Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070 |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado. |
id |
UFRRJ-1_45fc2c5e6e10114a040264ecf868e8c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rima.ufrrj.br:20.500.14407/15070 |
network_acronym_str |
UFRRJ-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Ana Maria de Freitas MouraOliveira, Saulo Barbará de044.340.867-15Oliveira, Saulo Barbará deRocha, Saulo BarrosoGomes, Carlos Francisco Simões082.170.167-39http://lattes.cnpq.br/10561056342816992023-12-22T03:10:07Z2023-12-22T03:10:07Z2016-01-22SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado.The aim of this work is to implement improvements in the quality of the billing process of the Federal Hospital of the State Servers, under invoicing and not billing procedures performed on an outpatient basis, making it vulnerable hospital to prove its production, justify spending on materials and equipment and the need to increase the budget. It is classified as a study applied descriptive and that used as research methodology the case study of one type with complementary instruments to collect data as bibliographic and documentary research, process mapping, semi-structured questionnaire and participant observation. Qualitative results demonstrated the need to implement improvements in different activities of the registration processes of care productivity and outpatient billing. The quantitative research was conducted with a stratified sample of top-level professional categories working in the hospital's outpatient clinic. Quantitative results showed that most professionals do not use the instrument for the codification of the services provided under the National Health System and who do not realize institutional initiatives to improve the record of care productivity and outpatient billing. The implemented improvements are being monitored and has contributed to the greater professionalization of the activities developed by the Medical Documentation and Statistical Office of the Federal Hospital of the State Serversapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Gestão e EstratégiaUFRRJBrasilInstituto de Ciências Sociais AplicadasPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoProcess ManagementHospital BillingHealthcare Information RegistrationGestão de ProcessosFaturamento HospitalarRegistro de Informação em SaúdeAdministraçãoMelhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de JaneiroQuality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6584/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6631/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6632/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/9598/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15306/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21606/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27990/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34368/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40756/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47112/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53534/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpghttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2296Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-05-10T20:49:47Z No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-10T20:49:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf: 4673023 bytes, checksum: fb2be9d4251fc3cd78a8af63ac150c63 (MD5) Previous issue date: 2016-01-22info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJinstname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJTHUMBNAIL2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.jpg.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg3940https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/1/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpg3242287799c6e5fa331f60a25ebb2e60MD512016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/2/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpgefb4d88a8be5e1744047a807440be095MD52TEXT2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdf.txtExtracted Texttext/plain181056https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/3/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.txt7ff5eadb22183c370d3614d3deb45350MD53ORIGINAL2016 - Ana Maria de Freitas Moura Souza.pdfDocumento principalapplication/pdf4666459https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/4/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf4aa09b025a4c2a7aaa96df999df03205MD54LICENSElicense.txttext/plain2089https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/5/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD5520.500.14407/150702023-12-22 00:10:07.826oai:rima.ufrrj.br:20.500.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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede.ufrrj.br/PUBhttps://tede.ufrrj.br/oai/requestbibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.bropendoar:2023-12-22T03:10:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Quality Improvement Billing Process: The case of the Federal Hospital of State Servants of Rio de Janeiro |
title |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro Souza, Ana Maria de Freitas Moura Process Management Hospital Billing Healthcare Information Registration Gestão de Processos Faturamento Hospitalar Registro de Informação em Saúde Administração |
title_short |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
title_full |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
title_sort |
Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro |
author |
Souza, Ana Maria de Freitas Moura |
author_facet |
Souza, Ana Maria de Freitas Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Maria de Freitas Moura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Saulo Barbará de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
044.340.867-15 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira, Saulo Barbará de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rocha, Saulo Barroso |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Francisco Simões |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
082.170.167-39 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1056105634281699 |
contributor_str_mv |
Oliveira, Saulo Barbará de Oliveira, Saulo Barbará de Rocha, Saulo Barroso Gomes, Carlos Francisco Simões |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Process Management Hospital Billing Healthcare Information Registration |
topic |
Process Management Hospital Billing Healthcare Information Registration Gestão de Processos Faturamento Hospitalar Registro de Informação em Saúde Administração |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Processos Faturamento Hospitalar Registro de Informação em Saúde |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Administração |
description |
O objetivo desta dissertação é implementar melhorias na qualidade do processo de faturamento do Hospital Federal dos Servidores do Estado, em virtude do subfaturamento e não faturamento de procedimentos realizados a nível ambulatorial, tornar o hospital vulnerável para comprovar sua produção, justificar os gastos com materiais e equipamentos e a necessidade de aumento no orçamento. É um estudo classificado como aplicado e descritivo que utilizou como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo único, com instrumentos complementares de coleta de dados como pesquisas bibliográficas e documentais, mapeamento de processos, questionário semi-estruturado e observação participante. Os resultados qualitativos demonstraram a necessidade de implementação de melhorias em diferentes atividades dos processos de registro da produção assistencial e faturamento ambulatorial. A pesquisa quantitativa foi realizada com uma amostra estratificada das categorias profissionais de nível superior que atuam no ambulatório do hospital. Os resultados quantitativos evidenciaram que a maioria dos profissionais não utiliza o instrumento para a codificação dos serviços prestados âmbito do Sistema Único de Saúde e que não percebem iniciativas institucionais para a melhoria do registro da produção assistencial e do faturamento ambulatorial. As melhorias implementadas estão sendo monitoradas e vem contribuindo para a maior profissionalização das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Documentação e Estatística Médica do Hospital Federal dos Servidores do Estado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-01-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T03:10:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T03:10:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Maria de Freitas Moura. Melhoria da qualidade do processo de faturamento: o caso do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. 2016. 127 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
url |
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) instacron:UFRRJ |
instname_str |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
instacron_str |
UFRRJ |
institution |
UFRRJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/1/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/2/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.jpg https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/3/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf.txt https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/4/2016%20-%20Ana%20Maria%20de%20Freitas%20Moura%20Souza.pdf https://rima.ufrrj.br/jspui/bitstream/20.500.14407/15070/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3242287799c6e5fa331f60a25ebb2e60 efb4d88a8be5e1744047a807440be095 7ff5eadb22183c370d3614d3deb45350 4aa09b025a4c2a7aaa96df999df03205 7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliot@ufrrj.br||bibliot@ufrrj.br |
_version_ |
1810107892786790400 |