Racismo digital: limites e desafios de um campo em construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabio Antonio Abreu da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13096
Resumo: Esta pesquisa se desenvolve em diálogo com a área da educação e relações étnico-raciais. Nesta linha de investigação, o estudo se volta para a produção de desigualdades em ambientes virtuais, mais especificamente sobre racismo nas redes sociais e nas mídias digitais. O tema nasceu da necessidade de pensarmos nas desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais, das injustiças cognitivas e das repercussões destas questões na formação de professores. O objetivo é contribuir para a visibilidade dos aspectos presentes do racismo nestes ambientes ditos virtuais e no combate a este tipo de intolerância, pretende-se indicar pistas para entender melhor sobre: Por que ocorre? Como ocorre? Como combater o racismo? Conceituamos racismo digital como o racismo praticado em ambientes virtuais. A escrita foi iniciada na própria internet, realizando sondagens nas redes sociais digitais no intuito de coletar postagens de manifestações de ódio. Em um segundo momento, foi realizado um estado da arte em racismo digital, analisando o que tem sido produzido quando o assunto é racismo na cultura digital. Definimos "estado da arte" como uma pesquisa de caráter bibliográfico, que tem como objetivo mapear um campo de conhecimento. Metodologicamente, esse mapeamento ocorreu através da análise das publicações que se vinculam ao campo através da adoção dos seus termos em títulos, palavras-chave, resumos em teses e dissertações ou textos acadêmicos. O estado da arte mapeou as principais referências teórico-metodológicas, os recortes predominantes, o contexto em que ocorreram as investigações, temas e áreas que dialogam com as questões centrais, os locais de divulgação, o período de destaque no contexto acadêmico, resultados encontrados, criando referências para novas pesquisas ao sistematizar o que já foi produzido e evidenciar as ausências. Como conclusão destaca-se que, no que se refere à constituição e futuro do campo, ainda é preciso ampliação de pesquisas com essa temática.
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O tema nasceu da necessidade de pensarmos nas desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais, das injustiças cognitivas e das repercussões destas questões na formação de professores. O objetivo é contribuir para a visibilidade dos aspectos presentes do racismo nestes ambientes ditos virtuais e no combate a este tipo de intolerância, pretende-se indicar pistas para entender melhor sobre: Por que ocorre? Como ocorre? Como combater o racismo? Conceituamos racismo digital como o racismo praticado em ambientes virtuais. A escrita foi iniciada na própria internet, realizando sondagens nas redes sociais digitais no intuito de coletar postagens de manifestações de ódio. Em um segundo momento, foi realizado um estado da arte em racismo digital, analisando o que tem sido produzido quando o assunto é racismo na cultura digital. Definimos "estado da arte" como uma pesquisa de caráter bibliográfico, que tem como objetivo mapear um campo de conhecimento. Metodologicamente, esse mapeamento ocorreu através da análise das publicações que se vinculam ao campo através da adoção dos seus termos em títulos, palavras-chave, resumos em teses e dissertações ou textos acadêmicos. O estado da arte mapeou as principais referências teórico-metodológicas, os recortes predominantes, o contexto em que ocorreram as investigações, temas e áreas que dialogam com as questões centrais, os locais de divulgação, o período de destaque no contexto acadêmico, resultados encontrados, criando referências para novas pesquisas ao sistematizar o que já foi produzido e evidenciar as ausências. Como conclusão destaca-se que, no que se refere à constituição e futuro do campo, ainda é preciso ampliação de pesquisas com essa temática.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research is developed in dialogue with the area of education and ethnic-racial relations. ln this line of investigation, the study focuses on the production of inequalities in virtual environments, more specifically on racism in social networks and digital media. The theme was bom from the need to think about the inequalities produced in ethnic-racial relations, the cognitive injustices and the repercussions of these issues on teacher education. The objective is to contribute to the visibility of the aspects of racism present in these so-called virtual environments and in the fight against this type of intolerance, it is intended to indicate clues to better understand: Why does it occur? How does it happen? How to fight racism? We conceptualize digital racism as racism practiced in virtual environments. The writing started on the internet itself, carrying out polls on digital social networks in order to collect posts of expressions of hatred. ln a second moment, a state of the art in digital racism was carried out, analyzing what has been produced when the subject is racism in digital culture. We define "state of the art" as a bibliographic research, which aims to map a field of knowledge. Methodologically, this mapping occurred through the analysis of publications that are linked to the field through the adoption of their terms in titles, keywords, abstracts in theses and dissertations or academic texts. The state of the art mapped the main theoretical­methodological references, the predominant cuts, the context in which the investigations took place, themes and areas that dialogue with the central issues, the places of dissemination, the period of prominence in the academic context, results found, creating references for new research by systematizing what has already been produced and highlighting absences. ln conclusion, it is highlighted that, with regard to the constitution and future of the field, it is still necessary to expand research on this theme.application/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de EducaçãoRacismo DigitalRedes SociaisEstado da ArteDigital RacismSocial networksState of artEducaçãoRacismo digital: limites e desafios de um campo em construçãoDigital racism: limits and challenges of a field under constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRADE, Melissa Maria de Freitas. 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description Esta pesquisa se desenvolve em diálogo com a área da educação e relações étnico-raciais. Nesta linha de investigação, o estudo se volta para a produção de desigualdades em ambientes virtuais, mais especificamente sobre racismo nas redes sociais e nas mídias digitais. O tema nasceu da necessidade de pensarmos nas desigualdades produzidas nas relações étnico-raciais, das injustiças cognitivas e das repercussões destas questões na formação de professores. O objetivo é contribuir para a visibilidade dos aspectos presentes do racismo nestes ambientes ditos virtuais e no combate a este tipo de intolerância, pretende-se indicar pistas para entender melhor sobre: Por que ocorre? Como ocorre? Como combater o racismo? Conceituamos racismo digital como o racismo praticado em ambientes virtuais. A escrita foi iniciada na própria internet, realizando sondagens nas redes sociais digitais no intuito de coletar postagens de manifestações de ódio. Em um segundo momento, foi realizado um estado da arte em racismo digital, analisando o que tem sido produzido quando o assunto é racismo na cultura digital. Definimos "estado da arte" como uma pesquisa de caráter bibliográfico, que tem como objetivo mapear um campo de conhecimento. Metodologicamente, esse mapeamento ocorreu através da análise das publicações que se vinculam ao campo através da adoção dos seus termos em títulos, palavras-chave, resumos em teses e dissertações ou textos acadêmicos. O estado da arte mapeou as principais referências teórico-metodológicas, os recortes predominantes, o contexto em que ocorreram as investigações, temas e áreas que dialogam com as questões centrais, os locais de divulgação, o período de destaque no contexto acadêmico, resultados encontrados, criando referências para novas pesquisas ao sistematizar o que já foi produzido e evidenciar as ausências. Como conclusão destaca-se que, no que se refere à constituição e futuro do campo, ainda é preciso ampliação de pesquisas com essa temática.
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