Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Maria de Freitas Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070
Resumo: O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.
id UFRRJ-1_45fc2c5e6e10114a040264ecf868e8c3
oai_identifier_str oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15070
network_acronym_str UFRRJ-1
network_name_str Repositório Institucional da UFRRJ
repository_id_str
spelling Souza, Ana Maria de Freitas MouraOliveira, Saulo Barbará de044.340.867-15Oliveira, Saulo Barbará deRocha, Saulo BarrosoGomes, Carlos Francisco Simões082.170.167-39http://lattes.cnpq.br/10561056342816992023-12-22T03:10:07Z2023-12-22T03:10:07Z2016-01-22SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.The aim of this work is to implement improvements in the quality of the billing process of the Federal Hospital of the State Servers, under invoicing and not billing procedures performed on an outpatient basis, making it vulnerable hospital to prove its production, justify spending on materials and equipment and the need to increase the budget. It is classified as a study applied descriptive and that used as research methodology the case study of one type with complementary instruments to collect data as bibliographic and documentary research, process mapping, semi-structured questionnaire and participant observation. Qualitative results demonstrated the need to implement improvements in different activities of the registration processes of care productivity and outpatient billing. The quantitative research was conducted with a stratified sample of top-level professional categories working in the hospital's outpatient clinic. Quantitative results showed that most professionals do not use the instrument for the codification of the services provided under the National Health System and who do not realize institutional initiatives to improve the record of care productivity and outpatient billing. The implemented improvements are being monitored and has contributed to the greater professionalization of the activities developed by the Medical Documentation and Statistical Office of the Federal Hospital of the State Serversapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoProcess ManagementHospital BillingHealthcare Information RegistrationGestão de ProcessosFaturamento HospitalarRegistro de Informação em SaúdeAdministraçãoMelhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de JaneiroQuality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6584/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6631/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6632/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9598/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15306/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21606/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27990/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34368/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40756/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47112/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53534/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2296Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-10T20:49:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-10T20:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5) Previous issue date: 2016-01-22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.jpg.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3940https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/1/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpg3242287799c6e5fa331f60a25ebb2e60MD512016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/2/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpgefb4d88a8be5e1744047a807440be095MD52TEXT2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain181056https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/3/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.txt7ff5eadb22183c370d3614d3deb45350MD53ORIGINAL2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdfDocumento principalapplication/pdf4666459https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/4/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf4aa09b025a4c2a7aaa96df999df03205MD54LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/5/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5520.500.14407/150702023-12-22 00:10:07.826oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Quality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiro
title Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
spellingShingle Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
Souza, Ana Maria de Freitas Moura
Process Management
Hospital Billing
Healthcare Information Registration
Gestão de Processos
Faturamento Hospitalar
Registro de Informação em Saúde
Administração
title_short Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
title_full Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
title_fullStr Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
title_sort Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
author Souza, Ana Maria de Freitas Moura
author_facet Souza, Ana Maria de Freitas Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Maria de Freitas Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 044.340.867-15
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Saulo Barbará de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rocha, Saulo Barroso
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gomes, Carlos Francisco Simões
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 082.170.167-39
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1056105634281699
contributor_str_mv Oliveira, Saulo Barbará de
Oliveira, Saulo Barbará de
Rocha, Saulo Barroso
Gomes, Carlos Francisco Simões
dc.subject.eng.fl_str_mv Process Management
Hospital Billing
Healthcare Information Registration
topic Process Management
Hospital Billing
Healthcare Information Registration
Gestão de Processos
Faturamento Hospitalar
Registro de Informação em Saúde
Administração
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Processos
Faturamento Hospitalar
Registro de Informação em Saúde
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Administração
description O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-01-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-22T03:10:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070
identifier_str_mv SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
url https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
bitstream.url.fl_str_mv https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/1/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/2/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/3/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.txt
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/4/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3242287799c6e5fa331f60a25ebb2e60
efb4d88a8be5e1744047a807440be095
7ff5eadb22183c370d3614d3deb45350
4aa09b025a4c2a7aaa96df999df03205
7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br
_version_ 1810107892786790400