Impacto do fluxo de embarcações sobre o comportamento do Boto Cinza (Sotalia guianensis): um estudo de caso para a Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Neto, Thamires de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10832
Resumo: Ao longo dos habitats costeiros, o boto-cinza, Sotalia guianensis, está sujeito a ações antropogênicas que ameaçam a sua conservação, especialmente a pesca e o tráfego de embarcações. A Baía de Sepetiba parece oferecer um habitat de qualidade, uma vez que os botos são abundantes e encontrados o ano todo. Com o crescente avanço de empreendimentos na Baía de Sepetiba, em há um aumento no fluxo de embarcações de grande porte, que consequentemente transporta diversos tipos de cargas, sendo algumas nocivas ao meio ambiente e diretamente perigosas para os botos. Esse tráfego intenso na Baía de Sepetiba, local utilizado pelos botos para alimentação, forrageamento e reprodução, pode gerar respostas comportamentais negativas por parte dos botos, fazendo com que se afastem ou mudem sua afinidade pelo local. Sendo assim a partir de um ponto fixo, durante o período de um ano (Julho/2015 a Agosto/2016), avistagens foram realizadas com o objetivo de avaliar se as diferentes embarcações geram impactos sobre o comportamento da população de boto-cinza da Baía de Sepetiba. A avaliação se deu a partir da classificação da reação comportamental em Negativa, Neutra e Positiva, em interações com distâncias entre os objetos de estudo de no máximo 500m. O estudo teve um total de 288 h de esforço amostral, dentre as quais os meses que apresentaram mais interações foram Jan/16 com 14,90% (n=11), Jul/15 com 13,51% (n=10), Mar/16 e Abr/16 com 12,16% (n=9). As interações ocorreram em sua maioria durante o período de 10 às 11 hrs (32,43%), 9 às 10 hrs (24,32%) e 11 às 12 hrs (24,32%), e todas se deram fora do canal dragado. Os grupos, no geral, foram de pequeno porte. A presença de filhotes acompanhando o grupo também foi baixa, somente 12 (6,86%) indivíduos. As embarcações que mais interagiram com os botos, foram: Lanchas (79,73%) e Traineiras (18,92%), somente um Navio (1,35%). O Forrageamento (57,30%) e o Deslocamento (42,70%) foram as atividades mais realizadas, e as reações comportamentais de maior frequência foram a Neutra (71,43%), seguido da Negativa (24%) e Positiva (4,28%). Para verificar se houve diferenças significativas entre as embarcações e reações comportamentais foi utilizado o X2, assumindo valor de significância p<0.05, foi constatado que as reações neutras têm um efeito predominante em relação às outras reações para os tipos de embarcações. As reações neutras foram predominantes podendo ser interpretadas como um processo de habituação ou aprendizagem. Ou até mesmo de economia de energia. Essa energia poderia ser utilizada em atividades de forrageamento, já que a possível escassez de espécies essenciais em sua dieta faça com que os botos se esforçem mais para capturar presas do que se afastar dos possíveis impactos
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spelling Mello Neto, Thamires deSimão, Sheila Marinohttp://lattes.cnpq.br/1704946542749907Oliveira, Rodrigo Hipólito TardinSoares Filho, WilliamTubino, Magda Fernandes de AndradeCPF: 141.552.597-88http://lattes.cnpq.br/64570375009183262023-12-22T01:43:28Z2023-12-22T01:43:28Z2017-08-24MELLO NETO, Thamires de. Impacto do fluxo de embarcações sobre o comportamento do Boto Cinza (Sotalia guianensis): um estudo de caso para a Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, Brasil. 2017. 51 f. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10832Ao longo dos habitats costeiros, o boto-cinza, Sotalia guianensis, está sujeito a ações antropogênicas que ameaçam a sua conservação, especialmente a pesca e o tráfego de embarcações. A Baía de Sepetiba parece oferecer um habitat de qualidade, uma vez que os botos são abundantes e encontrados o ano todo. Com o crescente avanço de empreendimentos na Baía de Sepetiba, em há um aumento no fluxo de embarcações de grande porte, que consequentemente transporta diversos tipos de cargas, sendo algumas nocivas ao meio ambiente e diretamente perigosas para os botos. Esse tráfego intenso na Baía de Sepetiba, local utilizado pelos botos para alimentação, forrageamento e reprodução, pode gerar respostas comportamentais negativas por parte dos botos, fazendo com que se afastem ou mudem sua afinidade pelo local. Sendo assim a partir de um ponto fixo, durante o período de um ano (Julho/2015 a Agosto/2016), avistagens foram realizadas com o objetivo de avaliar se as diferentes embarcações geram impactos sobre o comportamento da população de boto-cinza da Baía de Sepetiba. A avaliação se deu a partir da classificação da reação comportamental em Negativa, Neutra e Positiva, em interações com distâncias entre os objetos de estudo de no máximo 500m. O estudo teve um total de 288 h de esforço amostral, dentre as quais os meses que apresentaram mais interações foram Jan/16 com 14,90% (n=11), Jul/15 com 13,51% (n=10), Mar/16 e Abr/16 com 12,16% (n=9). As interações ocorreram em sua maioria durante o período de 10 às 11 hrs (32,43%), 9 às 10 hrs (24,32%) e 11 às 12 hrs (24,32%), e todas se deram fora do canal dragado. Os grupos, no geral, foram de pequeno porte. A presença de filhotes acompanhando o grupo também foi baixa, somente 12 (6,86%) indivíduos. As embarcações que mais interagiram com os botos, foram: Lanchas (79,73%) e Traineiras (18,92%), somente um Navio (1,35%). O Forrageamento (57,30%) e o Deslocamento (42,70%) foram as atividades mais realizadas, e as reações comportamentais de maior frequência foram a Neutra (71,43%), seguido da Negativa (24%) e Positiva (4,28%). Para verificar se houve diferenças significativas entre as embarcações e reações comportamentais foi utilizado o X2, assumindo valor de significância p<0.05, foi constatado que as reações neutras têm um efeito predominante em relação às outras reações para os tipos de embarcações. As reações neutras foram predominantes podendo ser interpretadas como um processo de habituação ou aprendizagem. Ou até mesmo de economia de energia. Essa energia poderia ser utilizada em atividades de forrageamento, já que a possível escassez de espécies essenciais em sua dieta faça com que os botos se esforçem mais para capturar presas do que se afastar dos possíveis impactosCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThroughout the coastal habitats, the Guiana dolphin is affected by anthropogenic actions that threaten its conservation, especially fishing and boat traffic. Sepetiba bay seems to offer a high-quality habitat, because the dolphins are very abundant and found in the area all year round. With the industrial development in Sepetiba Bay, there will be an increase of large vessels flow, which will carry several types of cargo, some of which are harmful to the environment and directly dangerous to the animals. This intense traffic occurs in a place used by dolphins for feeding, foraging and breeding, may generate negative behavioral responses, changing their affinity for the place and move away. From a landbase, during the period of one year (July 2015 to August 2016), sightings were realized with the objective of evaluating whether the different vessels generate impacts on the Guiana dolphins’ behavior. The evaluation was based on a behavioral reaction classification in Negative, Neutral, and Positive, in interactions with a 500m maximum distance among the study objects. The study had a total of 288 h of sample effort, whereupon with the most interactions were Jan/16 with 14.90% (n = 11), Jul/15 with 13.51% (n = 10) and Mar/16 and Apr/16 with 12.16% (n = 9). Interactions occurred mostly during the period from 10 h to 11 h AM (32.43%), 9h to 10h AM (24.32%), and 11 to 12 h AM (24.32%), and all occurred outside the dredged chanel. The dolphin groups, in general, were small. The presence of calves accompanying the group was also low, only 12 individuals (6.86%). The vessels that most interacted with the dolphins were: Boats (79.73%) and Trawlers (18.92%), and only one ship (1.35%) was observed interacting with the animals. Foraging (57.30%) and Travelling (42.70%) were the most performed activities. The most expressive behavioral reactions were Neutral (71.43%), followed by Negative (24%), and very low occurrence of Positive reactions (4.28%). In order to verify if there were significant differences between the vessels and behavioral reactions, X2 was used, assuming pvalue <0.05 (df 2). It was observed that the Neutral reactions have a differential effect in relation to the other reactions for the types of vessels. Neutral reactions were predominant and could be interpreted as a process of habituation or learning. Or even energy-saving. This energy could be used in foraging activities, since the possible decrease of essential species in their diet will cause a bigger effort to catch prey than avoid potential impacts.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Biologia AnimalUFRRJBrasilInstituto de Ciências Biológicas e da SaúdeSotalia guianensisImpacto; EmbarcaçõesBaía de SepetibaImpact; VesselsSepetiba BayEcologiaZoologiaImpacto do fluxo de embarcações sobre o comportamento do Boto Cinza (Sotalia guianensis): um estudo de caso para a Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro, BrasilImpact of vessel flow on the Guiana Dolphin’s behavior (Sotalia guianensis): a case study for the Sepetiba Bay, Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALMEIDA, P.M.M.; SOARES, M.L.G.; KAMPEL, M. Monitoramento de uma área de manguezal na região metropolitana do Rio de Janeiro através de técnicas de sensoriamento remoto. 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description Ao longo dos habitats costeiros, o boto-cinza, Sotalia guianensis, está sujeito a ações antropogênicas que ameaçam a sua conservação, especialmente a pesca e o tráfego de embarcações. A Baía de Sepetiba parece oferecer um habitat de qualidade, uma vez que os botos são abundantes e encontrados o ano todo. Com o crescente avanço de empreendimentos na Baía de Sepetiba, em há um aumento no fluxo de embarcações de grande porte, que consequentemente transporta diversos tipos de cargas, sendo algumas nocivas ao meio ambiente e diretamente perigosas para os botos. Esse tráfego intenso na Baía de Sepetiba, local utilizado pelos botos para alimentação, forrageamento e reprodução, pode gerar respostas comportamentais negativas por parte dos botos, fazendo com que se afastem ou mudem sua afinidade pelo local. Sendo assim a partir de um ponto fixo, durante o período de um ano (Julho/2015 a Agosto/2016), avistagens foram realizadas com o objetivo de avaliar se as diferentes embarcações geram impactos sobre o comportamento da população de boto-cinza da Baía de Sepetiba. A avaliação se deu a partir da classificação da reação comportamental em Negativa, Neutra e Positiva, em interações com distâncias entre os objetos de estudo de no máximo 500m. O estudo teve um total de 288 h de esforço amostral, dentre as quais os meses que apresentaram mais interações foram Jan/16 com 14,90% (n=11), Jul/15 com 13,51% (n=10), Mar/16 e Abr/16 com 12,16% (n=9). As interações ocorreram em sua maioria durante o período de 10 às 11 hrs (32,43%), 9 às 10 hrs (24,32%) e 11 às 12 hrs (24,32%), e todas se deram fora do canal dragado. Os grupos, no geral, foram de pequeno porte. A presença de filhotes acompanhando o grupo também foi baixa, somente 12 (6,86%) indivíduos. As embarcações que mais interagiram com os botos, foram: Lanchas (79,73%) e Traineiras (18,92%), somente um Navio (1,35%). O Forrageamento (57,30%) e o Deslocamento (42,70%) foram as atividades mais realizadas, e as reações comportamentais de maior frequência foram a Neutra (71,43%), seguido da Negativa (24%) e Positiva (4,28%). Para verificar se houve diferenças significativas entre as embarcações e reações comportamentais foi utilizado o X2, assumindo valor de significância p<0.05, foi constatado que as reações neutras têm um efeito predominante em relação às outras reações para os tipos de embarcações. As reações neutras foram predominantes podendo ser interpretadas como um processo de habituação ou aprendizagem. Ou até mesmo de economia de energia. Essa energia poderia ser utilizada em atividades de forrageamento, já que a possível escassez de espécies essenciais em sua dieta faça com que os botos se esforçem mais para capturar presas do que se afastar dos possíveis impactos
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