Educação do campo e educação etnicorracial na perspectiva de uma escola rural do município de Seropédica - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, David Richard Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12930
Resumo: Esse trabalho teve intuito de discutir dois temas que deveriam ser tratados como centrais para a educação básica, eles são: a Educação do Campo e a Educação Etnicorracial. Para demonstrar a importância desses temas para a educação básica, esse estudo revisitou a história do colonialismo que se impõe como única fonte de saber do mundo moderno onde a África não é destacada em importância. Para exemplificarmos a importância das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, focalizamos nosso estudo no município de Seropédica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Inicialmente, fizemos uma análise da estrutura educacional da cidade como intuito de observar o estágio e a qualidade ofertada pelo município. A partir dessa análise, destacamos as ruralidades presentes na estrutura educacional e nos aspectos sociais de Seropédica. Traremos para o nosso trabalho, uma entrevista com o coordenador de história de Seropédica, nessa entrevista, o coordenador relata as dificuldades em se implementar a Lei 10.639/03 na secretaria de educação. Por fim, concluindo todos os esforços desse estudo, analisamos o Projeto Político Pedagógico de uma escola localizada em uma comunidade rural e de maioria negra em Seropédica. Nessa investigação, identificamos se o Projeto Pedagógico elaborado pelo corpo diretivo da escola se adéqua e abarca as especificidades da comunidade onde a escola está inserida, a partir de alguns documentos legais.
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Para demonstrar a importância desses temas para a educação básica, esse estudo revisitou a história do colonialismo que se impõe como única fonte de saber do mundo moderno onde a África não é destacada em importância. Para exemplificarmos a importância das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, focalizamos nosso estudo no município de Seropédica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Inicialmente, fizemos uma análise da estrutura educacional da cidade como intuito de observar o estágio e a qualidade ofertada pelo município. A partir dessa análise, destacamos as ruralidades presentes na estrutura educacional e nos aspectos sociais de Seropédica. Traremos para o nosso trabalho, uma entrevista com o coordenador de história de Seropédica, nessa entrevista, o coordenador relata as dificuldades em se implementar a Lei 10.639/03 na secretaria de educação. Por fim, concluindo todos os esforços desse estudo, analisamos o Projeto Político Pedagógico de uma escola localizada em uma comunidade rural e de maioria negra em Seropédica. Nessa investigação, identificamos se o Projeto Pedagógico elaborado pelo corpo diretivo da escola se adéqua e abarca as especificidades da comunidade onde a escola está inserida, a partir de alguns documentos legais.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work aimed to discuss two topics that should be treated as central to basic education: Countryside Education and Ethno-racial Education. To demonstrate the importance of these topics for basic education, this study revisited the history of colonialism that imposes its knowledge as the only source of knowledge in the modern world where Africa is not highlighted. To exemplify the importance of the Operational Guidelines for Basic Education in Rural Schools and of the National Curricular Guidelines for the Education of Ethno-racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, we focused our study on the municipality of Seropédica in the Metropolitan Region of Rio de Janeiro. From this analysis, we emphasize the ruralities in the educational structure and social aspects of Seropédica. We will bring to our work an interview with the history coordinator of Seropédica. In this interview, the coordinator reports the difficulties implementing Law 10.639/03 in the Secretariat of Education. Finally, concluding all the efforts of this study, we analyzed the Political Pedagogical Project of a school located in a rural and majority black community in Seropédica. In this investigation, we identified if the Pedagogical Project elaborated by the school's board of directors fits and embraces the specificities of the community where the school is located, based on some legal documents.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaEducação do CampoEducação EtnicorracialSeropédicaCountryside EducationEthno-racial EducationSeropédicaEducaçãoEducação do campo e educação etnicorracial na perspectiva de uma escola rural do município de Seropédica - RJCountryside education and ethno-racial education from the perspective of a rural school in the municipality of Seropédicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisALENCASTRO, Luiz Felipe. 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description Esse trabalho teve intuito de discutir dois temas que deveriam ser tratados como centrais para a educação básica, eles são: a Educação do Campo e a Educação Etnicorracial. Para demonstrar a importância desses temas para a educação básica, esse estudo revisitou a história do colonialismo que se impõe como única fonte de saber do mundo moderno onde a África não é destacada em importância. Para exemplificarmos a importância das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, focalizamos nosso estudo no município de Seropédica na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Inicialmente, fizemos uma análise da estrutura educacional da cidade como intuito de observar o estágio e a qualidade ofertada pelo município. A partir dessa análise, destacamos as ruralidades presentes na estrutura educacional e nos aspectos sociais de Seropédica. Traremos para o nosso trabalho, uma entrevista com o coordenador de história de Seropédica, nessa entrevista, o coordenador relata as dificuldades em se implementar a Lei 10.639/03 na secretaria de educação. Por fim, concluindo todos os esforços desse estudo, analisamos o Projeto Político Pedagógico de uma escola localizada em uma comunidade rural e de maioria negra em Seropédica. Nessa investigação, identificamos se o Projeto Pedagógico elaborado pelo corpo diretivo da escola se adéqua e abarca as especificidades da comunidade onde a escola está inserida, a partir de alguns documentos legais.
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