian in the context of basic education and other levels and education arrangements, from the experiences of teachers and students of the technical course in agriculture, integrated into the high school Campus Barreiros – Federal Institute of Education, Science and technology of Pernambuco, focusing on ethnic-racial relations and reparations policies, recognition and appreciation of affirmative actions in everyday life at school. From the point of view of how to approach the problem, the search is qualitative descriptive character, having as a tool for field research to interview structured way. This study was born from the observation that there is a great difficulty to work with the contents that guide the theme of history and indigenous and Afro-Brazilian culture in the school context, as well as, ethnic-racial relations in the teaching-learning environment. To approach the theoretical reference was used the works of Kabengele Munanga, Maria Aparecida S. Bento, Lilia Moritz Schwarcz and Eliane Cavalleiro that inserts in the contemporary debate on the issues discussion-ethnic racial and their repercussions on relations between students and teachers in the school environment. The school, as A strategic area, has a key role in the process of construction and reconstruction of social values, so necessary if makes a new look on the racial issue in the school context, since the Brazilian education system is based on a Eurocentric vision, monoculture, discriminatory and exclusionary racist character.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEthnic-Racial Relationsethnicityraceprejudice and racial discrimination.Relações Étnico-RaciaisEtniaRaçaPreconceito e Discriminação RacialEducaçãoEstudo da história e cultura afro-brasileira e indígena: limites e possibilidades de implementação no contexto do ensino técnico em agropecuária no campus Barreiros - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de PernambucoStudy of the history and culture of indigenous and afro-brazilian: limits and possibilities of implementation in the context of technical education in agriculture on campus Barreiros - Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/7575/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19658/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25957/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32370/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38788/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45206/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51530/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58022/2011%20-%20Rinaldo%20Farias%20de%20Vasconcelos.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2046Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-09-19T19:15:57Z No. of bitstreams: 1 2011 - Rinaldo Farias de Vasconcelos.pdf: 455085 bytes, checksum: 426960aff50632355015fbd7293ac299 (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-19T19:15:57Z (GMT). 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