Os princípios da Agroecologia na educação: estudo de caso no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilvanete Lisboa dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10515
Resumo: A agroecologia é um enfoque que se materializa na prática através de sistemas de produção alternativos. Neste contexto, a escola pode ser citada como um excelente local para construção de saberes sobre a sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos e os princípios educativos da agroecologia experienciada no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES). Para isso, usou-se um estudo de caso, com vistas analisar a práxis educativa do Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, no período de março a novembro de 2018 com os alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental Série Finais (6º ao 9º ano), com os professores e funcionários da escola. A coleta de dados foi realizada com a observação participante, uma vez que a pesquisadora faz parte da equipe de trabalho da instituição pesquisada. Utilizou-se como auxílio um diário de campo, nos quais foram registradas as considerações concernentes à pesquisa, observando-se o cotidiano escolar, as aulas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes de Agricultura, Projeto de Educação Ambiental; as ações práticas cotidianas na escola; além das relações de interpessoais por meio da cooperação. A análise documental foi utilizada para possibilitar o entendimento do caminho percorrido na construção da realidade atual da instituição pesquisada, bem como seu posicionamento frente à inserção das questões socioambientais na mesma. Aliada a observação e análise de documentos, realizou-se entrevistas utilizando questionários diferentes para estudantes e professores. A Proposta Pedagógica da escola trabalha com metodologia de tema gerador relacionados a realidade local e adiciona disciplinas que contemplam o ensino a respeito da importância da preservação ambiental e de práticas agroecológicas, uma vez que a maior parte de seus alunos é oriunda do meio rural e sobrevive com a renda obtida dos frutos produzidos nas propriedades de suas famílias. A nova abordagem de agricultura tem sido desenvolvida, e esta abordagem se configura na ciência da agroecologia. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como o trabalho de forma interdisciplinar e a valorização dos saberes e da cultura locais, dialogam com o que preconiza os princípios agroecológicos, indicando que a instituição contribui para o resgate da identidade camponesa, valorizando os saberes sociais, elencando novos valores, formando protagonistas sociais, resgatando seus saberes e sua cultura, pressupondo uma educação transformadora em busca de uma sociedade mais justa e humana. No entanto, ainda existem alguns desafios para efetivação plena. A categoria agroecologia está ausente do plano de curso das disciplinas, não obstante vem sendo muito solicitada na dimensão do cotidiano escolar como uma prática pedagógica que deverá ser aperfeiçoada pelos docentes em sua dimensão analítico-reflexiva.
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spelling Santos, Gilvanete Lisboa dosDias, AneliseCPF: 036.796.986-66Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro SilvaPortilho, Edilene SantosCPF: 060.379.006-20http://lattes.cnpq.br/02653226748936232023-12-22T01:38:37Z2023-12-22T01:38:37Z2019-06-27SANTOS, Gilvanete Lisboa dos. Os princípios da Agroecologia na Educação: estudo de caso no Centro Municipal e Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES). 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10515A agroecologia é um enfoque que se materializa na prática através de sistemas de produção alternativos. Neste contexto, a escola pode ser citada como um excelente local para construção de saberes sobre a sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos e os princípios educativos da agroecologia experienciada no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES). Para isso, usou-se um estudo de caso, com vistas analisar a práxis educativa do Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, no período de março a novembro de 2018 com os alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental Série Finais (6º ao 9º ano), com os professores e funcionários da escola. A coleta de dados foi realizada com a observação participante, uma vez que a pesquisadora faz parte da equipe de trabalho da instituição pesquisada. Utilizou-se como auxílio um diário de campo, nos quais foram registradas as considerações concernentes à pesquisa, observando-se o cotidiano escolar, as aulas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes de Agricultura, Projeto de Educação Ambiental; as ações práticas cotidianas na escola; além das relações de interpessoais por meio da cooperação. A análise documental foi utilizada para possibilitar o entendimento do caminho percorrido na construção da realidade atual da instituição pesquisada, bem como seu posicionamento frente à inserção das questões socioambientais na mesma. Aliada a observação e análise de documentos, realizou-se entrevistas utilizando questionários diferentes para estudantes e professores. A Proposta Pedagógica da escola trabalha com metodologia de tema gerador relacionados a realidade local e adiciona disciplinas que contemplam o ensino a respeito da importância da preservação ambiental e de práticas agroecológicas, uma vez que a maior parte de seus alunos é oriunda do meio rural e sobrevive com a renda obtida dos frutos produzidos nas propriedades de suas famílias. A nova abordagem de agricultura tem sido desenvolvida, e esta abordagem se configura na ciência da agroecologia. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como o trabalho de forma interdisciplinar e a valorização dos saberes e da cultura locais, dialogam com o que preconiza os princípios agroecológicos, indicando que a instituição contribui para o resgate da identidade camponesa, valorizando os saberes sociais, elencando novos valores, formando protagonistas sociais, resgatando seus saberes e sua cultura, pressupondo uma educação transformadora em busca de uma sociedade mais justa e humana. No entanto, ainda existem alguns desafios para efetivação plena. A categoria agroecologia está ausente do plano de curso das disciplinas, não obstante vem sendo muito solicitada na dimensão do cotidiano escolar como uma prática pedagógica que deverá ser aperfeiçoada pelos docentes em sua dimensão analítico-reflexiva.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAgroecology is an approach that materializes in practice through alternative production systems. In this context, the school can be cited as an excellent place to build knowledge about sustainability. The objective of this research is to analyze the senses and the educational principles of agroecology experienced in the Municipal Center of Agroecological Education "Artur Pagung", Vila Pavão (ES). For that, a case study was used, with a view to analyze the educational praxis of the Municipal Center of Agroecological Education "Artur Pagung", from March to November 2018 with the students regularly enrolled in Elementary School Final Series (6th to 9th year), with teachers and school staff. Data collection was performed with participant observation, since the researcher is part of the work team of the research institution. A field diary was used as an aid, in which the considerations concerning the research were recorded, observing daily school life, classes in the subjects of Mathematics, Portuguese Language, Sciences and Arts of Agriculture, Environmental Education Project; everyday practical actions at school; as well as interpersonal relationships through cooperation. The documentary analysis was used to make possible the understanding of the path taken in the construction of the current reality of the researched institution, as well as its positioning before the insertion of the socioenvironmental questions in it. Allied to observation and analysis of documents, interviews were conducted using different questionnaires for students and teachers. The Pedagogical Proposal of the school works with generative theme methodology related to local reality and adds disciplines that contemplate teaching about the importance of environmental preservation and agroecological practices, since most of its students come from the rural area and survive with the income obtained from the fruits produced in the properties of their families. The new approach to agriculture has been developed, and this approach is set in the science of agroecology. The category agroecology is absent from the course plan of the subjects, nevertheless it has been much requested in the daily school dimension as a pedagogical practice that should be perfected by the teachers in their analytical-reflective dimension.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Agricultura OrgânicaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaInterdisciplinaridadeEcologiaEnsino básicoInterdisciplinarityEcologyBasic educationAgronomiaOs princípios da Agroecologia na educação: estudo de caso no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES)The principles of Agroecology in education: case study in the Municipal Center of Agricultural Education "Artur Pagung", Vila Pavão (ES)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAGUIAR, Maria Virginia de Almeida et al. Construindo princípios e diretrizes. I Seminário Nacional de Educação em Agroecologia, 3, 4 e 5 de Julho de 2013. Recife-PE. 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description A agroecologia é um enfoque que se materializa na prática através de sistemas de produção alternativos. Neste contexto, a escola pode ser citada como um excelente local para construção de saberes sobre a sustentabilidade. O objetivo desta pesquisa foi analisar os sentidos e os princípios educativos da agroecologia experienciada no Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, Vila Pavão (ES). Para isso, usou-se um estudo de caso, com vistas analisar a práxis educativa do Centro Municipal de Educação Agroecológica “Artur Pagung”, no período de março a novembro de 2018 com os alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental Série Finais (6º ao 9º ano), com os professores e funcionários da escola. A coleta de dados foi realizada com a observação participante, uma vez que a pesquisadora faz parte da equipe de trabalho da instituição pesquisada. Utilizou-se como auxílio um diário de campo, nos quais foram registradas as considerações concernentes à pesquisa, observando-se o cotidiano escolar, as aulas das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes de Agricultura, Projeto de Educação Ambiental; as ações práticas cotidianas na escola; além das relações de interpessoais por meio da cooperação. A análise documental foi utilizada para possibilitar o entendimento do caminho percorrido na construção da realidade atual da instituição pesquisada, bem como seu posicionamento frente à inserção das questões socioambientais na mesma. Aliada a observação e análise de documentos, realizou-se entrevistas utilizando questionários diferentes para estudantes e professores. A Proposta Pedagógica da escola trabalha com metodologia de tema gerador relacionados a realidade local e adiciona disciplinas que contemplam o ensino a respeito da importância da preservação ambiental e de práticas agroecológicas, uma vez que a maior parte de seus alunos é oriunda do meio rural e sobrevive com a renda obtida dos frutos produzidos nas propriedades de suas famílias. A nova abordagem de agricultura tem sido desenvolvida, e esta abordagem se configura na ciência da agroecologia. Os resultados do estudo evidenciam que muitas práticas desenvolvidas pela instituição, como o trabalho de forma interdisciplinar e a valorização dos saberes e da cultura locais, dialogam com o que preconiza os princípios agroecológicos, indicando que a instituição contribui para o resgate da identidade camponesa, valorizando os saberes sociais, elencando novos valores, formando protagonistas sociais, resgatando seus saberes e sua cultura, pressupondo uma educação transformadora em busca de uma sociedade mais justa e humana. No entanto, ainda existem alguns desafios para efetivação plena. A categoria agroecologia está ausente do plano de curso das disciplinas, não obstante vem sendo muito solicitada na dimensão do cotidiano escolar como uma prática pedagógica que deverá ser aperfeiçoada pelos docentes em sua dimensão analítico-reflexiva.
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