O jongo na comunidade Quilombola de Santa Rita do Bracuí: instrumento de diálogo entre os saberes
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13227 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é pesquisar o jongo na Comunidade dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracuí, identificando os caminhos percorridos por essa manifestação cultural desde a fundação da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí (Arquisabra) até os dias atuais, bem como a sua contribuição no processo de construção e reafirmação identitária entre os quilombolas dessa comunidade. Participando das ações e das discussões realizadas no Quilombo Bracuí há mais de 20 anos, temos percebido que o jongo tem se constituído em importante instrumento de diálogo entre os saberes afro-brasileiros, através das práticas educativas vinculadas a ela e os saberes formais vinculados às práticas educativas utilizadas pela escola formal. Propomos levantar e identificar alguns apontamentos debatidos a partir das ações realizadas pelos quilombolas de Santa Rita, investigando que papéis o jongo poderá assumir se incorporado à escola. Essa é a defesa feita por algumas lideranças quilombolas, baseando-se numa proposta de educação que objetiva valorização da diversidade “tão bem definida” e expressa pela implementação da lei nº 10.639/03 e pela “educação diferenciada” que aponta a escola como a extensão do projeto político da comunidade. Considerando que a formação cultural do povo brasileiro recebeu influência dos grupos étnicos africanos trazidos para o Brasil no período escravista, e que Angra dos Reis vivenciou os principais ciclos econômicos sustentados por mão de obra escrava, pensamos ser pertinente uma pesquisa sobre os saberes tradicionais dos sujeitos que ainda habitam o Quilombo Santa Rita do Bracuí, e a importância desses saberes na formação de seus filhos e filhas. |
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Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13227O objetivo deste trabalho é pesquisar o jongo na Comunidade dos Remanescentes de Quilombo de Santa Rita do Bracuí, identificando os caminhos percorridos por essa manifestação cultural desde a fundação da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracuí (Arquisabra) até os dias atuais, bem como a sua contribuição no processo de construção e reafirmação identitária entre os quilombolas dessa comunidade. Participando das ações e das discussões realizadas no Quilombo Bracuí há mais de 20 anos, temos percebido que o jongo tem se constituído em importante instrumento de diálogo entre os saberes afro-brasileiros, através das práticas educativas vinculadas a ela e os saberes formais vinculados às práticas educativas utilizadas pela escola formal. Propomos levantar e identificar alguns apontamentos debatidos a partir das ações realizadas pelos quilombolas de Santa Rita, investigando que papéis o jongo poderá assumir se incorporado à escola. Essa é a defesa feita por algumas lideranças quilombolas, baseando-se numa proposta de educação que objetiva valorização da diversidade “tão bem definida” e expressa pela implementação da lei nº 10.639/03 e pela “educação diferenciada” que aponta a escola como a extensão do projeto político da comunidade. Considerando que a formação cultural do povo brasileiro recebeu influência dos grupos étnicos africanos trazidos para o Brasil no período escravista, e que Angra dos Reis vivenciou os principais ciclos econômicos sustentados por mão de obra escrava, pensamos ser pertinente uma pesquisa sobre os saberes tradicionais dos sujeitos que ainda habitam o Quilombo Santa Rita do Bracuí, e a importância desses saberes na formação de seus filhos e filhas.El objeto de esto trabajo es pesquisar el jongo en la comunidad de los Remanecientes del Quilombo del Santa Rita del Bracuí, identificando los caminos recorridos por esta manifestación desde su fundación hasta los días de hoy, como también la suya contribución en lo proceso del construcción y reafirmación de la identidad entre los quilombolas de esta comunidad. Participando de las acciones y de las discusiones realizadas en lo Quilombo Bracuí a mas de 20 años, tenemos percibido que lo jongo tiene sido importante instrumento de dialogo entre los saberes afro brasileños, a través de las practicas educativas vinculadas a ella y los saberes formales vinculados a esta cultura utilizada a partir de las acciones realizadas por los Quilombolas, como el jongo podrá asumir, caso venga a ser incorporado a la escuela. Esta es la defesa hecha por algunos lideres quilombolas, basando-se en una propuesta de educación que tiene como objeto la valorización de la diversidad “tan bien definida” y expresa por la implementación de la ley 10.639/2003, y por la “educación diferenciada” que apunta la escuela como la extensión de lo proyecto político de la comunidad. Considerando que la formación cultural del pueblo brasileño recibió influencia de los grupos étnicos africanos, traídos para el Brasil en lo periodo esclavista, y que Angra dos Reis vivió los principales ciclos económicos por la manos de obra esclava, pensamos que se pueda ser pertinente uma pesquisa sobre los saberes tradicionales de las persona que aún viven en esto Quilombo y la importancia de esos saberes en la formación de sus hijos e hijas.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoJongoIdentidadeSaberes tradicionaisQuilombolasEducação formalIdentidadConocimiento tradicionaisEducacion formalEducaçãoO jongo na comunidade Quilombola de Santa Rita do Bracuí: instrumento de diálogo entre os saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12730/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17208/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23518/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29896/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36270/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42664/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49042/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55488/2014%20-%20D%c3%a9lcio%20Jos%c3%a9%20Bernardo.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3289Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-11T15:36:47Z No. of bitstreams: 1 2014 - Délcio José Bernardo.pdf: 14130289 bytes, checksum: 057f760788ce9f77719175f4769d82ea (MD5)Made available in DSpace on 2020-02-11T15:36:48Z (GMT). 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